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Vozes periféricas: expansão, imersão e diálogo na obra dos Racionais MC's

Peripherical Voices: Expansion, Immersion and Dialogue in the Racionais MC's Work

Resumos

O artigo apresenta uma reflexão sobre a obra do grupo de rap paulistano Racionais MC's, ressaltando momentos de interlocução entre seus dois últimos álbuns de estúdio: Sobrevivendo no inferno, de 1997, e Nada como um dia após o outro, de 2002. Verificamos nesse percurso discursivo a presença de vozes que se entrelaçam e apontam para um discurso coletivizado, buscando a identificação da periferia com a retórica do grupo, mas que apontam também para uma imersão na subjetividade, para a problematização do próprio discurso, atuando como uma forma de depuração da experiência social na favela. Propomos, ainda, que Sobrevivendo no inferno compreende um momento de inflexão no pensamento do quarteto. Desse modo, temas e perspectivas presentes, ainda que embrionariamente, no primeiro álbum analisado, apontam para os dramas que ganham corpo no segundo.

Rap; periferia; diálogo; coletivização; discurso


This paper presents a reflection on the work of the rap group from São Paulo Racionais MC's, highlighting points of dialogue between his last two studio albums: Sobrevivendo no inferno, 1997, and Nada como um dia após o outro, 2002. We found, in this discursive course, the presence of voices which intertwine and indicate a collectivized speech, seeking the identification between the slums and the group's rhetoric, but they also point out to an immersion into the subjectivity, to the problematization of the discourse itself, acting as a form of debugging of the social experience in the favela. We argue further that Sobrevivendo no inferno represents a turning point in the thinking of the quartet. Thus, themes and perspectives present, although embryonically, in the first focused album, point to dramas that take shape in the second one.

Rap; slum; dialogue; collectivization; discourse


  • 2 Cf. GARCIA, Walter. Diário de um detento: uma interpretação. In: NESTROVSKY, Arthur (Org.). Lendo música, dez ensaios sobre dez canções São Paulo: Publifolha, 2007, p. 179.
  • 3 Cf. GARCIA, Walter. Ouvindo Racionais MC's. In: Teresa - Revista de Literatura Brasileira. São Paulo: DLCV - FFLCH/ Editora 34, 2003, p. 171.
  • 9 Cf. KEHL, Maria Rita. A fratria órfã: o esforço civilizatório do rap na periferia de São Paulo. In: ________ (Org). Função fraterna Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000, p. 209-244.
  • 11 Mikhail Bakhtin afirma que "toda réplica é, por si só, monológica (monólogo reduzido ao extremo) e que todo monólogo é réplica de um grande diálogo (da comunicação verbal) dentro de uma dada esfera". O monólogo, nesses termos, é concebido como "discurso que não se dirige a ninguém e não pressupõe resposta". Além disso, como ressalta o autor, são possíveis diversos graus de monologismo. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 345.
  • 12 Cf. AMORIM, Marilia. Vozes e silêncio no texto de pesquisa em ciências humanas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 116. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200001&lng=en&nrm=iso Acesso em: abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-157420020 00200001.
  • 13 Cf. PONZIO, Augusto. Procurando uma palavra outra São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 38.
  • 14 Cf. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem 12. ed. São Paulo: Hucitec, 1992, p. 125.
  • 15 Cf. STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992. p. 17.
  • 16 Cf. BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João, 2010.
  • 17 Cf. KL, Jay apud KHEL, Maria Rita. Radicais, Raciais, Racionais: a grande fratria do rap na periferia de São Paulo. São Paulo em Perspectiva . São Paulo: Fundação Seade, vol. 13, n. 3, 1999, p. 96. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88391999000300013&lng=en&nrm=iso Acesso em: nov. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88391999000300013
  • 18 Cf. PRADO FILHO, Kleber; MARTINS, Simone. A subjetividade como objeto da(s) psicologia(s). Psicologia & Sociedade, Porto Alegre: Associação Brasileira de Psicologia Social, 2007, v. 19, n. 3. p. 16. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000300003
  • 19 Cf. PONZIO, Augusto. Procurando uma palavra outra. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 15.
  • 20 Cf. VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich; BAKHTIN, Mikhail. (1926). Discurso na vida, discurso na arte (mimeo).
  • 21 Cf. PONZIO, Augusto. Procurando uma palavra outra, op. cit., p. 23.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    06 Nov 2012
  • Aceito
    23 Abr 2013
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