Sumário
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Número: 92, Publicado: 2025Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Número: 92, Publicado: 2025
| Documents |
|---|
|
Artigo O mundo bantu em diáspora no Brasil: saberes, estratégias e organizações desde a África Silva, Elisabete de Fátima Farias de Paula Junior, Antonio Filogenio Resumo em Português: RESUMO Tendo como orientador epistêmico o Dikenga dia Kongo (Cosmograma Bakongo), por Fu-Kiau, adotamos a perspectiva de estudos afrocêntricos e a educação antirracista para localizar as tradições negro-africanas no quadro da diáspora em suas próprias bases e frisar o caráter diaspórico do mundo bantu, verificando como essas epistemologias influenciam a reorganização da humanidade afrodiaspórica no Brasil que dão corpo à tradição caiumba e à organização do Encontro Internacional de Tradições Bantu (Ecobantu). Para tanto, o texto se organiza em kala, tukula, luvemba e musoni, movimentos solares da cosmologia Bantu-Kongo, que, associados à filosofia ubuntu e a pesquisas de outros africanistas e experiências afrodiaspóricas, nos ensinam sobre valores de ser-sendo bantu em diáspora.Resumo em Inglês: ABSTRACT Having as epistemic guide the Dikenga dia Kongo (Bakongo Cosmogram), by Fu-Kiau, we adopt the perspective of Afrocentric studies and anti-racist education to locate black-African traditions within the framework of the diaspora at their own bases and to emphasize the diasporic character of the Bantu world, verifying how these epistemologies that arrive in Brazil, and here constitute vectors of reorganization of Afro-diasporic humanity, manifest themselves by giving body to the caiumba tradition and the organization of Ecobantu – International Meeting of Bantu Traditions. To this end, the text is organized into kala, tukula, luvemba and musoni, solar movements of Bantu-Kongo cosmology that, associated with the ubuntu philosophy and research by other Africanists and Afro-diasporic experiences, teach us about Bantu ways of be-ing in the diaspora. |
|
Artigo Nietzsche na escrivaninha da casa da rua Lopes Chaves Breunig, Tiago Hermano Resumo em Português: RESUMO Em sua coleção de livros, hoje mantida pela Biblioteca do Instituto de Estudos Brasileiros, Mário de Andrade guardou obras de Friedrich Nietzsche em tradução francesa editados nos anos 1910 e 1920. Este artigo se propõe a acompanhar analiticamente a leitura feita pelo autor brasileiro da obra do filósofo alemão, seguindo, para tanto, sua marginália, e, assim, situar Mário de Andrade, como leitor e escritor, no contexto da recepção de Nietzsche no Brasil.Resumo em Inglês: ABSTRACT In his collection of books, maintained by the Library of the Institute of Brazilian Studies, Mário de Andrade kept works by Friedrich Nietzsche in French translation edited in the 1910s and 1920s. This article aims to analyse the Brazilian author’s reading of the German philosopher’s work, following, to this end, his marginalia. Thus, it seeks to situate Mário de Andrade, either as a reader or as a writer, in the context of Nietzsche’s reception in Brazil. |
|
Artigo Canudos, memórias de um combatente: a guerra como uma pequena história Paez, Juan Recchia Resumo em Português: RESUMO Aos 76 anos, o ex-combatente Marcos Evangelista da Costa Villela Júnior escreveu uma “pequena história” na qual rememora, como testemunha ocular, a guerra de Canudos (1896-1897), na Bahia. A releitura desse documento possibilita a compreensão de um fato central na formação do Brasil como república e revela a formação de um campo de saberes subalternos que desafia as versões hegemônicas da guerra. A leitura comparativa de obras consagradas sobre Canudos propõe repensar a ligação entre oralidade e escrita a partir de noções como a “retórica da sinceridade”, em que o testemunho se combina com a narrativa e referências cultas de acordo com o nível de alfabetização do autor. Disso se deduz que se trata de uma pequena história que produz grandes efeitos, pois as estratégias de legitimação acabam por subverter a ordem da historiografia oficial e convertem o soldado republicano em um herói sertanejo.Resumo em Inglês: ABSTRACT At the age of 76, the ex-soldier Marcos Evangelista da Costa Villela Júnior wrote a “short story” in which he recalls, as an eyewitness, the war of Canudos (which took place in the state of Bahia between 1896 and 1897). The rereading of this document allows us to understand a central event in the formation of Brazil as a republic and reveals the formation of a field of subaltern knowledge that challenges the hegemonic versions of the war. The comparative reading of relevant works on Canudos war proposes a rethink of the connection between orality and writing, where testimony is combined with narrative structures based on notions such as “rhetoric of sincerity”. From this analysis, it can be deduced that this is a small story that produces great effects, where the legitimation strategies end up subverting the order of official historiography and converting the republican soldier into a sertanejo hero. |
|
Artigo Três cartas inéditas de Mário de Andrade para Murilo Mendes Khéde, Raphael Salomão Resumo em Português: RESUMO O presente artigo tem como objetivo apresentar três cartas inéditas de Mário de Andrade para Murilo Mendes, que estão depositadas no acervo de Jorge de Lima, no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Entre as missivas (escritas em 1932 e 1933), encontram-se os manuscritos de dois poemas de Mário, “Nova canção do Tamoio” e “Girassol da madrugada”. Por sua vez, no acervo de Mário de Andrade no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), estão preservados 32 documentos, entre cartas e bilhetes escritos à mão, enviados por Murilo para Mário, entre 1928 e 1944.Resumo em Inglês: ABSTRACT This essay aims to present three unpublished letters from Mário de Andrade to Murilo Mendes, which are deposited in Jorge de Lima’s collection, at the Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) at Fundação Casa de Rui Barbosa, in Rio de Janeiro. Among the missives (written in 1932 and 1933) there two manuscripts of two poemas by Mário, “Nova canção do Tamoio” e “Girassol da madrugada”. In turn, in Mário de Andrade’s collection at Instituto de Estudos Brasileiros of the Universidade de São Paulo (IEB/USP), thirty-two documents are preserved, including letters and handwritten notes, sent by Murilo to Mário, between 1928 and 1944. |
|
Artigo Os nomes de origem indígena dos brasileiros no século XX Navarro, Eduardo de Almeida Resumo em Português: RESUMO Este artigo busca apresentar, com base no censo demográfico de 2010, feito pelo IBGE, uma síntese da nomeação de brasileiros em línguas indígenas deste país, principalmente em tupi. Busca-se compreender as tendências dessa nomeação e suas causas mais evidentes.Resumo em Inglês: ABSTRACT This paper aims to provide a summary of the naming practices of Brazilians in the country’s indigenous languages, with a particular focus on Tupi, based on data from the 2010 demographic census conducted by IBGE. It seeks to analyze trends in these naming practices and explore the most evident factors influencing them. |
|
Artigo Sobre um conjunto de telas de Tarsila do Amaral: anos 1940 Marino, Rafael Resumo em Português: RESUMO Com base na exposição “Tarsila do Amaral: peindre le Brésil moderne”, ocorrida no Musée du Luxembourg (Paris, 2024-2025), é notável como algumas telas da artista, feitas nos anos de 1940, ganham relevo por elementos que as aproximam e as distinguem em relação às suas fases Social e Neo Pau-Brasil. Em Lenhador em repouso (1940), Terra (1943), Primavera (duas figuras) (1946), Praia (1947) e Estratosfera (1947), vemos pinceladas rápidas e leves, quase pontilhistas, e também relativo distanciamento do realismo social pictórico que praticava, retomando os ambientes metafísicos e o gigantismo onírico próprios ao período antropofágico, bastante característicos de obras como Urutu (1928), Antropofagia (1929) e Abaporu (1928), mas de forma distinta. Em razão de sua composição pictórica bastante particular e das poucas interpretações a eles dedicadas, pretende-se analisar tais obras em conjunto e ensaiar uma interpretação mais geral a respeito delas.Resumo em Inglês: ABSTRACT Based on the exhibition “Tarsila do Amaral: peindre le Brésil moderne”, held at the Musée du Luxembourg (Paris, 2024-2025), it is notable how some of the artist’s paintings, created in the 1940s, gain prominence due to elements that both connect them to and distinguish them from her Social and Neo Pau-Brasil phases. In Lenhador em repouso (1940), Terra (1943), Primavera (duas figuras) (1946), Praia (1947) e Estratosfera (1947), we see swift and light, almost pointillist brushstrokes and also a relative distancing from the pictorial social realism he practiced, returning to the metaphysical environments and dreamlike gigantism typical of the anthropophagic period, quite characteristic of works such as Urutu (1928), Anthropophagy (1929), and Abaporu (1928), but in a distinct manner. Due to their particular pictorial composition and the few interpretations dedicated to them, this work aims to analyze these works as a whole and attempt a more general interpretation of them. |
|
Artigo Entre a escola e o talento: gênese das disposições discentes da Emesp Abreu, Victor Alves de Consolim, Marcia Cristina Resumo em Português: RESUMO O artigo investiga a gênese das disposições musicais/profissionais dos estudantes do 4º ciclo da Escola de Música do Estado de São Paulo - Emesp Tom Jobim, durante os anos de 2020 e 2021, e relaciona as trajetórias dos alunos às preferências estéticas e percursos profissionais no campo musical. O estudo analisa tanto o papel da escola no cenário da educação musical em São Paulo quanto o perfil social dos alunos. Os resultados mostram que, a despeito da postura democratizante da escola, a “ideologia do dom” - central no campo artístico-musical - é reproduzida pela instituição e incorporada pelos estudantes analisados, independentemente de sua origem social. Constatou-se, também, que a posição social dos alunos está associada às aspirações profissionais dominantes e dominadas.Resumo em Inglês: ABSTRACT The article investigates the genesis of the musical and professional dispositions of students in the 4th cycle of Emesp - São Paulo State Music School Tom Jobim, during the years 2020 and 2021, and relates the students’ trajectories to their aesthetic preferences and professional paths within the musical field. The study examines both the role of the school within the landscape of music education in São Paulo and the social background of its students. The findings show that, despite the school’s democratizing stance, the “ideology of talent” - a central notion in the artistic-musical field - is reproduced by the institution and internalized by the students analyzed, regardless of their social origin. It was also found that the students’ social position is associated with dominant and subordinate professional aspirations. |
|
Artigo Observação imaginativa e desfetichização em “Noite morta”, de Manuel Bandeira Pilati, Alexandre Resumo em Português: RESUMO O artigo apresenta uma análise do poema “Noite morta”, de Manuel Bandeira, de O ritmo dissoluto (1924). A análise busca demonstrar, considerando a especificidade estética do texto, o caráter desfetichizador do poema de Bandeira, tomando por base conceitos lukacsianos como “vivência receptiva” e “catarse”. A hipótese central é a de que o poema apresenta ao leitor um percurso que vai da singularidade da situação cotidiana à genericidade humana através da constituição de um sistema de ambivalências que remete o poema à tendência desfetichizadora da arte.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article presents an analysis of the poem “Noite morta”, by Manuel Bandeira, from O ritmo dissoluto (1924). The analysis seeks to demonstrate, considering the aesthetic specificity of the text, the de-fetishizing character of Bandeira’s poem, considering Lukácsian concepts such as “receptive experience” and “catharsis”. The central hypothesis is that the poem presents the reader with a journey that goes from the singularity of everyday situations to human generality, through the constitution of a system of ambivalences that refers the poem to the de-fetishizing tendency of art. |
|
Artigo Manuel Correia de Andrade: descolonização e popularização da ciência nas colunas de jornais Machado, Maria Rita Ivo de Melo Barbosa, Alexandre de Freitas Martinello, André Souza Resumo em Português: RESUMO O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo lançou, em novembro de 2024, a Coleção Digital “Manuel Correia de Andrade: divulgador científico”. Trata-se de conjunto de textos, colunas de jornais impressos, de autoria de Andrade, que ressalta o seu papel de difusor científico, exercendo o compartilhamento do conhecimento produzido no âmbito acadêmico com a sociedade em geral. O artigo propõe analisar alguns dos conteúdos dos textos expostos na referida Coleção Digital e apontar os elementos de descolonialidade nesses documentos e nas reflexões do intelectual.Resumo em Inglês: ABSTRACT In November 2024, the Institute of Brazilian Studies of the University of São Paulo launched the Digital Collection “Manuel Correia de Andrade: scientific communicator”. It is a set of texts, columns from printed newspapers, written by Andrade, and highlights his role as a scientific disseminator, sharing the knowledge produced in the academic sphere with the society in general. The article seeks to analyze the content of the texts exposed in the aforementioned Digital Collection and points out the elements of decoloniality in these documents. |
|
Artigo Entre “Sacigiotto” e “Sacigropius”: o ateliê, a cidade e o legado público de Luiz Sacilotto Avelar, Ana Rocco, Renata Resumo em Português: RESUMO O artigo analisa a obra e as reflexões de Luiz Sacilotto entre 1950 e 1970 a partir de três itens pouco conhecidos localizados em seu ateliê em Santo André: um anúncio publicitário que o tinha como garoto-propaganda; uma página da revista Acrópole sobre o projeto do edifício Mainumbi em São Vicente; e uma entrevista concedida pelo artista ao Museu Lasar Segall em 1977. Tais elementos abrem possibilidades para discutir sua produção não somente ligada ao histórico grupo Ruptura, mas acerca de outras atuações no ambiente urbano e na arte contemporânea. O estudo visa contribuir para a historiografia da arte concreta no Brasil por meio de novas leituras sobre o trabalho de um artista central para o debate concretista.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article analyzes the work and reflections of Luiz Sacilotto between the 1950s and the 1970s based on three little-known items found in his studio in Santo André: an advertisement featuring him as a poster boy; a page from Acropole magazine about the Mainumbi building project in São Vicente; and an interview with Lasar Segall Museum in 1977. These elements open up possibilities for discussing his production beyond the historic Ruptura group, including his actions in the urban environment and in contemporary art. The study aims to contribute to the historiography of concrete art in Brazil through new interpretations of the work of a central artist for the debate on concrete art. |
|
Artigo A história de Blumenau/SC contada pelas roupas de museus Silveira, Laiana Pereira da Michelon, Francisca Ferreira Coelho, Jossana Peil Resumo em Português: RESUMO O artigo analisa as estratégias de exibição de vestuário em museus de Blumenau com o intuito de compreender o discurso proposto em relação à roupa exposta. O objetivo é investigar como as peças são apresentadas, seu significado retórico e sua contribuição para a narrativa histórica da cidade. O estudo, de abordagem qualitativa, teve como base pesquisa bibliográfica e de campo, observação e registros fotográficos, apresentando uma análise comparativa entre os museus. Concluímos que as exposições proporcionam o reconhecimento de categorias temáticas nos trajes e a identificação de personagens importantes para a história da cidade.Resumo em Inglês: ABSTRACT The article analyzes the strategies used in the exhibition of clothing in museums in order to understand the discourse constructed around the displayed garments. The objective is to investigate how these pieces are presented, their rhetorical meaning, and their contribution to the historical narrative of Blumenau. This qualitative study is based on bibliographic and field research, observation, and photographic documentation, offering a comparative analysis among the museums. The study concludes that the exhibitions enable the recognition of thematic categories within the garments and the identification of key figures in the city’s history. |
|
Criação Sob o signo de Virginia Nione, Resumo em Português: RESUMO Reunião de escritos ficcionais de Nione Claudino, compondo painel temático de sua produção literária recente. Formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, a autora apresentou, durante seu mestrado na Middlesex University de Londres, sob a orientação de Jonathan Kemp, o processo de criação de seu primeiro romance. Em 2023, com “A vendedora de café”, foi vencedora do concurso Purorrelato, organizado pela Casa África, das Ilhas Canárias. Foi finalista do Prêmio Off Flip de Literatura na categoria Contos e participou pela primeira vez da coletânea Nós: textos de autoria feminina (2023). Além de Nós 2 (2024), participou da coletânea Tchê! (2025c) e teve seu miniconto “Ideal” publicado na Revista Tinta Azul (2024). Em seguida ocorreu a terceira participação na antologia Nós 3, com um conto e uma crônica (2025a; 2025c). Atualmente, vive em Marselha, França, dedicando-se à pesquisa literária enquanto finaliza seu primeiro romance.Resumo em Inglês: ABSTRACT A collection of fictional writings by Nione Claudino, comprising a thematic panel of her recent literary production. A graduate in Literature from Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, the author presented, during her master’s degree at Middlesex University in London, under the supervision of Jonathan Kemp, the creative process of her first novel. In 2023, with “A vendedora de café”, she won the Purorrelato competition, organized by Casa África, in the Canary Islands. She was a finalist for the Off Flip Literature Award in the Short Stories category and participated for the first time in the collection Nós: textos de autoria feminina (2023). In addition to Nós 2 (2024), she participated in the collection Tchê! (2025c) and had her short story “Ideal” published in Revista Tinta Azul (2024). This was followed by her third participation in the anthology Nós 3, with a short story and a chronicle (2025a; 2025c). She currently lives in Marseille, France, dedicating herself to literary research while finishing her first novel. |
