Resumo
Estruturas de concreto armado devem ser projetadas de maneira a garantir um nível aceitável de segurança e desempenho. Porém, acidentes ainda são observados atualmente causando interdições, perdas financeiras, e até mesmo humanas. Portanto, estudos aprofundados são necessários para responder a essas situações indesejáveis, prevenindo sua repetição e desenvolvendo novas formas de dimensionamento e construção. O presente trabalho analisa o mecanismo de falha observado em um extenso painel de concreto armado composto por uma parede em balanço apoiada em um pilar parede, localizados na cidade de Campinas. As investigações foram realizadas in loco utilizando testes destrutíveis e não destrutíveis e também via simulações numéricas. Os testes in loco revelaram que a região onde ocorreu a ruptura localizada não possuía quantidade suficiente de armadura metálica. A linha de fratura se desenvolveu no término das armaduras horizontais da parede. Concluiu-se que a falha do painel ocorreu devido a erros de concepção e dimensionamento, dado que os estribos do pilar-parede foram responsáveis pelo equilíbrio da parte em balanço da edificação, como ficou demonstrado pelo estudo utilizando análise não linear via Elementos Finitos e pelas investigações in-loco.
Palavras-chave:
concreto armado; análise numérica; modo de ruptura; investigação estrutural; testes in-loco