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Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Número: 55, Publicado: 2012
  • Documento sem título Editorial

  • O movimento modernista como memórias de Mário de Andrade Dossiê Modernismo: Em Debate

    Jobim, José Luís

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva apresentar O movimento modernista como memórias de Mário de Andrade, levando em consideração tanto a narrativa de experiências pessoais desse autor como gênero discursivo quanto as questões levantadas sobre sua obra por suas memórias.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to present "The Modernist Movement" as a Mário de Andrade memoirs, taking into account both the narrative of personal experiences of the author as a discursive genre and the issues his memoirs raises about his work.
  • Modernismo de pés descalços: Mário de Andrade e a cultura caipira Dossiê Modernismo: Em Debate

    Marques, Ivan

    Resumo em Português:

    Depois das "palavras em liberdade" de Pauliceia desvairada, Mário de Andrade inaugurou, nos anos de 1920, uma nova fase de sua obra literária, que correspondia a uma reorientação do próprio Modernismo brasileiro: a busca da "contribuição milionária de todos os erros" (Oswald de Andrade, "Manifesto Pau Brasil"). Contra as regras da gramática e do discurso letrado, procurava-se imitar a "língua errada do povo". No caso de Mário de Andrade, o desejo de estilizar a fala popular resultou no projeto da Gramatiquinha da Língua Brasileira, que tinha no chamado dialeto caipira uma de suas inspirações. O diálogo com a cultura caipira ocorre em momentos centrais da sua produção literária: Macunaíma, Clã do jabuti, Os contos de Belazarte. Estudando a pintura de Tarsila do Amaral, Mário dirá que a sua brasilidade consiste no "caipirismo" das cores e das formas; algo que também se aplica, e mais radicalmente, à literatura cada vez mais enraizada de Mário de Andrade, na qual os "erros" de linguagem e a presença de personagens caipiras ou selvagens figuram o deslocamento do Brasil e o do próprio escritor em relação ao processo de modernização.

    Resumo em Inglês:

    After exercising the boldness of "words in freedom" on his Pauliceia Desvairada futuristic verses, Mário de Andrade began a new phase in his literary work in the mid-1920's, which coincided with the reorganization of the Brazilian modernism itself, moved by the search for the "millionaire contribution of all mistakes" (an expression by Oswald de Andrade on Manifesto Pau-Brasil). Standing up against grammar rules and the literate discourse, modernists sought to emulate the "wrong language of the people", well aware that this would be the route to our "native originality". In the particular case of Mário de Andrade, the desire to define the popular speech resulted in a project called Gramatiquinha da Língua Brasileira (Brazilian Language Little Grammar), which had as one of its main inspirations the rural dialect. The dialogue with the Brazilian rural culture actually occurs in key moments of his writing in the 1920's: on the novel Macunaíma, on the Clã do Jabuti poems, and on the Os Contos de Belazarte suburban stories. By studying Tarsila do Amaral's paintings, Mário says its Brazilianness lies in the rural aspect of the colors and shapes - a principle that also applies, and even more radically, to his increasingly rooted writing, in which language "mistakes" and the presence of rural or wild characters represent the displacement of Brazil and the writer himself regarding the modernization process.
  • Poesia e modernismo: pré-lógica, formal, dialética e pós-lógica Dossiê Modernismo: Em Debate

    Antelo, Raul

    Resumo em Português:

    Pensar a poesia modernista hoje pressupõe retornar ao poético após a finitude do moderno e conceituá-lo não só em termos estéticos autônomos, mas como uma dimensão contingente da linguagem onde atuam, em fusão, tanto o estético quanto o estésico. Poder-se-iam reconhecer, assim, quatro momentos. O momento pré-lógico, o momento formal, o momento dialético e o momento místico. Não são etapas evolutivas, porém revelam diversos posicionamentos do sujeito perante a experiência poética. Deles se conclui que a poesia é a negatividade em que o acesso à palavra, separada de qualquer referencialidade, torna-se aquilo que deve ceder e recusar o já dado. A poesia viabiliza o absolutamente árduo e até mesmo o estritamente impossível.

    Resumo em Inglês:

    Thinking modernist poetry today requires going back to the poetic after the finite aspect of the modern, and conceptualizing it not only in aesthetically autonomous terms, but also as a contingent dimension of language in which both the aesthetic and the aesthesic merge and operate. Thus, four moments could be recognized: the pre-logical moment, the formal moment, the dialectical moment, and mystical moment. These are not evolutionary stages, but they reveal many positions of the subject before the poetic experience. From there we are able to understand that poetry is the negativity in which the access to the word, apart from any referentiality, becomes what should give and refuse what has already been given. Poetry enables the absolutely difficult and even the strictly impossible.
  • Moderna República velha: um outro ano de 1922 Dossiê Modernismo: Em Debate

    Schwarcz, Lilia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é analisar diferentes recepções da jovem República, sobretudo em seus primeiros anos. Afinal, a tradição se inscrevia em meio à modernidade, e o novo se confundia com o velho. E é junto a esse caldo de paradoxos e conflitos que se desenha a Semana de Arte Moderna - um sopro de vanguarda, de cosmopolitismo e certo otimismo, nesse contexto - mas também outras experiências sociais de caráter mais político reivindicativo. Nesse sentido, ouso expor um pouco da experiência de Lima Barreto. Não para dela fazer um exemplo que ilumina toda uma época, ou muito menos "para estragar a festa" do ano de 2012. Ao contrário, ela representa um "outro caso", outra face da mesma modernidade. Quem sabe ela sirva como testemunho do ambiente que assolou parte da intelectualidade brasileira de inícios do século, cada vez mais descrente dos destinos dessa nação, e, nesse caso, muito impactados pelos discursos raciais deterministas, os quais, após a abolição da escravidão, criavam um novo tipo de "desigualdade", dessa feita pautada na biologia.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this lecture is to analyze different impressions of the young republic, especially during its early years. After all, tradition confused itself with modernity, and the new and the old merged. And it was among these paradoxes and conflicts that the "Modern Art Week" took place- a blow of avant-garde, cosmopolitanism, and certain optimism in this context - but also other social experiences with a political vindication backdrop. In this sense, I dare to show some of the experience of Lima Barreto. I do not intend to make it an example that highlights an entire era, and even less "to spoil the party" of the year of 2012. Rather, it represents a "different case", a different face of the same modernity. Perhaps it serves as testimony to the atmosphere that devastated part of the Brazilian intellectuals from the beginning of the century, who were increasingly skeptical of the path this nation was taking, and in this particular case, were highly impacted by the discourse of racial determinists, who, after the abolition of slavery, began to establish a new type of "inequality", grounded in biology.
  • O modernismo nas restaurações do SPHAN: modernidade, universalidade, brasilidade Dossiê Modernismo: Em Debate

    Chuva, Márcia

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o modernismo que se expressa nas restaurações realizadas pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e o papel seminal do arquiteto Lucio Costa na definição de procedimentos de restauro e na legitimação das hierarquias estabelecidas entre diferentes instâncias técnicas da instituição. Serão analisados procedimentos que naturalizaram o predomínio do valor estético sobre outras possibilidades de atribuição de valor de patrimônio e de tratamento dos vestígios materiais protegidos. As viagens, constituintes das rotinas dos trabalhos de restauração, produziram um vasto acervo documental, como os relatórios de obras, fotografias e correspondência aqui privilegiados. Ao final, serão apontados possíveis caminhos de interpretação dos efeitos de tais práticas na preservação do patrimônio cultural no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the modernism expressed in the restorations carried out by the National Historical and Artistic Heritage Service (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN), and the seminal role of architect Lucio Costa in defining restoration procedures and establishing hierarchies among different technical departments of the institution. The procedures that naturalized the predominance of aesthetic value over other possibilities for determining equity value and treatment of protected material vestiges will be analyzed. The trips that took place as part of the restoration work produced a vast collection of documents, such as construction reports, photographs, and correspondence, to be showed here. As conclusion, possible ways of interpreting the effects of such cultural heritage preservation practices in Brazil will be presented.
  • O intelectual e o turista: regionalismo e alteridade na tradição literária brasileira Artigos

    Bueno, Luís

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe a noção de turismo para designar e discutir um impasse central da tradição literária brasileira: o problema de figuração que resulta da separação radical entre o universo da elite letrada, de onde costumam sair os escritores, e o mundo do iletramento, de onde frequentemente saem suas personagens. Com ela, seria possível superar o paradigma espacial que embasa um conceito como o de "regionalismo" (derivado do nativismo) e compreender como parte do mesmo problema (o da alteridade) a representação do caipira que mora longe daquela elite e do pobre urbano seu vizinho. Ou seja, rever como uma tradição literária sempre descrita como fundada em divisões - entre regional e urbano, social e psicológico, cotidiano e sublime, apenas para ficar em algumas.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes the use of tourism as a new concept to define and study a decisive dilemma in the constitution of brazilian literary tradition: the difficulty involved in the process of literary representation in a society where there is a radical separation between the universe of an literate élite, where writers usually come from, and the world of iliterate and poor people, where frequently their characters come from. Manipulating this concept, one would be able to trespass the spacial paradigm that lies under the very used concept of "regionalism" (derived from nativism) and consider the representation of rural man, who lives far from that élite, and the urban poor man who lives near, as two sides of the same coin. In other words, it would make possible to redefine a literary tradition usually depicted as based on oppositions: rural or urban, social or psychological, material or spiritual life, to mention just a few.
  • O canteiro do poeta-arquiteto: a conduta criativa de João Cabral de Melo Neto à luz de seus manuscritos Artigos

    Roch, Francisco José Gonçalves Lima

    Resumo em Português:

    Neste artigo repensamos a metáfora do "poeta-engenheiro", ou "poeta-arquiteto", que geralmente caracteriza o processo criativo de João Cabral de Melo Neto, à luz de uma leitura genética de manuscritos de A educação pela pedra. Veremos que o "arquiteto" da metáfora provém da teoria de Le Corbusier, na qual o desenho (a concepção) determina o canteiro (a execução). No entanto, a análise de transformações de estruturas por meio de reformulações textuais nos manuscritos do poeta mostra que, por vezes, o projeto, ou intenção, se transforma nos trabalhos da página-canteiro.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we rethink the metaphor of the "poet-engineer" or "poet-architect", which generally characterizes the creative process of João Cabral de Melo Neto, in the light of a genetic reading of the manuscripts of "The education of the stone". We show that the "architect" of the metaphor is originated in Le Corbusier, in which the design (the conception) determines the construction site (the execution). However, the analysis, in the manuscripts, of the transformation of structures by the means of textual reformulation shows that sometimes the project, or its intention, is changed during the works on the building site, that is, while writing the page.
  • Imigrantes japoneses em Marco zero e Amar, verbo intransitivo Artigos

    Goto, Roberto Akira

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa as imagens que Marco zero, de Oswald de Andrade, e Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade, projetam dos imigrantes japoneses, contra o pano de fundo de suas relações com o povo brasileiro. Tal análise leva em conta a caracterização dos personagens nipônicos pelos romancistas, sobretudo no que diz respeito às suas individualidades.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the Japanese immigrants' images that Oswald de Andrade's Marco zero and Mário de Andrade's Amar, verbo intransitivo project, against the background of their relations to the Brazilian people. This analysis takes into consideration the making-up of the Nipponese characters by the novelists, over all concerning their individualities.
  • Arqueologia de um mestre Resenha

    Martins, Renato
  • O sapo dourado do arquivo pessoal de Mário de Andrade analisado com o método não destrutivo de fluorescência de raios X Documentação

    Thome, Lúcia. E.; Rizzutto, Márcia. A.; Kajiya, Elisabeth. M.; Campos, Pedro. H. O. V.; Appoloni, Carlos.R.; Lopes, Fabio
  • Um ensaio inédito de Guimarães Rosa Documentação

    Camargo, Frederico Antonio Camillo
  • Seminário 90 anos da Semana de Arte Moderna: debates Notícias

  • A presença de Castello (1921-2011) Notícias

    Lopez, Telê Ancona; Dimas, Antonio
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