Editorial Dependência e autonomia Marras, Stelio Buitoni, Dulcília Helena Schroeder Moraes, Marcos Antonio de |
Artigos Ronnie Von: de ídolo da juventude a artista psicodélico (1966-1970) Garson, Marcelo Vargas, Herom Resumo em Português: RESUMO Este artigo analisa a trajetória do cantor Ronnie Von entre 1966 e 1970 para compreender seu processo de transição de artista de sucesso do rock brasileiro ao experimentalismo psicodélico. Utilizandose de materiais de época – reportagens, entrevistas, canções, capas de disco e fotografias – e sua biografia, a análise busca reconstruir esse percurso peculiar no cenário musical da segunda metade dos anos 1960, em suas oportunidades, constrangimentos e convenções, a fim de compreender o campo de possibilidades, escolhas e impasses que moldaram esse período na carreira singular de Ronnie Von.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article analyzes the trajectory of singer Ronnie Von between 1966 and 1970 to understand the transition process of a successful artist from Brazilian rock to psychedelic experimentalism. Drawing on period materials – reports, interviews, songs, album covers and photographs – and his biography, the analysis seeks to reconstruct this peculiar trajectory in the musical scene of the second half of the 1960s, in its opportunities, constraints and conventions, in order to understand the field of possibilities, choices and impasses that shaped this period in Ronnie Von's unique career. |
Artigos A denúncia social em O moleque Ricardo é uma luta por direitos, um manifesto revolucionário ou o quê? Mansur, João Paulo Resumo em Português: RESUMO Este artigo investiga os sentidos com que a denúncia social do romance O moleque Ricardo, de José Lins do Rego, foi recepcionada pela crítica especializada da época. Parte dela, ao se deparar com uma obra que tinha como pano de fundo a questão social no Recife do início do século XX, relacionou-a à estética proletária. Outros intérpretes perceberam nela reivindicações por direitos sociais. Ainda havia quem notava uma mera exposição desengajada das condições vida na cidade. Analisando as críticas literárias veiculadas logo após a publicação de O moleque Ricardo, observa-se que a mentalidade tradicionalista e ruralista pela qual Rego é reconhecido atualmente ainda escapava das análises, panorama que mudaria com a publicação de Usina. Conclui-se que, por aproximadamente um ano, O moleque Ricardo foi desvinculado do tradicionalismo de seu autor, sendo apropriado com diversos sentidos.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article investigates the meanings by which the social denunciation in the novel O moleque Ricardo, by José Lins do Rego, was received by the specialized critics of the time. Some of them, when faced with a work that had as its backdrop the social issues in early 20th-century Recife, related it to proletarian aesthetics. Other interpreters saw in it demands for social rights. There were also those who viewed it as a mere detached exposition of the city's living conditions. Analyzing the literary criticism published shortly after O moleque Ricardo, it becomes clear that the traditionalist and ruralist mindset for which Rego is recognized today was still overlooked in the analyses, a circumstance that would change with the publication of Usina. It is concluded that, for about a year, O moleque Ricardo was dissociated from its author's traditionalism, being appropriated with various meanings. |
Artigos Um mundo em ruínas: violências, catástrofes e negatividade na poesia de Dante Milano Kukul, Vanessa Moro Resumo em Português: RESUMO Propõe-se neste artigo uma leitura analítica da seção Terra de Ninguém, de Dante Milano, e mais detalhadamente do poema “Os trabalhos do mundo”. Na seção, acontecimentos e processos históricos próprios da primeira metade do século XX sedimentam-se nos poemas. Estabeleceu-se, à época, um paradoxal emprego da razão: por um lado, houve a racionalização extrema do trabalho humano e dos recursos tecnológicos; por outro, expôs-se o ser humano à iminência da catástrofe total e à violência extrema. Pretende-se demonstrar como na voz lírica desenvolve-se um ponto de vista marcado pela negatividade, contrário à guerra e à exploração do homem pelo homem.Resumo em Inglês: ABSTRACT An analytical reading of the section Terra de Ninguém (No Man's Land), by Dante Milano, and in more detail of the poem “Os trabalhos do mundo” (”The works of the world”) is proposed in this article. In this section, historical events and processes typical of the first half of the 20th century are consolidated in the poems. At the time, a paradoxical use of reason was established: on the one hand, there was the extreme rationalization of human work and technological resources; on the other, human beings were exposed to the imminence of total catastrophe and extreme violence. The aim is to demonstrate how the lyrical voice develops a point of view marked by negativity, opposed to war and the exploitation of man by man. |
Artigos Nos rastros do imaginário: a literatura e a história em Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado Mendes, Daniel Resumo em Português: RESUMO Este artigo se propõe a analisar como o contexto histórico de Ilhéus, no interior da Bahia, durante a década de 1920, aparece na obra Gabriela, cravo e canela (1958), de Jorge Amado. O objetivo é compreender como a história pode servir para o escritor na criação da sua obra literária, assim como a literatura pode servir para o historiador na criação do registro histórico de determinada época. Adotamos como principal arcabouço teórico a noção de “imaginário” (PESAVENTO, 2006) em diálogo com as ideias de “lastro do real” (CANDIDO, 2000) e “história secreta” (PIGLIA, 2004). A metodologia de análise busca dar conta de um estudo crítico e interdisciplinar com diferentes referências dos campos da historiografia e dos estudos literários. Evidenciamos, enfim, como o contexto histórico de um período pode ser útil para a criação literária diferenciada dos escritores e, do mesmo modo, como a literatura de uma época pode servir aos registros também diferenciados dos historiadores.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article aims to analyze how the historical context of Ilhéus, in the interior of Bahia, during the 1920s, appears in Jorge Amado’s Gabriela, cravo e canela (1958). The main objective is to understand how history can be used by the writer to create his literary work, just as literature can be used by the historian to create the historical record of a particular era. We have adopted the notion of “imaginary” (PESAVENTO, 2006) as the main theoretical framework for discussion, in dialogue with the ideas of “ballast of the real” (CANDIDO, 2000) and “secret history” (PIGLIA, 2004). The analysis methodology seeks to provide a critical and interdisciplinary study with different references from the fields of historiography and literary studies. We highlight, ultimately, how the historical context of a period can be useful for the differentiated literary creation of writers and, in the same way, how the literature of an era can serve the also differentiated records of historians. |
Artigo Fracasso da forma ou visão de país em A Confederação dos Tamoios Bueno, Luís Resumo em Português: RESUMO A partir do confronto entre a primeira edição do poema A Confederação dos Tamoios, de 1856, e a versão revista de 1864, este artigo propõe que o fracasso do poema, estabelecido pela crítica contemporânea e mantido como julgamento posterior pela história literária, era, na verdade, fruto de uma concepção de épica mais maleável e de uma visão de formação do Brasil menos heroica e mais violenta do que as dominantes na época.Resumo em Inglês: ABSTRACT Considering the differences between A Confederação dos Tamoios’s first (1856) and second (1864) editions this paper intends to show that what critic and literary history use to see as a failure was due, compared to the dominant ideas in the middle 19th century, to a less rigid conception of epic and to a view less heroic and more violent of Brazilian history. |
Artigo A república no império: mapeando o discurso republicano no Brasil dos Oitocentos (1822-1870) Regasson, Bruno Veçozzi Resumo em Português: RESUMO Trabalho de história conceitual, este artigo mapeia o discurso republicano no Brasil Império. Permeado pelo republicanismo clássico e pelo liberalismo político, república foi um conceito de uma linguagem de crise associada a movimentos revolucionários, mas também esteve ligado a um projeto reformista da monarquia. A partir de 1850 há um ponto de inflexão, e o conceito responde ao processo de modernização socioeconômico do Brasil em uma chave conservadora, incorpora um ideário cientificista e se solidifica como antítese à monarquia.Resumo em Inglês: ABSTRACT Conceptual history paper, this article maps the republican discourse during the Brazilian Empire. Permeated by classical republicanism and political liberalism, republic was a concept of a language of crises, associated with revolutionary movements, but was also connected to a reformist project of the monarchy. Beginning in 1850, there is a point of inflexion and the concept responds to the socioeconomic process of modernization in Brazil in a conservative perspective, incorporates a scientific ideology and solidifies itself as an antithesis to monarchy. |
Criação Cabeças trocadas: a arte reflexiva de Thiago Goms Moraes, Marcos Antonio de Resumo em Português: RESUMO Apresentação e estudo da obra do multiartista Thiago Goms, sublinhando nela a construção de um original imaginário estético que provoca a reflexividade crítica.Resumo em Inglês: ABSTRACT Presentation and study of the work of multi-artist Thiago Goms, highlighting the construction of an original aesthetic imaginary that provokes critical reflexivity. |
Documentação Tarsila do Amaral ilustradora: uma contribuição à revisão do catalogue raisonné a partir do acervo do IEB/USP Jesus, Aline Alves de Simioni, Ana Paula Cavalcanti Resumo em Português: RESUMO Nos anos 1920, Tarsila do Amaral (1886-1973) consolidou-se como uma das principais figuras do modernismo brasileiro, sintetizando em suas obras referências internacionais a elementos da cultura nacional. Apesar de sua produção pictórica ser amplamente estudada, sua atuação como ilustradora ainda é pouco abordada. Este artigo analisa uma ilustração - presente no Livro de poemas de 1935, pertencente à coleção Mário de Andrade do IEB/USP -, a qual é pouco reconhecida pelos estudiosos, estando ausente nos catálogos de exposições dedicadas à produção gráfica e no catálogo raisonné da artista. A análise dessa ilustração permite uma possível revisão do catalogue raisonné da artista, assim como pode fomentar estudos críticos sobre o lugar das artes gráficas na produção da artista.Resumo em Inglês: ABSTRACT In the 1920s, Tarsila do Amaral (1886-1973) consolidated herself as one of the main figures of Brazilian Modernism, synthesizing international references with elements of national culture in her works. Although her pictorial production is widely studied, her work as an illustrator is still scarcely addressed. This article analyzes an illustration - featured in Livro de poemas de 1935, part of the Mário de Andrade collection at IEB/USP - which is little recognized by scholars, being absent from exhibition catalogs dedicated to her graphic production and from the artist’s catalogue raisonné. Analyzing this illustration allows for a possible revision of the artist’s catalogue raisonné, as well as fostering critical studies on the role of graphic arts in her body of work. |
Resenha Paris 1923: trânsitos de sociabilidade em cabarets antropofágicos Moraes, Ricardo Gaiotto de Resumo em Português: RESUMO Analisamos o livro 1923: os modernistas brasileiros em Paris, destacando sua contribuição para compreender as dinâmicas culturais dos artistas brasileiros que se instalaram na Paris dos anos 1920. Além de investigar as trocas transnacionais de figuras como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Rego Monteiro, Sérgio Milliet e Heitor Villa-Lobos, que negociaram seu lugar no modernismo internacional e divulgaram os colegas brasileiros, a obra revela trânsitos culturais entre artistas brasileiros e franceses, passando por temas como a (in)submissão a expectativas europeias de “exotismo” e o potencial do incipiente modernismo brasileiro em também afetar artistas franceses.Resumo em Inglês: ABSTRACT We analyze the book 1923: os modernistas brasileiros em Paris, highlighting its contributions to understanding the cultural dynamics of Brazilian artists who settled in 1920s Paris. In addition to investigating the transnational exchanges of figures such as Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Rego Monteiro, Sérgio Milliet, and Heitor Villa-Lobos, who negotiated their place in international modernism while promoting their Brazilian peers, the book reveals cultural circulations between Brazilian and French artists, addressing themes such as (non)submission to European expectations of “exoticism” and the potential of early Brazilian modernism to influence French artists. |
Dossier [“Predação ontológica” e a conjuração de fixações liberais: ruminações sobre (inter)dependências e (des)possessões “selvagens” Azenha, Gustavo S. Resumo em Português: RESUMO Este ensaio explora a (inter)dependência a partir dos conceitos de “significantes flutuantes” de Claude Lévi-Strauss e “predação ontológica” de Eduardo Viveiros de Castro, colocando-os em diálogo com outras teorias sociais, como a teoria da dependência de Fernando Henrique Cardoso e a noção de “Grande Fetiche” de Comte. O texto analisa como essas ideias ajudam a refletir sobre a mistificação do poder e a reprodução da desigualdade, além de questionar as implicações do progresso econômico, que molda as dependências globais e nacionais. O ensaio também desafia as noções liberais de liberdade e autodeterminação, propondo uma reavaliação da dependência e das crenças sobre autodeterminação.Resumo em Inglês: ABSTRACT This essay explores (inter) dependency through the concepts of Claude Lévi-Strauss’s “floating signifiers” and Eduardo Viveiros de Castro’s “ontological predation”, placing them in dialogue with other social theories, such as Fernando Henrique Cardoso’s dependency theory and Comte’s notion of the “Great Fetish.” The text analyzes how these ideas help reflect on the mystification of power and the reproduction of inequality, while also questioning the implications of economic progress that shape global and national dependencies. The essay also challenges liberal notions of freedom and self-determination, proposing a reevaluation of dependency and beliefs about self-determination. |
Dossiê Desenvolvimento como superação da condição colonial: a influência de longo prazo das formulações isebianas Ioris, Rafael Resumo em Português: RESUMO O presente artigo analisa as transformações socioeconómicas, políticas e culturais ocorridas no contexto de polarização ideológica do Brasil de meados do século XX, com base na rica reflexão promovida dentro do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb). Busca-se apontar possíveis correlações entre tais formulações e desdobramentos regionais mais amplos, tanto no pensamento promovido no âmbito da Comissão Económica para a América Latina (Cepal), assim como no corpus conceitual mais amplo conhecido como pensamento dependentista.Resumo em Inglês: ABSTRACT The article analyses the socio-economic, political and cultural transformations that took place in the context of Brazil’s ideological polarization in the mid-20th century, based on the rich reflection promoted within the Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), with the aim of pointing out, albeit suggestively, correlations between such reflection and broader regional developments, both in the thinking promoted within the scope of the Comissão Económica para a América Latina (Cepal), as well as in the broader conceptual corpus known as dependency thinking. |
Dossier [A ideia da dependência e seus lugares Mota Filho, Antonio Resumo em Português: RESUMO As teorias da dependência foram uma importante contribuição das ciências sociais latino-americanas. Seu desdobramento mais reconhecido são as teorias do sistemamundo, desenvolvidas por teóricos do centro do capitalismo como Fernand Braudel e Immanuel Wallerstein. Há, contudo, um importante eco das teorias da dependência no pensamento econômico africano dos anos 1960 e 1970. Nosso trabalho se propõe a analisar a influência das teorias da dependência nas formulações do Instituto Africano para o Desenvolvimento Econômico e Planejamento (IDEP), em particular do período em que esteve sob a direção do economista egípcio Samir Amin. Nossas principais fontes são documentos oficiais do IDEP e as memórias de Amin.Resumo em Inglês: ABSTRACT Dependency theories have been an important contribution of Latin American social sciences. Its most recognised offshoot is the world-system theories. Less well known, but equally important, is the dialogue established between dependency theories and African economic thought in the 1960s and 1970s. Our work aims to analyse the influence of dependency theories on the formulations of the African Institute for Economic Development and Planning (IDEP), particularly during the period when it was under the direction of the Egyptian economist Samir Amin. Our main sources are official IDEP documents and Amin’s memoirs. |
Dossiê Celso Furtado e a teoria da dependência: diálogos e aproximações Silva, Roberto Pereira Bianconi, Renata Resumo em Português: RESUMO O artigo revisita a obra de Celso Furtado destacando o tratamento dado por ele a questões debatidas pela teoria da dependência. Especialmente a partir da década de 1970, Furtado refinou sua concepção de subdesenvolvimento, enfatizando a dimensão cultural de seus impasses e propondo uma visão global que ultrapassou os debates das décadas iniciais da teoria da dependência. Iniciando pelas interpretações sobre a relação entre Furtado e a teoria da dependência, elencamos tópicos de diálogo entre eles e salientamos o papel fundamental da dependência cultural e tecnológica na teorização de Furtado sobre o subdesenvolvimento.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article aims to revisit the work of Celso Furtado, highlighting his treatment of issues debated by dependency theory. Especially since the 1970s, Furtado refined his conception of underdevelopment, emphasizing the cultural dimension of its impasses and proposing a global vision that went beyond the debates of the initial decades of dependency theory. Starting with the interpretations of the relationship between Furtado and dependency theory, we show topics of dialogue between them and highlight the fundamental role of cultural and technological dependence in Furtado’s theorization on underdevelopment. |
Dossiê A formação transnacional da teoria da dependência Giorgini, Flores Resumo em Português: RESUMO O conjunto de análises e reflexões chamado de teoria da dependência é hoje considerado uma das principais contribuições latino-americanas para o campo das ciências sociais ocidentais, tendo se tornado, desde 1980, a categoria histórica por excelência para definir um conjunto heteróclito de ideias e um grupo de autores latino-americanos conhecidos como dependentistas. No entanto, seu estatuto teórico foi desde sempre questionado pelos críticos desse movimento intelectual. Ao retraçar a história da noção de teoria da dependência a partir dos escritos de Fernando Henrique Cardoso, este artigo tem o objetivo de mostrar seu caráter transnacional e refletir sobre o contraste que existe entre a aparência de unidade sugerida por essa expressão e a heterogeneidade que na realidade a caracteriza.Resumo em Inglês: ABSTRACT The set of analyses and reflections known as the dependency theory is today considered one of the main Latin American contributions to the field of Western social sciences, having become, since 1980, a historical category par excellence for defining the work and the ideas of the group of Latin American authors known as dependency theorists. However, its theoretical status has always been questioned by critics of this intellectual movement. By retracing the history of the notion of dependency theory, through the writings of Fernando Henrique Cardoso, this article aims to highlight its transnational character and the contrast between the appearance of unity suggested by this term and the heterogeneity that actually characterizes it. |
Dossiê As duas vertentes marxistas da teoria da dependência e seus limites: para uma nova síntese da economia política histórico-estrutural Bastos, Pedro Paulo Zahluth Resumo em Português: RESUMO O artigo defende que a teoria da dependência tem duas vertentes marxistas. A primeira enfatizou a dependência econômica relativa à subordinação das economias dependentes ao capitalismo mundial, enquanto a segunda enfatizou a dependência política. Depois de criticá-las simpaticamente, sugere-se o que é atual e se propõe um método para nova síntese histórico-estrutural que evite os vícios de economicismo e politicismo que caracterizam as duas vertentes.Resumo em Inglês: ABSTRACT The paper argues that dependency theory has two Marxist strands. The first emphasized economic dependency, related to the subordination of dependent economies to world capitalism, while the second focused on political dependency. After sympathetically criticizing both camps, the paper suggests what is up-to-date and proposes a method for a new historical-structural synthesis that avoids the vices of economism and politicism that characterize the first and second strands respectively. |
Dossiê Crise, deslocamento e reconversão: o Ilpes entre a tradição estruturalista e a crítica sociológica Barboza, Darlan Praxedes Jackson, Luiz Carlos Souza, Fabio Silva de Resumo em Português: RESUMO O artigo analisa o Ilpes como instituição transnacional de reconfiguração teórica do pensamento latino-americano sobre desenvolvimento nos anos 1960 em meio à crise do modelo estruturalista da Cepal. Argumentamos que o Instituto se tornou espaço de uma inflexão sociológica no debate sobre o capitalismo periférico, impulsionada por sociólogos que ocupavam uma posição ambígua no campo intelectual latino-americano: suficientemente integrados para mobilizar o prestígio da tradição estruturalista, mas periféricos o bastante para desafiá-la por dentro.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article analyzes Ilpes as a transnational institution of theoretical reconfiguration within Latin American development thought during the 1960s, amid the crisis of Cepal’s structuralist model. We argue that the Institute became a space of sociological inflection in the debate on peripheral capitalism, driven by sociologists who occupied an ambivalent position within the Latin American intellectual field: sufficiently integrated to mobilize the prestige of the structuralist tradition, yet peripheral enough to challenge it from within. |
Dossiê “Independência ou morte!”: a teoria da dependência em debate Giorgini, Flores Iumatti, Paulo Teixeira Resumo em Português: RESUMO O dossiê resulta de debates realizados em um colóquio em Paris, em 2022, com pesquisadores de diversos países para discutir a “teoria da dependência”. A perspectiva da dependência ganhou destaque mundial nos anos 1970, mas perdeu relevância nas décadas seguintes, especialmente após o esgotamento do ciclo revolucionário cubano. No entanto, algumas variantes, como a inspirada em Marini, Santos e Bambirra, persistiram. Além disso, a influência da teoria da dependência inspirou intelectuais como Anibal Quijano, que desenvolveu a noção de “colonialidade do poder”, e contribuiu para o projeto modernidad/colonialidad. Recentemente, uma nova geração de pesquisadores tem recuperado a perspectiva da dependência integrando as críticas decoloniais e pós-coloniais formuladas no começo do século XXI.Resumo em Inglês: ABSTRACT The dossier is the result of debates held at a colloquium in Paris in 2022, with researchers from various countries to discuss “dependency theory”. Dependency perspective gained international prominence in the 1970s, but lost relevance in the following decades, especially after the Cuban revolutionary cycle came to an end. However, some variants, such as those inspired by Marini, Santos and Bambirra, persisted. In addition, the influence of dependency theory inspired intellectuals such as Anibal Quijano, who developed the notion of “coloniality of power” and contributed to the modernidad/colonialidad project. Recently, a new generation of researchers has reclaimed the dependency perspective by integrating the decolonial and postcolonial critiques formulated at the beginning of the 21st century. |