A passagem do dois ao zero: dualidade e desintegração no pensamento dialético brasileiro (Paulo Arantes, leitor de Roberto Schwarz)

From two to zero: duality and disintegration in Brazilian dialectical thought (Paulo Arantes reads Roberto Schwarz)

Luiz Philipe de Caux Felipe Catalani Sobre os autores

RESUMO

Buscamos explorar osdesdobramentos da intuição básica de RobertoSchwarz em seu ensaio “As ideias fora do lugar”na obra do filósofo Paulo Arantes. O ponto devista da periferia do capitalismo (que superaa si mesmo enquanto ponto de vista) nãoapenas fornece uma visada privilegiada paraa compreensão do funcionamento ideológicodas sociedades que se desenvolvem à margemdo centro orgânico do capital, como tambémrevela a verdade do próprio centro. Essemodelo de crítica se desdobra nos estudos deArantes sobre a ideologia e em sua tese sobrea periferização do centro no momento docolapso. Investigamos assim se os pressupostosmateriais e categoriais daquilo que dava sentidoa “Ideias fora do lugar” persistem no instanteem que a formação nacional se apresenta comoterminada.

PALAVRAS-CHAVE
Formação nacional; dialética; ideologia; Roberto Schwarz; Paulo Arantes

Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br