Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Issue: 81, Published: 2022
  • Brasis sobrepostos: fontes da conformação e transformação do tempo Editorial

    Gouveia, Inês; Galvão, Luciana Suarez; Garcia, Walter
  • The exemplary qualities of Alexander von Humboldt’s works Artigos

    Bolle, Willi

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Daobra de Humboldt - que não foi autorizado a viajar pelo Brasil - são estudados: a apresentação científica e estética da natureza; a descrição de paisagens típicas; a valorização das culturas indígenas; os ensaios políticos sobre Cuba e o México; a crítica da escravização e a defesa da independência das colônias; a comparação entre os continentes e a visão do nosso planeta no conjunto do Universo. As ideias de preservação do meio ambiente e de uma humanidade que supere preconceitos e inimizades são um legado importante para nós, que vivemos - depois da era dos descobrimentos e a dos impérios - na terceira fase da globalização.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The exemplary qualities of Humboldt’s works studied in this article are: a scientific and aesthetic view of nature, the description of typical landscapes, the valorization of indigenous cultures, the political essays on Cuba and Mexico, his critique of enslavement and defense of colonial independence, the comparison between continents and a view of our planet in the universe. His main legacy: environment preservation and peaceful coexistence among peoples.
  • Observations and experiences of Alexandre Rodrigues Ferreira about agriculture in Pará (1784) Artigos

    Pataca, Ermelinda Moutinho

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO • Em consonância ao pensamento fisiocrático setecentista, a agricultura consistiu em um dos principais objetos de reflexão de Alexandre Rodrigues Ferreira ao longo da Viagem Filosófica (1783-1792), com destaque especial para o texto Estado Presente da Agricultura do Pará. Neste artigo, analisaremos este manuscrito, avaliando como a observação e a experiência fundamentaram os projetos políticos e econômicos implementados nas esferas locais e metropolitanas. Analisaremos a construção de um gênero epistêmico, o “Estado Presente”, destacando as práticas científicas em toda sua complexidade, abrangendo as investigações na viagem e o processo de escrita, reflexão e síntese do texto. Destacaremos os discursos sobre a decadência da agricultura e suas proposições reformistas para a implementação de políticas agrícolas, num processo civilizador associando a ordenação e a domesticação natural aos projetos coloniais.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In line with 18th-century Physiocratic thought, agriculture was one of Alexandre Rodrigues Ferreira’s main objects of reflection during his Philosophical Journey (1783-1792), with special emphasis on the text “Estado Presente da Agricultura do Pará” [Present state of agriculture in the Pará], manuscript evaluating how observation and experience supported the political and economic projects implemented in the local and metropolitan spheres. We will analyze the construction of an epistemic genre, the “Present State”, highlighting scientific practices in all complexity, covering the investigations on the journey and the process of writing, reflecting and synthesizing the text. We will highlight the discourses on the decay of agriculture and its reformist proposals for the implementation of agricultural policies, in a civilizing process associating ordering and natural domestication with colonial projects.
  • Celso Furtado, the Coup of 1964 and the Military Dictatorship Artigos

    ROSA, LILIAN DA

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo discute a interpretação de Celso Furtado sobre o Golpe Civil-militar de 1964 e os reflexos dos governos militares para a sociedade brasileira. Por meio de recursos filológicos, o trabalho analisa um conjunto de textos produzidos entre 1962 e 2004, a partir de três perspectivas: (a) a ruptura política como um desdobramento do subdesenvolvimento; (b) as implicações do processo de globalização e a influência da hegemonia externa na política do Brasil e seus desdobramentos; e (c) os desajustes estruturais entre o Centro-Sul e o Nordeste. Por fim, o artigo insere Furtado como um autor importante para o debate historiográfico relacionado à Ditadura Civil-militar.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper addresses the Celso Furtado’s interpretation of the 1964 Brazilian Coup and the effects related to military governments in Brazil. Using philological methods, this study discusses the work of Furtado, written between 1962 and 2004, considering three approaches: (a) the political rupture as an outgrowth of underdevelopment; (b) the effects of the globalization processes and the role of a hegemonic external government for the Brazilian policy; and (c) the structural maladjustments among the Brazilian Center-South and Northeast. At the end, this paper also proposes that Furtado is an important author to be considered for the historiographic debate related to Military Dictatorship.
  • “What causes pleasure”: lundu between neoclassicals and romantics at the Opera House of Ouro Preto Artigos

    Mayor, Mariana

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO • O artigo analisa uma polêmica de jornal entre um empresário teatral e um sócio anônimo da Casa da Ópera de Ouro Preto, publicada no O Universal, de Minas Gerais, em 1826. Os textos trocados revelam expectativas, frustrações e a realidade do trabalho teatral da casa de espetáculos sobre repertório, formas cênicas e relação com espectadores na construção do Brasil independente. As disputas entre o imaginário neoclássico e romântico estão presentes, num jogo com o mercado teatral e o sucesso do gênero de origem afro-diaspórica lundu.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The article analyzes a newspaper controversy between a theatrical entrepreneur and an anonymous partner of the Opera House of Ouro Preto, published in O Universal, de Minas Gerais, in 1826. The texts reveal expectations, frustrations and the reality of the theatrical work of the theater on repertoire, scenic forms and the relationship with spectators in the construction of Independent Brazil. The disputes between neoclassical and romantic imagery are present, in a game with the theatrical market and the success of the genre lundu.
  • Os carbonários, 40 years, of Alfredo Sirkis (1950-2020): testimony and survival Artigos

    Pereira, Rogério Silva

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Estudo da narrativa de Os carbonários, de Alfredo Sirkis (1950-2020), partindo da análise do paratexto das várias edições do livro, apontando eventuais contradições, explicitando e detalhando a construção do personagem-narrador, o próprio Sirkis, que ostenta bem delineadas características de testemunha e de sobrevivente. Para tanto, arregimenta os conceitos de sobrevivente (Agamben, 2008) e de testemunho (Agamben, 2008; Ricoeur, 2007; Sarlo, 2007).

    Abstract in English:

    ABSTRACT Study of the narrative of Os carbonários, by Alfredo Sirkis (1950-2020), starting from the analysis of the paratext on numerous editions of the book, incorporating contradictions, explaining and detailing the construction of the character-narrator, Sirkis himself, who has well-defined characteristics of witness and survivor. Therefore, it brings together the concepts of survivor (Agamben, 2008) and testimony (Agamben, 2008; Ricoeur, 2007; Sarlo, 2007).
  • The overpass that never fell down: city as loss in Adoniran Barbosa Artigos

    Rezende, Gabriel S. S. Lima; Braga, Rogério Machado

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A aparente ausência de sentido existente entre o embelezamento do Viaduto Santa Ifigênia e a tristeza desdobrada na canção de Adoniran Barbosa é o ponto de partida e de chegada deste artigo. O estudo da materialidade poético-musical dessa canção, que tematiza a possibilidade não concretizada de demolição de uma construção histórica, amparado em análises histórico-sociais sobre a formação e o desenvolvimento de São Paulo, norteiam nossa tentativa de interpretação do conjunto da obra do sambista paulista em torno do esforço por tornar visível a perda como núcleo da experiência de quem habita a cidade.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The apparent lack of meaning between the improvement of Santa Efigênia overpass and the sadness unfolded in Adoniran Barbosa’s song is the starting and ending point of this article. The study of the song, which thematizes the unrealized demolition of a historical building in São Paulo, guides our attempt to interpret Adoniran’s work around the effort to make visible the loss as the core of the experience of those who inhabit the city.
  • Whoever takes the risk loses and wins a study on O sedutor do sertão, by Ariano Suassuna Artigos

    Oliveira, Fábio José Santos de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar um romance de Ariano Suassuna (1927-2014) publicado postumamente: O sedutor do sertão (2020). Apesar de seu aspecto deleitável (o que poderia gerar a impressão de uma escrita facilitada), O sedutor do sertão se mostra uma obra de ampla complexidade compositiva. Fatos históricos da Paraíba, motivos populares, citação de folhetos de cordel e aproveitamento cromático, tudo isso se concentra na elaboração de uma obra rica em detalhes, bem ao estilo de Ariano Suassuna.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper aims to analyze a posthumously published novel of the Brazilian writer Ariano Suassuna (1927-2014): O sedutor do sertão (2020). Despite being an easy-to-read book (what could give the reader a wrong impression about its literary qualities), O sedutor do sertão proves to be a work of a great complexity in its composition. Historic facts of Paraíba (Northeast of Brazil), folk themes, quotation about some chapbooks, chromatic usage, all of this comes together for the production of a work full of details, as usual to Ariano Suassuna.
  • Necropolitics and intersectional criticism to capacitism: a comparative study of the convention of the rights of persons with disabilities and the statute of persons with disabilities Artigos

    Santos, Sérgio Coutinho dos; Kabengele, Daniela do Carmo; Monteiro, Lorena Madruga

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO • As teses interseccionais agregam, entre outras condições, raça, gênero e classe como formas de opressão. Mais recentemente, surgiram reflexões anticapacitistas interseccionais, assim denominadas por incorporar a opressão contra pessoas com deficiência à interseccionalidade. O objetivo do artigo é sistematizar em termos jurídicos e políticos a relevância desta expansão epistêmica. Para isto, será analisado o conceito social de racismo com base em Achille Mbembe como elemento constitutivo de discriminações múltiplas. A legislação e a jurisprudência brasileiras serão mostradas como marcos normativos para a aceitação destas teses para enfrentar o racismo e o capacitismo estruturais brasileiros. Por fim, como forma de luta emancipatória para as identidades fragmentadas por formas de discriminação, foi mostrado como múltiplas teses interseccionais são formas efetivas de resistência para uma sociedade mais justa. Conclui-se que os estudos sobre a deficiência são uma dimensão necessária na perspectiva interseccional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Intersectional theses add, among other conditions, race, gender and class as forms of oppression. More recently, intersectional anti-capacity reflections have emerged, so named for incorporating oppression against people with disabilities into intersectionality. The objective of the article is to systematize in legal and political terms the relevance of this epistemic expansion. For this, the social concept of racism based on Achille Mbembe will be analyzed as a constitutive element of multiple discrimination. Brazilian legislation and jurisprudence will be shown as normative frameworks for the acceptance of these theses to face racism and structural ableism in Brazil. Finally, as a form of emancipatory struggle for identities fragmented by forms of discrimination, it was shown how multiple intersectional theses are effective forms of resistance for a more just society. It is concluded that studies on disability are a necessary dimension in the intersectional perspective.
  • Hymn-book for disheveled bodies I - Girls Criação

    Becker, Mar

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO • A seção Criação tem por objetivo publicar textos e materiais inéditos de escritores e/ou artistas, fotógrafos, desenhistas, além de documentos inéditos encontrados no Arquivo do IEB-USP. “Hinário para corpos em desalinho/ I - Meninas” reúne quatro poemas de Mar Becker (Marceli Andresa Becker). Mar Becker é poeta, tem formação em Filosofia (Universidade de Passo Fundo - RS) e especialização em Metafísica e Epistemologia (Universidade Federal da Fronteira Sul - RS). Publicou A mulher submersa, seu primeiro livro (poesia), em maio de 2020, pela Editora Urutau - duas edições, uma no Brasil e outra em Portugal (BECKER, 2020). Em 2021, A mulher submersa recebeu o Prêmio Minuano, concedido pelo estado do Rio Grande do Sul, e foi finalista do Prêmio Jabuti.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The Creation section has the objective of publish unpublished texts and materials by writers and/or artists, photographers, designers, as well as unpublished documents found in the USP IEB Archive. “Hymn-book for disheveled bodies/ I - Girls” gathers four poems written by Mar Becker (Marceli Andresa Becker). Mar Becker (Marceli Andresa Becker) is a poet. She is graduated in Philosophy (Universidade de Passo Fundo - RS) and is specialized in Metaphysics and Epistemology (Universidade Federal da Fronteira Sul - RS). A mulher submersa (Woman Underwater), her first poetry collection, has been published by Urutau in March 2020, both in Brazil and Portugal (BECKER, 2020). In 2021, A mulher submersa won the Minuano Award, granted by the State of Rio Grande do Sul, and was also a finalist for the Jabuti Award, the greatest literary prize, both in Brazil.
  • Measuring time and other poems Criação

    Mello, Heitor Ferraz

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A seção Criação tem por objetivo publicar textos e materiais inéditos de escritores e/ou artistas, fotógrafos, desenhistas, além de documentos inéditos encontrados no Arquivo do IEB-USP. “Medir o tempo e outros poemas” reúne cinco poemas de Heitor Ferraz Mello. Mello é poeta, jornalista e professor na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Trabalhou durante muitos anos como crítico de literatura, tendo colaborado em diversos jornais e revistas brasileiras. Publicou, entre outros livros de poesia, Coisas imediatas (1996-2004) (MELLO, 2004), Um a menos (MELLO, 2009) e Meu semelhante (MELLO, 2016).

    Abstract in English:

    ABSTRACT The Creation section has the objective of publish unpublished texts and materials by writers and/or artists, photographers, designers, as well as unpublished documents found in the USP IEB Archive. “Measuring time and other poems” gathers five poems written by Heitor Ferraz Mello. Mello is a poet, journalist and professor at Faculdade Cásper Líbero, São Paulo. He worked for many years as a literary critic, writing for several Brazilian newspapers and magazines. Mello published, among other poetry books, Coisas imediatas (1996-2004) (MELLO, 2004), Um a menos (MELLO, 2009) e Meu semelhante (MELLO, 2016).
  • Anita Malfatti’s diary of 1914 Documentação

    Pires, Carlos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo apresenta parte de uma pesquisa sobre o diário que Anita Malfatti escreveu em 1914. O diário, que estava desaparecido desde meados dos anos 1980, traz um relato detalhado da primeira exposição em São Paulo da pintora depois do retorno de sua primeira viagem para a Europa.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The article presents part of a research project on the diary written by Anita Malfatti in 1914. The diary, which had been missing since the mid-1980s, provides a detailed account of the first exhibition in São Paulo of the modernist painter after she returned from her first trip to Europe.
  • A look at the black angel in the metropolis Resenhas

    Azevedo, Amailton Magno

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Esta resenha tece considerações sobre a trajetória do músico e educador Salloma Salomão e suas relações familiares e sociais na cidade de São Paulo. Refletir sobre essa trajetória permitiu compreender como os excluídos sociais forjaram seus modos de vida e arte na metrópole.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This review considers the trajectory of the musician and educator Salloma Salomão and his family and social relationships in the city of São Paulo. Reflecting on this trajectory allowed us to understand how the socially excluded forged their ways of life and art in the metropolis.
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