Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Issue: 60, Published: 2015
  • Editorial Editorial

    Oliva, Jaime; Iumatti, Paulo; Garcia, Walter
  • Os coronéis - de Mendonça a Paulo Honório: notas sobre tipicidade e realismo em S. Bernardo Artigos

    Bastos, Hermenegildo

    Abstract in Portuguese:

    Considerando o legado modernista brasileiro, do qual foi um herdeiro sempre crítico, Graciliano Ramos em S. Bernardo faz o seu narrador-personagem vivenciar de modo dramático, e até o extremo, os problemas do escritor na luta por captar o sentido do destino humano em uma situação de degradação e achatamento da vida. Escrever se revela, ao final, como caminho para a compreensão do processo de desumanização. Mas, para tanto, é necessário que a escrita vá além da representação da mera singularidade e se encaminhe para a construção do tipo, entendido como uma forma capaz de iluminar as contradições. A teoria do tipo, ou da particularidade, como elaborada por Lukács, revela aqui o seu valor e atualidade.

    Abstract in English:

    Considering the Brazilian modernist legacy, of which he was always a critic heir, Graciliano Ramos in S. Bernardo makes his narrator-character go through the writer's problems in the struggle to grasp the meaning of human fate, in a situation of life's degradation and flattening. Writing reveals itself in the end as the path to comprehending the process of dehumanization. But in order to achieve that, it is necessary to go beyond the representation of the mere singularity life and route itself to the construction of the type, understood as a capable way of shedding light upon the contradictions. The theory of the type, or particularity, as elaborated by Lukács, reveals here its value and actuality.
  • O vaqueiro e o procurador dos pobres: Vidas Secas Artigos

    Pacheco, Ana Paula

    Abstract in Portuguese:

    O ensaio busca iluminar o caráter experimental do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o qual permite a apreensão da fratura social brasileira a partir das contradições entre o narrador-intelectual e a representação da consciência de uma família de retirantes empurrada pela seca. Num contexto de queda das oligarquias (a crise do café de 1929), de populismo nacional-patriarcalista (a era Vargas) e de imaginação crítica, as relações de trabalho vêm ao procênio, funcionando como princípio formal do livro.

    Abstract in English:

    The experimental character in Graciliano Ramos' novel, Barren Lives, allows the apprehension of the social fracture considering the contradictions between the narrator-intellectual and the stream of consciousness of a peasant family, driven away by the drought. Labor itself comes to the fore, in a context in which the local oligarchies see their own downfall (the coffee crises of 1929), a patriarchal national-populism arises (the Getulio Vargas' era), and a critical imagination takes place.
  • A fazenda assombrada: figurações da escravidão no romance Til, de José de Alencar1 Artigos

    Barbosa, Paula Maciel

    Abstract in Portuguese:

    O ensaio apresenta o romance Til, de José de Alencar, examinando-o em seus aspectos formais, que revelam a matéria histórica que o embasa. Discute-se as continuidades e as diferenças do livro em relação à obra anterior do romancista. Ao trazer a ação para uma fazenda de café escravista do Segundo Reinado, e propondo-se a figurar todas as camadas sociais envolvidas no mundo da fazenda, Alencar aponta para o núcleo de todo o sistema: o café e o trabalho escravo. Com isso, o romance figura dois polos, centro e periferia - ou a casa-grande e seus arredores -, que são postos em confronto, o que projeta sobre a obra ambiguidades de todos os tipos, além de responder pela instabilidade da própria estrutura do romance. Procura-se demonstrar que a escravidão é um dado essencial da obra, ainda que a simples leitura de seu enredo não aponte diretamente para isso.

    Abstract in English:

    This essay aims at presenting the novel "Til", by José de Alencar, going over its formal aspects, which are responsible for unveiling the historical substance on which it is based. Differences and continuities of the book in relation to the previous work of the author are discussed. By bringing the action to a slave-holding coffee farm during the Brazilian "Segundo Reinado" (Second Reign) and intending to figure all social classes involved within the farm's world, Alencar points to the core of the whole system: the coffee production and the slave labour. Hence, the novel figures two poles, centre and periphery - or the "casa-grande" (Big House) and its surroundings -, which are confronted, thus projecting over the novel all kinds of ambiguities, and also accounting for the instability of the very structure of the novel. We aim at showing that the slavery is an essential element of the work, even if the mere reading of its plot does not point directly to this fact.
  • A Graça, o Sal e o Espírito ou José de Alencar Ao Correr da Pena Artigos

    Oliveira, José Quintão de

    Abstract in Portuguese:

    Importantes em si mesmos pelo valor literário, os folhetins de Ao Correr da Pena são também de importância definitiva para se compreender a evolução criativa do seu autor. Publicados em livro pela primeira vez em 1874, foram bastante reeditados desde então, permanecendo, no entanto, escassamente estudados. Projeta-se analisar rapidamente essa produção ao mesmo tempo que se avalia sua circulação e se destaca o trabalho de alguns dos mais importantes estudiosos que atentaram ao folhetinismo de José de Alencar.

    Abstract in English:

    Of great importance due their literary value, the columns from Ao Correr da Pena are definitely important to understand the creative evolution of their Author. First collected on book in 1874, despite republished many times since then, they remain scarcely studied. It intends to analyse these writings and simultaneously evaluate their circulation and excel the work of the more important of Alencar's newspaper production analysts.
  • Jaula de vidro Artigos

    Viana, Silvia

    Abstract in Portuguese:

    Como novo formato da indústria cultural, os reality shows se tornaram objeto de interesse acadêmico na última década. Das variadas análises a seu respeito, as mais comuns são aquelas voltadas para o interesse gerado em um público ávido pelo obsceno, pelo perverso ou, em sentido lacaniano, por um "acesso imediato ao Real". Na contramão dessa perspectiva, o presente trabalho busca desenvolver a hipótese segundo a qual tais programas apresentam, em sua forma engessada, não obstante a multiplicação de conteúdos, nossa própria fantasia social. Ou seja, não se trata de uma configuração barrada da cena social, mas daquilo mesmo que a sustenta: nossa reprodução no mundo de trabalho, organizado segundo a acumulação capitalista flexível. O presente ensaio não é uma síntese, mas a reapresentação de algumas das conclusões às quais cheguei em minha pesquisa de doutorado, a respeito de reality shows, realizada junto ao Departamento de Sociologia da USP.

    Abstract in English:

    As new format of the cultural industry, reality shows have become the subject of academic interest in the last decade. Among the various analyzes about it, the most common are those related to the interest generated on a public eager for the obscene, or the perverse, in the Lacanian sense, for an "immediate access to the Real." In opposition to this perspective, this paper seeks to develop the hypothesis that such programs present, in a plastered form, despite the proliferation of contents, our own social fantasy. i.e., it doesn't shows a barred social scene, but this scene itself: the production world, organized according to capitalist flexible accumulation. This essay is not an abridgement, but a new presentation of some conclusions of my doctoral research on reality shows, done at the Department of Sociology of the University of São Paulo.
  • O reforço do "homem cordial" nas conexões entre senadores e cidadãos nas redes sociais online Artigos

    Tavares, Daniel Nardin; Quiroga, Tiago

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo busca contribuir com as análises das chamadas redes sociais online a partir do viés cultural, especificamente o brasileiro. Com as novas tecnologias de comunicação, abriu-se a possibilidade de ser estabelecido o contato direto e rápido entre representantes e representados no Congresso Nacional, desde que sejam usuários de uma mesma plataforma de comunicação. Com base em levantamento junto às assessorias de comunicação dos senadores da 54ª legislatura, verificamos que a substância cultural é um forte componente das trocas de mensagens presentes no aparato técnico propiciado pelo ambiente online, onde é marcante o reforço de traços do "homem cordial", de Sérgio Buarque de Holanda, cujas características parecem ser renovadas ou mesmo aprofundadas.

    Abstract in English:

    The aim of this paper is promote the analysis of the so-called social networks, in a Brazilian cultural point of view. With the development of the new Information and Communication Technologies, the possibility of a quick, direct contact among representatives and people at the Brazilian Congress was open. Through a data collection within the Senate's office of communication of the Senators from the 54th Legislature, it was found that the cultural component is the main subject of the online messages between the people and the representatives, which are remarkable the aspects of the Sérgio Buarque de Holanda's "cordial man", whose traces mean to be renewed or even gets deeper.
  • Sobre Tábuas Brutas e Porcelanas Finas Artigos

    Matsunaga, Priscila

    Abstract in Portuguese:

    O artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho da Companhia do Latão, grupo teatral paulistano. O Latão apresenta um repertório de peças teatrais que auxilia na compreensão da formação brasileira e, ao mesmo tempo, das formas representacionais que nos auxiliam na compreensão da realidade. Esboça-se, aqui, o interesse pelos "dramas representativos", que se fazem a partir do ponto de vista dos trabalhadores. Em específico, analiso a peça O Patrão Cordial, inspirada em Raízes do Brasil, e em O Sr. Puntila e Seu Criado Matti.

    Abstract in English:

    The article proposes a reflection on the work of the theater group Companhia do Latão. The group presents plays related to the study of the Brazilian culture and, at the same time, help us to understand the reality. The outline here is related to "representative dramas," from the workers point of view. In particular, I analyze the play O Patrão Cordial, inspired by Raízes do Brasil and Sr. Puntila e Seu Criado Matti.
  • Lâminas de Corte: sobre três estratégias para o encontro com o "humano"1 Artigos

    Efrem, Roberto

    Abstract in Portuguese:

    Tomando como objeto de análise a peça teatral O Deus da Fortuna (uma parábola sobre a metafísica do capital), este ensaio procura compreender as intenções políticas e a narrativa dramatúrgica do espetáculo como uma oportunidade de olhar para as representações das relações sociais em que o Coletivo de Teatro Alfenim, autor da peça, intervém artisticamente. Este ensaio discute tais intervenções como estratégias de encontro com o "humano", problematizando a noção de "humanidade" e explicitando as relações de classe, gênero e sexualidade nas quais os sujeitos criam, fazem-se e conjugam seus verbos

    Abstract in English:

    Taking as an object of analysis the play The God of Fortune (a parable about the metaphysics of capital), this essay seeks to understand the political intentions and the dramaturgical narrative of the play as an opportunity to look at the representations of the social relations in which the Alfenim Collective, author of the play, acts artistically. This essay discusses such actions as strategies for meeting the "human", questioning the notion of "humanity" and explaining the relations of class, gender and sexuality in which individuals create, make themselves and conjugate their verbs
  • O jogo triste da vida: a sinuca dos excluídos em duas canções de João Bosco e Aldir Blanc Artigos

    Pinho, Marcio Giacomin; Vicente, Rodrigo Aparecido

    Abstract in Portuguese:

    Consagrada na década de 1970, a parceria João Bosco e Aldir Blanc é uma das mais prolíficas da música popular brasileira. Suas canções traduziram de forma original temas e questões candentes no cenário político, social e cultural da época, que vão desde a repressão e a censura promovidas pelo governo militar, até a experiência sensível e as condições de existência dos marginalizados nas grandes cidades. Nesse contexto surgiram as composições "Jogador" e "Tabelas", lançadas no disco Tiro de Misericórdia (1977). O jogo de sinuca e o ambiente do subúrbio constituem o espaço real e metafórico que alinhava as canções, onde a figura do malandro assume o papel central. O presente artigo procura explicitar os modos como tais composições representam, poética e musicalmente, os conflitos e as contradições inerentes ao universo dos excluídos em tempos marcados pelo "milagre econômico".

    Abstract in English:

    The duo João Bosco and Aldir Blanc is one of the most prolific in Brazilian popular music. Their songs, specially in the 1970s, were a creative and original picture of themes and issues related to the political, social and cultural scenario of that time, such as repression and censorship promoted by the military dictatorship and the poor living conditions of marginalized people in the big cities. In this context, in 1977 they released the album Tiro de Misericórdia, which included, among others, the songs "Jogador" and "Tabelas", both studied in this paper. The real and metaphorical spaces of the songs are formed by snooker and suburb, whereas the malandro takes a role as character and narrator. This paper intends to explain how the compositions represent, poetically and musically, the conflicts and contradictions inherent to the marginalized's universe, in a time that was historically marked by the "economic miracle".
  • Do Messianismo Populista à Distopia Contemporânea: os tortuosos percursos da modernidade literária brasileira na segunda metade do século xx Resenhas

    Murari, Luciana
  • A construção de uma Biblioteca na trajetória de Manuel Correia de Andrade1 Documentação

    Amoroso, Marta; Iumatti, Paulo Teixeira

    Abstract in Portuguese:

    Em 2014, o Instituto de Estudos Brasileiros da USP recebeu em doação a biblioteca do intelectual Manuel Correia de Andrade (1922-2007). Trata-se de um acervo bibliográfico e arquivístico composto de mais de 45 mil itens, coletados ao longo de uma vida de intensos estudos dedicados, particularmente, ao conhecimento da região Nordeste. Neste artigo, procuramos esboçar como a construção dessa biblioteca se insere na trajetória do intelectual, identificando suas temáticas e nichos principais, a partir de pesquisas bibliográficas e de visita técnica realizada em abril de 2008. Procuramos, com isso, destacar algumas das possibilidades de exploração dessa biblioteca, bem como sua contribuição interdisciplinar para os estudos brasileiros.
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