Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Issue: 57, Published: 2013
  • Untitled document Editorial

    Garcia, Walter
  • Mário de Andrade's journey to the Amazon: between roots and routes Dossiê Mário De Andrade

    Botelho, André

    Abstract in Portuguese:

    O artigo propõe uma leitura do relato da viagem de Mário de Andrade à Amazônia, O turista aprendiz, valorizando contingências e ambiguidades na modelagem da narrativa e do narrador-viajante. Por isso, recusa assimilar de antemão o relato amazônico à literatura de viagem em geral ou mesmo à ideia de viagem etnográfica tão característica do relato de outra viagem do autor, ao Nordeste. Uma rápida comparação com os escritos de Euclides da Cunha permite ainda discutir intertextualidade, tradução cultural e ressignificação dos tropos dos relatos de viagem à Amazônia, e nos aproximarmos um pouco mais do sentido das ideias de Mário de Andrade, nunca livres de ambiguidades, às quais devem justamente sua força, alcance e interesse contemporâneos.

    Abstract in English:

    The article proposes a reading on the Amazon trip by Mário de Andrade, O turista aprendiz, valuing contingencies and ambiguities in the modeling of the narrative and the Narrator-traveler. Therefore, refuses to assimilate beforehand the Amazon travelogue to travel literature in general or even the idea of ethnographic trip so characteristic of the author's other trip report, the one to Northeast. A quick comparison with the writings of Euclides da Cunha allows to discuss cultural translation and Intertextuality, and ressignification of the mandatory subjects on the Amazon travelogues and to get us a little closer to the sense of Mário de Andrade's ideas, never free of ambiguities which precisely owe his strength, reach and contemporary interest.
  • The travel photographs of the Brazilian writer Mário de Andrade and their connection to the modernist visual language Dossiê Mário De Andrade

    Canjani, Douglas

    Abstract in Portuguese:

    Mário de Andrade foi, além do escritor abrangente e vívido que conhecemos, um pioneiro da fotografia modernista brasileira. Essa faceta de sua produção estética, embora menos conhecida, reveste-se de grande importância conforme avançam, entre nós, os estudos sobre o desenvolvimento de uma visualidade fotográfica eminentemente modernista. A experiência fotográfica de Mário, tão densa e original quanto episódica (resume-se basicamente à década de 1920, adensando-se nos anos de 1927 - 1929, época de suas viagens ao Norte e Nordeste do Brasil), sofreu forte influência das principais vertentes da produção modernista europeia, que ele acompanhava principalmente por meio de revistas europeias de arte, como L'esprit nouveau e Der Querschnitt, as quais assinava. Analisamos aqui alguns expedientes de linguagem que caracterizam suas fotos, abrigadas no acervo do IEB-USP.

    Abstract in English:

    Mário de Andrade, one of the most important modernist Brazilian writers, developed an intense but short interest in photographing in the 1920's. His pictures taken while in travels in the north and northeast of Brazil (1927 - 1929) are outstanding examples of a modernist way of creating pictures, which are both documentary and experimental. He, who never left Brazil, was influenced by European vanguards, which he knew by art magazine reproductions. We analyze here some of these travels' pictures, which are housed at the archives of IEB-USP.
  • Engagement and sacrifice: the aesthetic thought of Mário de Andrade Dossiê Mário De Andrade

    Fragelli, Pedro

    Abstract in Portuguese:

    Mário de Andrade concebeu e organizou a totalidade de sua obra como uma forma de práxis social. Por isso mesmo, realizou uma reflexão profunda e dramática sobre a difícil relação entre arte e sociedade no Brasil. Sobretudo a partir de 1930, procura desenvolver um pensamento estético nucleado pela ideia da função social da arte, tendo em vista encontrar e promover formas de intervenção política por meio da cultura. Mário, entretanto, não superou, no plano teórico, a ideia de que os elementos estético e político da obra de arte se contradizem. Este artigo procura expor o movimento e as contradições do pensamento estético marioandradino, assim como da solução que o escritor encontra para seus torturantes dilemas - o sacrifício. As reflexões de Mário são aqui estudadas em sua relação com a matéria histórica, em especial com o processo de desarticulação, operado pelo Estado nas décadas de 1920 e 1930, do incipiente movimento operário brasileiro, que começava a organizar a luta de classes no país.

    Abstract in English:

    Mário de Andrade conceived and organized his whole work as a means of social praxis. He therefore developed a profound and dramatic thought about the difficult relation between art and society in Brazil. Especially from 1930, when the Brazilian ideological life became strongly politicized, Mário seeks to develop an aesthetic thought centered on the idea of art's social function, in order to promote forms of political intervention through culture. Mário however could not overcome in theory the idea that the aesthetic and the political elements of artworks contradict one another. This article intends to expose the movement and paradoxes of the writer's aesthetic thought, as well as those of the solution that Mário finds for his torturous dilemmas - that is, sacrifice. Mário's ideas are studied here in their relations with history, especially with the process - carried out by the State during the 1920s and the 1930s - of dismantling the incipient Brazilian labour movement, which started to organize class struggle in the country.
  • Mário de Andrade: the sequestration of desire and the popular music in verses Dossiê Mário De Andrade

    Souza, Cristiane Rodrigues de

    Abstract in Portuguese:

    Em Remate de males (1930), quarto volume de poemas do modernista Mário de Andrade, o texto de abertura do grupo Tempo da Maria - "Moda do corajoso" - apresenta voz lírica que hesita entre a consciência do despropósito de seu amor por uma mulher casada e, ao mesmo tempo, a constatação de estar subjugada por ele. Como leitor de Freud, Mário deixa transparecer em seus versos preocupações com o processo de sublimação e de repressão - o sequestro da Dona Ausente - , percebido por ele na cultura popular brasileira. Além disso, há nos poemas a reinvenção da musicalidade do povo. O estudo detido de "Moda do corajoso", realizado neste artigo, mostra a atualização, por meio de versos, da sublimação do desejo pela dona proibida, assim como a influência da música popular na escrita mariandradina.

    Abstract in English:

    In Remate de males (1930), the fourth modernist book of Mário de Andrade, the first poem of the group Tempo da Maria - "Moda do corajoso" - has a lyrical voice that wavers between the consciousness of the absurdity of his love for a married woman and, at the same time, the awareness of been overwhelmed by it. As a reader of Freud, Mário de Andrade is concerned of the process of sublimation and repression - the so called "sequestration of the absent lady" - found by him in Brazilian popular culture and also present is his verses. Moreover, there is in the poem the reinvention of the popular Brazilian musicality. The careful study of the verses of "Moda do corajoso" shows, therefore, the sublimation of desire for a prohibited lady, as well as the influence of music in Mário de Andrade's thought, constant concern that can be found in his verses.
  • Meat for the radios and records: música popularesca concept in musicological work of Mário de Andrade Dossiê Mário De Andrade

    González, Juliana Pérez

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo revisa o uso da expressão música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade (1893-1945). Tudo parece indicar que o escritor modernista a utilizou, inicialmente, para descrever um tipo de repertório intermediário entre a música folclórica e a música erudita. Mais tarde, na medida em que a música popular urbana se consolidou, Mário de Andrade empregou "música popularesca" para denominar essa nova música, que era semelhante - mas não igual - à música folclórica. Esta expressão não possuía o caráter depreciativo do termo "submúsica", usado pelo escritor para qualificar obras "de aplauso fácil". A leitura apresentada difere da maneira como tradicionalmente a historiografia musical tem compreendido a expressão música popularesca e, por tanto, convida a se repensar parte da obra musicológica do escritor.

    Abstract in English:

    In this paper I analyzed the use of the expression "música popularesca" over the musicological work of Mário de Andrade (1892 - 1945). Apparently, Mário de Andrade used it to describe a type of repertoire somewhere between folk music and classical music. After the consolidation of the urban popular music, Mário de Andrade used "música popularesca" to denominate this new kind of music, which was similar - but not identical - to folk music. This expression had no pejorative connotation, unlike the word "sub música" used by the same author to label works as "of easy applause". This approach is different from the traditional one that the musical historiography has over the expression "música popularesca" and, therefore, invites to debate some of the Mario de Andrade's musicological works.
  • Oneyda Alvarenga writes to Mário de Andrade Dossiê Mário De Andrade

    Ionta, Marilda

    Abstract in Portuguese:

    As cartas de Oneyda Alvarenga endereçadas ao escritor Mário de Andrade são objetos-lembranças, objetos-relíquias, dotados da potencialidade de lembrar a relação de educação, trabalho e amizade que os uniram. Além disso, essas cartas são documentos literários marcados por uma escrita de si, no sentido apontado pelo filósofo Michel Foucault, que permitem aos indivíduos traçar retratos singulares de si mesmo. Neste texto, busco me aproximar dos rascunhos da existência que Oneyda Alvarenga construiu nas redes intersubjetivas da amizade e escrita epistolar com Mário de Andrade. Assim, leio suas cartas como documentos que guardam uma literatura de caráter autógrafo tão transgressiva quanto aquela que visa transpor os limites da linguagem, pois, no caso específico da escrita contida nas missivas de Oneyda Alvarenga, tratava-se de ultrapassar os limites de si mesma, de se (re)construir na e pela prática da escrita cotidiana.

    Abstract in English:

    Oneyda Alvarenga's letters addressed to the writer Mário de Andrade are here considerer as memory-objects and relic-objects, endowed with the ability to revive the relationship of education, work and friendship by which they were united. Moreover, these letters are literary documents of a writing of itself, in the meaning suggested by Michel Foucault, by which individuals are able to build images of themselves. In this work, I have approached the poetic of itself formulated by Oneyda Alvarenga in the intersubjective networks of friendship and letter writing with Andrade. Their letters were read as documents, which retain a literature of themselves. This literature can be considered as transgressive as the literature that sought to overcome the limits of language. In the letter writing of Oneyda Alvarenga, this actually meant to overcome the limits of herself and to (re) build herself in and by the action of daily writing.
  • Mário de Andrade, Francisco Curt Lange and Carleton Sprague Smith: public disco collections, musical knowledge and cultural policy Dossiê Mário De Andrade

    Toni, Flávia Camargo; Carozze, Valquíria Maroti

    Abstract in Portuguese:

    A proposta deste artigo é, a partir da reunião de focos correlatos de pesquisas, esboçar, no panorama americano dos anos 1930 e 1940, o interesse que tinham o brasileiro Mário de Andrade, o teuto-uruguaio Francisco Curt Lange, e o norte-americano Carleton Sprague Smith no Americanismo musical. Trazendo à luz a correspondência escrita desses três musicólogos e passando pela atuação de Oneyda Alvarenga, visa-se expor a preocupação com a documentação sonora àquela época, em que se enfatizou a criação de discotecas públicas como suporte ao conhecimento musical, na América, bem como lançar um olhar sobre ações de pessoas ligadas a instituições públicas, seus perfis, ora parecidos, ora distantes, seus interesses, ao mesmo tempo comuns e difusos, naquele cenário histórico e político.

    Abstract in English:

    The purpose of this article is, from the meeting of outbreaks of related research, sketching, in the American panorama of the 1930s and 1940s, the interest that had the Brazilian Mário de Andrade, the German-Uruguayan mv billFrancisco Curt Lange, and the North American Carleton Sprague Smith in the musical Americanism. Bringing to light the written correspondence of these three musicologists and through the action of Oneyda Alvarenga, aims to expose the concern about the sound documentation at that time, which emphasized on the creation of public discotheques as support of musical knowledge, in America, as well as cast an eye on the actions of people associated with public institutions, their profiles, sometimes similar, sometimes distant, their interests, while common and diffuse - in that political and historical setting.
  • O Pico dos Três Irmãos, Mário de Andrade's interrupted literary essay: presuppositions of a critical and genetic edition Dossiê Mário De Andrade

    Moraes, Marcos Antonio de

    Abstract in Portuguese:

    Pretende-se, neste artigo, refletir sobre o processo de criação de O Pico dos Três Irmãos, ensaio literário interrompido de Mário de Andrade (1893-1945), conservado no espólio do escritor, no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Propõe-se analisar o expressivo conjunto de documentos preparatórios reunidos pelo autor, recuperando os principais fundamentos analíticos e interpretativos do estudo devotado à obra dos poetas Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes. Abordam-se questões concernentes ao trabalho de edição crítica e genética desse manuscrito.

    Abstract in English:

    This article aims at reflecting on the creation process of O Pico dos Três Irmãos, Mário de Andrade's (1893 - 1945) interrupted literary essay, preserved in the collection of the writer, at Instituto de Estudos Brasileiros, at Universidade de São Paulo. It proposes to analyze the set of preparatory documents gathered by the author, recovering the analytical and interpretative basis in his study about Manuel Bandeira', Carlos Drummond de Andrade' and Murilo Mendes' poetry. The article discusses some issues regarding the critical and genetic edition of this manuscript.
  • Cartographic imaginary in contemporary art: dreaming maps nowadays Artigos

    Tiberghien, Gilles

    Abstract in Portuguese:

    O ensaio coloca várias interrogações sobre as relações entre arte e cartografia examinando procedimentos cartográficos em mapas de artistas contemporâneos. Ao investigar as regiões efêmeras e intersticiais nos mapas, o artista cartógrafo se interessa pela inadequação intrínseca à cartografia, dada pela impossibilidade de coincidência entre os mapas e seus objetos de representação. Seus mapas revelam o processo de fabricação imaginária próprio à cartografia em espaços usados e atuais.

    Abstract in English:

    The essay raises several discussions about the relationship between art and cartography trough the analysis of cartographic procedures in maps made by contemporary artists. By investigating the ephemeral and interstitial regions in these maps, the cartography artist is interested in the inadequacy which is intrinsic to cartography, owing to the impossibility to make maps coincide with the objects they represent. Such maps reveal the imaginative process typical of cartography in its contemporaneous spaces.
  • Editorial genetic rites: a discursive approach to editing texts processes Artigos

    Salgado, Luciana Salazar

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo aborda discursivamente o tratamento editorial de textos, propondo a noção de ritos genéticos editoriais para designar uma série de processos desencadeados pela leitura profissional do revisor de textos, uma atividade linguageira que define um lugar complexo, de atribuições opacas, condicionado e condicionante na dinâmica interlocutiva que revela. Com base nos fundamentos da análise do discurso de tradição francesa, procuramos avançar no entedimento das manobras de leitura e escrita envolvidas no preparo de um texto autoral destinado à circulação pública.

    Abstract in English:

    This article offers a discursive approach to the editorial treatment of texts, proposing the notion of editorial genetic rites to designate a series of processes unchained by a sort of professional reading, a language activity that defines a complex place, whose cloudy attributions arise from the dynamics of interlocution. Based on discourse analysis of French tradition, we look for to advance in the understanding of the maneuvers involved on this reading-and-writing activity witch characterizes the preparation of a text to its public circulation.
  • MST Narrates Boal: from the Dialogue of Ligas Camponesas (Peasant Leagues) with the Arena Theatre to the Partnership of Theatre of the Oppressed Center with MST (Landless Movement) Artigos

    Bôas, Rafael Litvin Villas

    Abstract in Portuguese:

    O artigo visa destacar por meio da análise da relevância e relação entre esses dois momentos teatrais, o Teatro de Arena e o Centro do Teatro do Oprimido com o MST, o legado da experiência que articulou de forma orgânica as esferas da cultura e da política na década de 1960, bem como os traumas da interrupção do processo, forçado pelas armas e pelo capital privado empresarial. O saldo do trabalho em andamento do MST, no campo teatral, com seus limites, avanços e desafios serão neste artigo matéria de análise, com ênfase no papel que teve o dramaturgo, teórico e diretor Augusto Boal como protagonista dos dois tempos históricos e como elemento de interligação das duas propostas.

    Abstract in English:

    The paper aims to highlight - through the analysis of the relevance and relationship between these two theatrical moments - the legacy of experience that organically articulated the spheres of culture and politics in the 1960s, as well as the trauma of interruption of the process, forced by weapons and by private capital business. The balance of the MST work in progress in the theatrical field, with its limits, advances and challenges will be material of analysis in this article, with emphasis on the role played by playwright, theorist and director Augusto Boal as the protagonist of the two historical times and as an interconnection element of the two proposals.
  • Presentiment of promesse du bonheur: the samba of disillusion by Paulinho da Viola Artigos

    Bastos, Manoel Dourado

    Abstract in Portuguese:

    Paulinho da Viola costuma ser destacado como tradicionalista. Mas, qual tradição? No debate sobre o samba, configurou-se uma avaliação crítica do semieruditismo característico do samba-canção, contrário ao coloquialismo do samba malandro. Enquanto o primeiro teria um fundamento mais subjetivo, o outro daria figuração ao universo do trabalho e seus antagonismos. Dando forma à tragédia social brasileira, o samba da desilusão de Paulinho da Viola supera a dicotomia entre coloquialismo e semieruditismo. A emancipação de materiais promovida por Paulinho da Viola recoloca o povo não mais como assunto, mas como força motriz para a música brasileira. A partir da interpretação de alguns de seus sambas, apresentamos como o caráter trágico do samba de Paulinho da Viola é a figuração do pressentimento da promessa de felicidade.

    Abstract in English:

    Paulinho da Viola is often highlighted as a traditionalist. But, what tradition? The debate on the samba configured a critical evaluation of the semi-eruditism characteristic of samba-canção, contrary to colloquialism of samba malandro. While the former would have a more subjective basis, the other would figure works universe and its antagonisms. Forming the Brazilian social tragedy, the samba of disillusion by Paulinho da Viola overcomes the dichotomy between colloquialism and semi-scholarship. The emancipation of materials promoted by Paulinho da Viola replaces people not as matter, but as a driving force for Brazilian music. Based on the interpretation of some of his sambas, this article presents how the tragic character of the sambas by Paulinho da Viola are the presentiment of promesse du bonheur figuration.
  • O retratista e os intelectuais: às voltas com 1964 Resenha

    Gonçalves, Anderson; Otsuka, Edu Teruki; Rabello, Ivone Daré
  • Trajetória(s) literária(s) de Odette de Barros Mott (1913-1998): uma narrativa a partir do arquivo pessoal da escritora Documentação

    Silva, Raquel Afonso da
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