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Modelagem do efeito do enrijecimento à tração em concreto armado reciclado

resumo:

O concreto com agregado reciclado é um material frágil sob tensões de tração, no entanto, assim como o concreto convencional, é possível que, mesmo após sua fissuração, a sua contribuição seja relevante no dimensionamento de elementos de concreto armado sob tração ou flexão. O objetivo deste trabalho é avaliar a aplicação dos modelos analíticos usados na previsão do efeito do enrijecimento a tração (tension stiffening) ao concreto armado reciclado. Ensaios de tirantes de concreto armado foram realizados utilizando concreto convencional e concreto contendo 25% e 50% de substituição do agregado natural por agregado reciclado. A partir dos resultados experimentais, a contribuição do concreto foi isolada e um estudo paramétrico foi realizado para identificar qual modelo analítico existente na literatura pode ser mais apropriado. Foram avaliados os modelos propostos por Carreira e Chu (1986), Vecchio e Collins (1986) e Hsu e Mo (2010). Uma análise numérica baseada no método dos elementos finitos foi implementada para modelar o comportamento mecânico do tirante de concreto armado utilizando os modelos analíticos já ajustados ao concreto com agregado reciclado. A distribuição de tensões no aço e no concreto e o modo de fissuração foram avaliados numericamente. Os resultados indicam que os parâmetros utilizados nos modelos analíticos para concreto convencional não conseguem prever o comportamento do concreto com agregado reciclado e precisam ser modificados para se obter uma resposta mais precisa.

Palavras-chave:
tirante de concreto armado; modelo de dano; plasticidade; método dos elementos finitos

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