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Expressões estéticas contemporâneas de resistência da juventude urbana e a luta por reconhecimento: uma leitura a partir de Nietzsche e Axel Honneth

Contemporary aesthetical expressions of resistance by the urban youth and the struggle for recognition: a reading of Nietzsche and Axel Honneth

Resumos

O artigo propõe um debate a partir das proposições de Nietzsche sobre a genealogia da moral e de suas ideias sobre a moral nobre e a moral do escravo, a moral de rebanho e o espírito livre, tomando esse conjunto de proposições como ferramenta de leitura de algumas letras de rap. Ao mesmo tempo, inspirado por um trabalho de pesquisa em educação com o rap na periferia, pretende provocar novas tensões nas ideias deste pensador, refletindo particularmente sobre as condições que têm sido enfrentadas pelas populações historicamente prejudicadas em nossa sociedade, por meio da leitura da gramática moral do conflito proposta por Axel Honneth.

A moral de rebanho e o espírito livre; a moral nobre e o rap; o reconhecimento recusado e a humilhação social; a territorialidade libertária e a identidade afirmativa


The article proposes a debate based on Nietzsche's propositions about the genealogy of morals and his ideas about the master and the slave morality, the herd morality and the free spirit, by taking all these tools to approach some rap lyrics. At the same time, inspired by a field research about education through rap in the outskirts, we intend to provoke new tensions in this thinker's ideas, particularly by reflecting on the conditions that populations historically harmed in our society have been facing, with the understanding of the moral grammar of conflicts as proposed by Axel Honneth.

herd morality and free spirit; master morality and rap; the recognition neglected and social humiliation; libertarian territory and affirmative identity


  • 1
    1 NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência In: ________ Os Pensadores. Obras Incompletas. Seleção de textos de Gerard Lebrun. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983a. Aforismo 347, p. 215.
  • 3 GIACOIA JÚNIOR, Oswaldo. Nietzsche & Para além de bem e mal 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 33.
  • 4 NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro (1885/1886). Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 44.
  • 5 MARTON, Scarlet. O homem que foi um campo de batalha. In: NIETZSCHE, Friedrich. O anticristo Trad. de Noéli Correia de Melo. São Paulo: Martin Claret, 2005, p.11-19.
  • 6 SOUZA, Paulo César de. Posfácio. In: NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos São Paulo: Companhia da Letras, 2006, p. 139-141.
  • 7 GIACOIA JÚNIOR, Oswaldo. Nietzsche & Para além de bem e mal, op. cit., p. 51.
  • 8 HEIDEGGER, M. Nietzsche Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, v. 1, 2007.
  • 9 NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos (1888). Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza, op. cit.
  • 11 CONTIER, A. D. (2005). O rap brasileiro e os Racionais MC's. Iniciado em 2011: Anais 1 Simpósio Internacional do Adolescente São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000100010&lng=en&nrm=iso Acesso em: mar. 2013.
  • 12 MARTON, Scarlet. Pontos de inflexão acerca da recepção de Nietzsche na Itália. In: _______. (Org.). Nietzsche pensador mediterrâneo: a recepção italiana. São Paulo: Discurso/Ijuí: Unijuí, 2007, p. 13-68.
  • 14 HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2003.
  • 20 BÉTHUNE, Christian. Le Rap: une esthétique hors de la loi, op. cit.
  • 22 GIACOIA JÚNIOR, Oswaldo. Nietzsche & Para Além de bem e mal, op. cit.
  • 23 GIACOIA JÚNIOR., Oswaldo. 5 Lições sobre Nietzsche. Site da Área Sociedade e Cultura Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/aulanietzs-che-giacoia1.html Acesso em: mar. 2013.
  • 26 NIETZSCHE, Friedrich. O anticristo (Aforismo 6) apud ANSELL-PEARSON, Keith. Nietzsche como pensador político: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 169.
  • 27 ANSELL-PEARSON, Keith. Nietzsche como pensador político: uma introdução, op. cit.
  • 28 NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro, op. cit., p. 27.
  • 30 GIACOIA JÚNIOR, Oswaldo. Nietzsche & Para além de bem e mal, op. cit., p. 61.
  • 32 FREUD, Sigmund. El malestar em la cultura. Trad. José L. Etcheverry. In: Obras completas Sigmund Freud (1927-1931). Buenos Aires: Amorrortu, 2001, v. 21, p. 57-140.
  • 33 GIACOIA JÚNIOR, Oswaldo. Nietzsche & Para além de bem e mal, op. cit., p. 47.
  • 34 ANSELL-PEARSON, Keith. Nietzsche como pensador político: uma introdução, op. cit., p. 170.
  • 36 CARRIL, L. Quilombo, favela e periferia: a longa busca de cidadania. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2006.
  • 39 DUNCAN-ANDRADE, J. M. R.; MORREL, E. Possibilities for Moving from Theory to Practice in Urban Schools Nova Iorque: Peter Lang, 2008.
  • 40 OSUMARÉ, Halifu. The Africanist Aesthetic in Global Hip Hop: Power Moves. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2007.
  • 41 HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, op. cit.
  • 42 ANSELL-PEARSON, Keith. Nietzsche como pensador político: uma introdução, op. cit., nota 2, p. 176.
  • 43 HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, op. cit.
  • 46 Henry Giroux, em íntima colaboração com Paulo Freire, tomando como referência os estudos frankfurtianos, empenhou-se em construir as bases de uma teoria crítica da pedagogia, que foram expostas no livro de sua autoria: GIROUX, Henry. Pedagogia radical: subsídios. São Paulo: Cortez, 1983.
  • 47 Inspiramo-nos particularmente nas ideias de DUNCAN-ANDRADE, Jeffrey M. R. ; MORREL, Ernest. The Art of Critical Pedagogy Nova Iorque: Peter Lang, 2008.
  • 49 SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto, nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: __________ (Org.). História da vida privada no Brasil São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
  • 51 HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, op. cit., p. 266 - o grifo é nosso.
  • 54 HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, op. cit, p. 265.
  • 59 BÉTHUNE, Christian. D'une Expression mineure: ce que le rap fait à la culture dominante. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL CULTURAS JOVENS AFRO BRASIL AMÉRICA: encontros e desencontros, FEUSP, abril de 2012.
  • 62 MARTINS, Raquel. apud AMARAL, M. (coord.). Relatório Científico Final do Projeto de Pesquisa Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo: a contestação estético-musical que emancipa e educa, Fapesp, 2012, p. 353)
  • 63 NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal op cit., p.09.
  • 66 NIETZSCHE, Friedrich. Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino (1872). In:_________. Escritos sobre educação Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: PUC-RJ/Loyola, 2004, p. 41-137.
  • 69 NIETZSCHE, Friedrich. A visão dionisiáca do mundo (1870). In: A visão dionisiáca do mundo e outros textos de juventude Trad. Marcos Sinésio P. Fernandes e Maria Cristina dos Santos Souza. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 3-44.
  • 72 São ideias que desenvolvo no artigo: AMARAL, Mônica do. A estética transgressora do rap e do funk: em direção à reversão dialética da educação pública nas metrópoles brasileiras. In:_________.; SOUZA, Maria Cecília C. C. de. Educação pública nas metrópoles brasileiras São Paulo: Paco Editorial/Edusp, 2011.
  • 74 HERRMANN, Fábio. Andaimes do real: o método da psicanálise. São Paulo: Brasiliense, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2013
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