A acumulação teórica das últimas décadas sobre as "periferias" atualizou o conceito clássico, que hoje é chave para repensar as morfologias complexas do moderno. Com tal conceito, esboça-se, aqui, o perfil do colonialismo português, baseado historicamente numa paradoxal "força débil" que alimenta uma mitologia de excepcionalismo. Assim, um discurso moderno periférico pode se articular no plano internacional a narrativas falsas. Tal dispositivo ideológico, presente na ideologia do Luso-tropicalismo - constituído no Brasil por Gilberto Freyre, e reciclado pela metrópole - mostra um aspecto encoberto nas teorias pós-coloniais. Ao não se cuidar de uma particular ética do discurso, formulações acríticas pós-coloniais podem se converter em álibi colonial alimentando a imaginação de uma colonização necessária. Portanto, a teoria pós-colonial deve manter um elo estreito com a dimensão metacrítica do discurso.
Periferias modernas; colonialismo português; excepcionalismo e Luso- -tropicalismo; ética do discurso pós-colonial; pós-colonialismo situado