Acessibilidade / Reportar erro

Carne para alimento de rádios e discos: o conceito de música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade

Meat for the radios and records: música popularesca concept in musicological work of Mário de Andrade

Este artigo revisa o uso da expressão música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade (1893-1945). Tudo parece indicar que o escritor modernista a utilizou, inicialmente, para descrever um tipo de repertório intermediário entre a música folclórica e a música erudita. Mais tarde, na medida em que a música popular urbana se consolidou, Mário de Andrade empregou "música popularesca" para denominar essa nova música, que era semelhante - mas não igual - à música folclórica. Esta expressão não possuía o caráter depreciativo do termo "submúsica", usado pelo escritor para qualificar obras "de aplauso fácil". A leitura apresentada difere da maneira como tradicionalmente a historiografia musical tem compreendido a expressão música popularesca e, por tanto, convida a se repensar parte da obra musicológica do escritor.

Música popularesca; conceito; Mário de Andrade


Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br