Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Issue: 68, Published: 2017
  • Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós Artigos

    Oliveira, Taiguara Belo de; Maciel, Danielle Edite Ferreira

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junto aos coletivos culturais desde a década de 1990, ao passo que discute as vicissitudes da experiência social periférica. Por fim, o ensaio sugere que a ousadia estética do filme apreende um movimento contemporâneo de ruptura ­- não isento de impasses - com mediações emergenciais que deram alento ao capitalismo no Brasil nos últimos anos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This essay proposes a reflection on the Brazilian film "Branco sai, preto fica" (2014), directed by Adirley Queirós, and its historical pertinence when capturing the dramatic point reached by the political and cultural dynamics of the country. The hybrid of documentary and fiction formalizes clashes with the new form of artistic production that has spread along with cultural collectives since the 1990s, while discussing the vicissitudes of the peripheral social experience. Finally, the essay suggests that its aesthetic boldness indicates a breaking motion with emergency mediations that encouraged capitalism in Brazil in recent years, but which, however, is not capable of crystallizing into a viable political alternative.
  • O Projeto Ruas de Histórias Negras e a representação da matriz africana em Campinas: a disputa do território urbano - um estudo de caso Artigos

    Martins, Alessandra Ribeiro; Santos, Wilson Ribeiro dos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo tem como objetivo apresentar um resumo do estudo de caso do Projeto Ruas de Histórias Negras, que buscou evidenciar, através do levantamento de alguns monumentos, praças e ruas que receberam nomes de personagens negros, a presença da matriz africana na cidade. Campinas, como a maioria das vilas consolidadas durante a colônia com grande número de escravizados, acabou por desenvolver estratégias para a manutenção da ordem contra revoltas e fugas de escravizados, que influenciaram e acarretaram um processo permanente de apagamento da percepção dessa presença da matriz africana no espaço urbano. Nos últimos anos tornou-se mais acirrado o processo de reterritorialização desse espaço com novas iniciativas, ações e a participação de coletivos ligados a essa matriz.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article aims to present a summary of the case study of the Streets of Black Stories Project, which sought to indicate through the survey of some monuments, squares and streets named after black people the presence of the African matrix in the city. Campinas, like most of the villages consolidated during the colony with large numbers of enslaved people, eventually developed strategies for maintaining order against revolts and escapes of enslaved people, which influenced and led to a permanent process of erasing the perception of this presence of the African matrix in urban space. In recent years the process of reterritorialization of this space has become more fierce with new initiatives, actions and the participation of groups related to this matrix.
  • O “Tantum ergo virado acalanto”: o vigor da brasilidade Artigos

    Machado, Silvia De Ambrosis Pinheiro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Fonte Boa/ Foi aqui que ouvi um Tantum ergo virado acalanto que relatei no Compêndio”. Esse é o conteúdo de um lembrete autógrafo de Mário de Andrade, fixado ao texto datiloscrito do dia 14 de junho nos originais de O Turista Aprendiz. A análise da inserção desse lembrete no corpo da obra acima mencionada e a análise da narrativa dessa experiência de viagem do autor, presente na primeira e na segunda edições do Compêndio da história da música, permitiram identificar o lugar central, para Mário de Andrade, do acalanto no universo da cultura oral. Este artigo é resultado da pesquisa realizada para a tese Canção de ninar brasileira: aproximações, apresentada ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH/USP, em 2012. O livro com o mesmo título da tese está no prelo da Edusp.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Fonte Boa/ It was here that I heard a Tantum ergo turned lullaby that I reported in the Compêndio” (Mário de Andrade). This is the content of a hand-written reminder of the author. It was attached to a typewritten text on the June 14th in the original O Turista Aprendiz. The analysis of the reminder insertion into the body of the aforementioned work and the narrative analysis of this travel experience, present in the first and second edition of Compêndio da história da música, allowed the identification of the central importance of the lullaby in the oral culture universe according to Mário de Andrade. This article is the result of the research carried for the thesis Canção de ninar brasileira: aproximações, submitted to the Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH/USP, in 2012. The book with the same name is being printed at Edusp.
  • Indigenização de práticas de numeramento no desenvolvimento e na gestão de projetos sociais do povo indígena Xakriabá Artigos

    Mendonça, Augusta Aparecida Neves de; Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo analisa processos de apropriação de práticas de numeramento que se configuram no desenvolvimento e na gestão de projetos sociais do povo indígena Xakriabá. A perspectiva etnográfica adotada permite reconhecer tais processos como instâncias de “indigenização dos projetos”, termo tomado dos estudos do antropólogo Marshall Sahlins, que se refere à “indigenização da modernidade” para explicitar a maneira como os povos indígenas “vêm elaborando culturalmente tudo aquilo que lhes foi infligido”. As práticas de numeramento analisadas veiculam diferentes racionalidades que permeiam os projetos, e é no confronto entre racionalidades de matriz cartesiana e racionalidades táticas que aqui se identifica o movimento dos sujeitos para “indigenizá-las”.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper analyzes processes of appropriation of numeracy practices that are configured in the development and management of social projects of Xakriabá indigenous people. Adopting an ethnographic perspective allows us to recognize these processes as instances of “indigenization of projects”, a term taken from studies of the anthropologist Marshall Sahlins which refer to the “indigenization of modernity” to explain the way in which indigenous peoples “have been culturally elaborating everything that has been inflicted on them”. Numeracy practices convey different rationalities that permeate the projects, and it is in the confrontation between cartesian and tatic rationalities that the movement of the subjects to “indigenize” those practices is identified.
  • Correspondances et journaux de femmes: une fonction mémorielle? Articles

    Simonet-Tenant, Françoise

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Cartas e diários íntimos são peças de arquivos privados, ou mesmo documentos da intimidade. Que valor as mulheres atribuem a seus diários e correspondências? Elas se empenham em sua conservação, atribuindo a esses papéis alguma função memorialística? Pretendemos focalizar três mulheres que muito se devotaram à escrita, a exemplo de homens célebres com quem elas conviveram: Juliette Drouet (1806-1883), companheira de Victor Hugo durante 50 anos, endereçou 22.000 cartas ao famoso escritor; Catherine Pozzi (1882-1934), mulher letrada, epistológrafa e cultora do diário, viveu com o poeta Paul Valéry uma relação amorosa e intelectual, cujos traços ficaram profundamente gravados na obra de ambos; Simone de Beauvoir (1908-1986), intelectual renomada, parceira de Sartre, também se dedicou à epistolografia e à escrita de diários. O que nos dizem esses três casos acerca do eventual interesse feminino em relação ao arquivamento de si, ao cuidado na conservação desses escritos pessoais e às suas modalidades de uso?

    Abstract in English:

    ABSTRACT Correspondences and diaries pertain to the domain of private, possibly intimate archives. What role do women ascribe to their private diaries and correspondence? We will examine the case of three women who wrote profusely in their relation to famous men: Juliette Drouet (1806-1883), Victor Hugo’s companion for fifty years, who wrote 22 000 letters to the great man; Catherine Pozzi (1882-1934), a literary woman, letter and diary writer, whose passionate and intellectual relationship with the poet Paul Valéry left deep traces in her and his works; Simone de Beauvoir (1908-1986), the famous intellectual, Sartre’s partner and a writer of letters and diaries. What do these three cases reveal of women’s attention to archives of the self, of their care for conserving them and of the uses they made of them?
  • Patrick Modiano - à l’articulation entre champ de diffusion restreinte et champ de grande production Articles

    Lévy, Clara

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Em 9 de outubro de 2014, o Prêmio Nobel de literatura foi concedido ao escritor francês Patrick Modiano pela “arte da memória com a qual ele se referiu aos destinos humanos mais difíceis e revelou o mundo da Ocupação”. Nosso texto analisará a posição de Modiano nos campos literários francês e internacional e como seu sucesso de crítica e comercial questiona e desafia parcialmente a teoria composta por P. Bourdieu acerca dos dois subcampos que compõem o campo cultural. Modiano tem sido hábil em reconciliar sua posição no campo da produção restrita (avaliação por críticos, pares, acadêmicos, sendo publicado em coleções de prestígio, obtendo vários prêmios literários, como o mais prestigioso - Prêmio Nobel etc.) com acesso direto ao campo da produção ampliada (grande visibilidade e altas cifras de vendas de seus trabalhos; visibilidade fora do campo literário, por meio de filmes e músicas). Em seguida, analisaremos o impacto da obtenção do Prêmio Nobel em números em termos de impressões e vendas, não só no mercado de livros francês, mas também nos mercados de literatura francesa no exterior.

    Abstract in English:

    ABSTRACT On October 9th 2014, the Nobel Prize of literature was awarded to French writer Patrick Modiano for “the art of memory with which he mentioned the most elusive human destinies and unveiled the world of the Occupation”. Our text will analyze the position of Modiano both in the French and international literary fields and how its success, both critically and commercially, questions and partly challenges the theory framed by P. Bourdieu about the two sub-fields of cultural champ. Modiano has been able to reconcile his position in the field of restricted production (valuation by critics, peers, academics, being publihsed in prestigious collections, getting various literary prizes like the most prestigious one - the Nobel prize, etc.) with direct access to the wide diffusion field (strong draws and high numbers of sales for his works,visibility outside of the strict literary field, for example in films and songs). Then we will analyze the impact of obtaining the Nobel Prize on figures in terms of prints and sales not only on the French book market but also on the markets of French literature abroad.
  • A produção artística de Tom Zé na década de 1970: considerações sobre o projeto da música “operária” e o disco Estudando o samba Artigos

    Freire, Guilherme Araujo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo trata da produção artística do compositor Tom Zé realizada durante o seu período de ostracismo e procura compreender melhor as especificidades de sua atuação e inserção no mercado musical brasileiro. Com base em discursos presentes em matérias publicadas em periódicos, pesquisamos o sentido da ação do compositor baiano ao desenvolver um projeto que designou como “música operária”: uma pesquisa experimental com ferramentas, máquinas de oficina e sons oriundos da execução de fitas magnéticas. Considerando que, na década de 1970, o gênero samba passava por uma fase de revitalização e ascensão de popularidade no mercado, realizamos um estudo sobre o disco Estudando o samba (1976), verificando de que maneira Tom Zé se posicionou artisticamente nos debates estéticos sobre o gênero.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article deals with the artistic production of the composer Tom Zé performed during his period of ostracism and seek to better understand the specifics of his actuation and insertion in the Brazilian musical market. Based on discourses present in articles published in journals, we researched the meaning of action of the composer Tom Zé in developing the project of “worker music”, accomplishing an experimental research with tools, workshop machinery and sounds derived from the playing of magnetic tapes. Considering that, in the 1970s, the genre samba was going through a phase of revitalization and popularity in the market, we conducted a study on the album “Estudando o samba” (1976), verifying how Tom Zé positioned himself artistically in the ongoing aesthetic debates about the genre.
  • A lâmina que opera: um estudo sobre João Cabral e Marianne Moore Artigos

    Oliveira, Fábio José Santos de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Pode-se afirmar que um dos pontos mais característicos da poética de João Cabral de Melo Neto (1920-1999) é a metalinguagem, e uma metalinguagem não raro associada também a um juízo estético sobre outros escritores e artistas. Um bom exemplo dessa poesia “crítica” cabralina são seus textos sobre a poeta norte-americana Marianne Moore (1887-1972). No total, são cinco os textos em que Moore e/ou sua obra aparecem como assunto de poesia. Sabendo também que, em João Cabral, esse juízo crítico sobre outros muitas vezes reflete uma visão crítica sobre seu próprio trabalho artístico, este estudo objetiva averiguar certas implicações estéticas estabelecidas nesses poemas de Cabral sobre Marianne Moore.

    Abstract in English:

    ABSTRACT We can affirm that one of the main characteristics about the work of the Brazilian poet João Cabral de Melo Neto (1920-1999) is the metalanguage use, but a metalanguage that is frequently in relation to aesthetic appreciations about other writers and artists, too. Examples of this critical poetry of João Cabral are his poems on the American poet Marianne Moore (1887-1972). During his life, João Cabral produced five poems whose subject was Moore and/or her work. Knowing that this critical vision on other artists often reflects a critical vision upon himself, our essay claims to verify certain aesthetic implications established in these Cabral’s poems on Marianne Moore.
  • Candian: o último caipira Artigos

    Cordova, Vitor Sartori; Victal, Jane

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo reúne algumas peculiaridades de um ser humano identificado na antropologia como caipira. Em seu âmago existencial, reúnem-se particularidades como a relação com o bairro rural, o mutirão e os cânticos do cururu. Dessa forma, partindo dos documentos iconográficos do historiador e intelectual Ernani Silva Bruno disponíveis no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP) e dos estudos do sociólogo e literato Antonio Candido, o presente trabalho intenta demonstrar as ações e relações sociais dessa cultura na cidade de Iracemápolis por meio dos hábitos cotidianos do senhor Candian, membro responsável pela transmissão do modo de vida tradicional do campo na zona urbana.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The article brings together some peculiarities of a human being identified in the anthropology as caipira. In its existential core, there are some particularities such as the relation with the rural neighborhood, the “mutirão” and the songs of the cururu. In this way, starting from the iconographic documents of the historian and intellectual Ernani Silva Bruno available at the Institute of Brazilian Studies of the University of Sao Paulo (IEB/USP) and the studies of the sociologist and literate Antônio Candido, the present work aims to demonstrate the actions and social relations of this culture in the city of Iracemápolis through the daily habits of Mr. Candian, responsible member for the transmission of this traditional country way of life in the urban zone.
  • A poesia erótica de Lucas José d’Alvarenga Artigos

    Oliveira, Gracinéa I.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar a poesia erótica de Lucas José d’Alvarenga. Para execução desta análise, foi feita uma pesquisa monográfica, usando a técnica de pesquisa indireta, especificamente a bibliográfica, que consistiu em breve revisão da bibliografia já publicada referente ao livro de Lucas José d’Alvarenga, Poezias (1830), objeto desta pesquisa. A seleção e a análise dos poemas foram norteadas pelo conceito de erotismo, proposto por Octavio Paz. Foram identificados 13 poemas eróticos no livro, entre improvisos, quadras, sonetos e vilancetes. O erotismo foi representado nesses poemas através de antíteses e de metáforas, sendo as características eróticas mais recorrentes a imaginação, a percepção do sexo como recreação e a privacidade x o voyeurismo.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The purpose of this article is to analyze the erotic poetry of Lucas José d’Alvarenga. For the execution of this analysis, a monographic research was done using the indirect research technique, specifically the bibliographical one, which consisted of a brief review of the bibliography already published concerning the work of Lucas José d’Alvarenga - the book Poezias (1830) -, object of this research. The selection and analysis of the poems were guided by the concept of eroticism, proposed by Octavio Paz. Thirteen erotic poems were identified in the book, among improvisations, quatrains, sonnets and vilancetes. Eroticism was represented in these poems through antitheses and metaphors, being erotic features most recurrent the imagination, the perception of sex as recreation and privacy vs. voyeurism.
  • Francesismo ou nacionalismo? Dilemas do modernismo brasileiro nas cartas dos anos 1920 Artigos

    Jobim, José Luís

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste trabalho, pretendemos explorar as questões das referências francesa e europeia, principalmente em cartas de Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira, nos anos 1920, chamando a atenção para os imaginários construídos com as noções de “aqui” (Minas, São Paulo, Rio, Brasil, América Latina) e “lá” (França, Europa), na palavra que circula entre e através desses autores. Também formularemos uma hipótese sobre crítica literária “interna” e “externa”, envolvendo essa correspondência.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In this essay we intend to explore the French and European references, principally in the correspondence between Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira, in the 1920s, focusing on the imaginaries concocted with the ideas of “here” (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, América Latina) and “there” (France, Europe). We will also formulate a hypothesis about “internal” and “external” literary criticism, involving this correspondence.
  • A arte de Graciliano Ramos na Cultura Política e em Viventes das Alagoas Resenhas

    Lebensztayn, Ieda
  • O triste visionário: Lima Barreto e seu tempo Resenhas

    Natal, Caion Meneguello
  • Para além da autobiografia: crise da subjetividade e fratura da forma no romance Recordações do escrivão Isaías Caminha Resenhas

    Rosa, Alexandre Juliete
  • Cartas d’alma: um intercâmbio cultural e afetivo Resenhas

    Neves, Rodrigo Jorge Ribeiro
  • Sábato Magaldi vivo Documentação

    Faria, João Roberto; Moraes, Marcos Antonio de
  • Sábato por Edla Documentação

    Steen, Edla van
  • Mário, Sábato Documentação

    Moraes, Marcos Antonio de
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