Acessibilidade / Reportar erro

GLÓRIA E CAOS NO FUTURO DA CIDADE DE SÃO PAULO: IMPRENSA, POLÍTICA E INTELECTUALIDADE EM MEADOS DO SÉCULO XX1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. Esse artigo recupera algumas das questões discutidas em minha tese de doutorado (ZOREK, 2019). A elaboração da tese contou com o apoio financeiro da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, através da concessão de duas bolsas de pesquisa (processos: 2013/17709-2; 2014/21434-1). A preparação final do artigo e seus últimos estágios de revisão contaram com o apoio financeiro da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de Portugal, no âmbito dos projetos UIDB/04209/2020 e UIDP/04209/2020.

GLORY AND CHAOS IN THE FUTURE OF THE CITY OF SÃO PAULO: PRESS, POLITICS AND INTELLECTUALITY IN THE MID 20TH CENTURY

Resumo

A partir da análise da imprensa, de projetos urbanísticos e de textos de intelectuais, este artigo discute algumas transformações nas representações do futuro da cidade de São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. Na primeira metade do século XX, o crescimento urbano foi hegemonicamente representado nos jornais, no mundo intelectual e entre os urbanistas como um elemento positivo para o progresso e modernização de São Paulo. Contudo, depois que a metrópole se tornou a cidade mais importante do Brasil, as expectativas sobre seu destino se alteraram. Uma série de problemas ganhou espaço nessas representações, figurando lado a lado com as esperanças de uma cidade melhor. O futuro de São Paulo se tornava assim esgarçado entre perspectivas redentoras e apocalípticas, cada qual ancorada em pontos específicos do espaço social e cultivadas por setores distintos das elites locais.

Palavras-chave
Cidade de São Paulo; Representações do Futuro; História dos Intelectuais; História da Imprensa; História das Cidades

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br