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Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, Volume: 2, Número: 3, Publicado: 2009
  • Comportamento mecânico sob temperatura moderada de concreto leve reciclado produzido com resíduo de EVA e RCD

    Santiago, E. Q. R.; Lima, P. R. L.; Leite, M. B.; Toledo Filho, R. D.

    Resumo em Português:

    Muitos benefícios podem ser obtidos com o aproveitamento de resíduos na produção de materiais para construção, como a redução do custo dos componentes construtivos, a redução do consumo de energia e a diminuição do uso de recursos naturais. Além do aproveitamento do próprio resíduo de construção e demolição (RCD), a indústria da construção civil pode também incorporar resíduos de outras indústrias, como o resíduo de etileno acetato de vinila (EVA) da indústria calçadista. O EVA é um resíduo proveniente do excedente do processo de produção de solas de sapatos e pode ser utilizado, após moagem, como agregado para produção de concreto. Neste trabalho, concretos reciclados foram produzidos com utilização de RCD e EVA, em substituição ao agregado graúdo natural. O objetivo foi avaliar a influência do uso destes agregados reciclados sobre o comportamento mecânico do concreto sob compressão direta, em temperatura ambiente e após ser submetido a temperaturas moderadas (50, 70 and 100º C). Foram produzidas quatro misturas com diferentes teores de substituição, em volume, do agregado natural pelo reciclado (0, 50%EVA, 50%RCD e 25%EVA-25%RCD) e duas relações água-cimento (0,49 e 0,82). A partir dos ensaios de compressão direta foi possível avaliar a influência do agregado reciclado sobre a resistência à compressão, módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson. O efeito da temperatura foi avaliado também sobre o comportamento tensão-deformação dos concretos. Os resultados demonstram que é possível utilizar agregados provenientes de RCD e EVA para produzir concretos leves e que a mistura com 50%EVA apresentou, de forma mais acentuada, redução do módulo de elasticidade com o aumento da temperatura.

    Resumo em Inglês:

    Many benefits can be achieved by using recycled waste as raw material for construction. Some of them are the reduction of the total cost of the construction, the reduction of the consumption of energy and the decrease in the use of natural materials. The construction sector can also incorporate the waste of the other industries, like the waste of the shoes industry, the Ethylene Vinyl Acetate (EVA). EVA aggregate is obtained by cutting off the waste of EVA expanded sheets used to produce insoles and innersoles of the shoes. In this work two types of recycled aggregate were used - construction and demolition waste (CDW) and EVA. The aim of this work was to study the influence of the use of these recycled aggregates, as replacement of the natural coarse aggregate, on mechanical behavior of recycled concrete. The experimental program was developed with two w/c ratio: 0.49 and 0.82. Four mixtures with produced with different aggregates substitution rates (0, 50%EVA, 50%CDW and 25%EVA-25%CDW), by volume. Compressive tests were carried out to evaluable the influence of recycled aggregate on strength, elastic modulus and Poisson coefficient. In addition, it was evaluated the effect of the moderate temperatures (50, 70 and 100º C) on stress-strain behavior of concretes studied. The results demonstrated that is possible to use the EVA waste and RCD to produces lightweight concrete. The influence of temperature was more significant only on elastic modulus of the recycled concrete with 50%EVA.
  • Solução analítica para previsão do comportamento de vigas de concreto armado reforçadas com laminados de PRF

    Garcez, M. R.; Da Silva Filho, L. C. P.

    Resumo em Português:

    Visando desenvolver uma solução analítica para prever o comportamento de vigas de concreto armado reforçadas com laminados de PRF, com ou sem protensão, uma solução não-linear foi proposta, assumindo um diagrama momento-curvatura com resposta tri-linear. Os pontos característicos adotados para definir os estágios do diagrama foram: a fissuração do concreto, o escoamento do aço e capacidade última do elemento reforçado. As deflexões foram obtidas pela dupla integração do diagrama momento-curvatura da seção transversal do elemento reforçado, sendo geradas as respostas carga-deslocamento. A solução analítica foi implementada usando o software Matlab® e os resultados gerados se mostraram compatíveis aos obtidos experimentalmente, em ensaios de flexão de vigas de concreto armado reforçadas com laminados de PRF protendidos e não-protendidos.

    Resumo em Inglês:

    Aiming to develop an analytical solution to describe the behavior of reinforced concrete beams post-strengthened with FRP systems, with or without prestressing, a non-linear solution based on a tri-linear moment-curvature response was proposed. Three characteristic points were used to define the stages of the moment-curvature diagram: concrete cracking, steel yielding and ultimate capacity of the cross section. The load-deflection responses of the post-strengthened beams were then obtained by a double integration of the moment-curvature curve. This analytical procedure was implemented using the Matlab ® software and the results obtained have closely matched the experimental data collected in bending tests performed in concrete beams post-strengthened with post-tensioned and non post-tensioned FRP strips.
  • Sustentabilidade do concreto com altos teores de escória e cinzas volantes

    Isaia, G. C.; Gastaldini, A. L. G.

    Resumo em Português:

    Este artigo versa sobre traços de concreto com substituição de cimento por altos teores de escória e cinza volante, com o objetivo detorná-lo um material de construção mais sustentável, ou seja, um autêntico concreto verde. Foram estudados traços de cinza volante, escória de alto forno e de cimento Portland em misturas binárias e ternárias para níveis de resistência à compressão de 40 MPa e 55MPa. A subsituição de cimento por adições minerais, em massa, variou entre 50% e 90%. Foram obtidos, em média, decréscimos no consumo de energia de 55%, nas emissões de CO² de 78% e no custo do m³ de concreto de 5%, e o índice médio de durabilidade aumentou40%, todos comparados com o concreto de referência de 40 MPa. Este estudo atesta as potencialidades técnicas, econômicas e ambientais do uso de misturas de concreto com até 90% de cinza volante e escória.

    Resumo em Inglês:

    This article approaches concrete mix designs where cement is replaced by high amounts of slag and fly ash, with the purpose of turning it into a more sustainable construction material, that is, an authentic green concrete. Mix proportions with fly ash, ground-blasted furnace slag, and Portland cement were studied in binary and ternary mixtures for compressive strength levels of 40 MPa and 55 MPa. The replacement of cement with mineral additions ranged from 50% to 90% in mass. Mean decreases of 55% in the energy consumption, 78% in the CO² emissions, and 5% in the cost of the concrete m³, plus an increase of 40% in the mean index of durability were obtained, all ofwhich compared to the 40-MPa reference concrete. This study attests the technical, economical and environmental potentialities for theuse of concrete mixtures with until 90% of fly ash.
  • Desenvolvimento e análise de compósitos cimentícios híbridos de alto desempenho

    Ferrari, V. J.; Hanai, J. B. De

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, estudou-se o efeito da hibridização em compósitos cimentícios numa tentativa de modificar o material em sua microestrutura e melhorar o processo de transferência de tensões da matriz cimentícia para as fibras de aço. Para tanto, fibras curtas e microfibras de aço foram adicionadas a uma matriz cimentícia de argamassa para confecção de corpos-de-prova prismáticos entalhados e com dimensões de 150 mm x 150 mm x 500 mm. Os corpos-de-prova foram submetidos a ensaios de flexão com carga no meio do vão sob o controle dos deslocamentos de abertura da entrada do entalhe (CMOD). O desempenho dos compósitos híbridos foi comparado ao dos compósitos produzidos somente com a adição da fibra curta de aço e também ao da matriz sem fibras. Os resultados foram analisados considerando-se os parâmetros de tenacidade flexional e tenacidade ao fraturamento do material. O processo de hibridização permitiu obter compósitos de alto desempenho.

    Resumo em Inglês:

    In this work, the hybridization effect in cimentitious composites is studied in an attempt to modify the material and to improve the process of transference of stress of the matrix to steel fibers. Steel short fibers and steel microfibers were used in a mortar matrix for production of notched beams of 150 mm x 150 mm cross section with a length of 500 mm. Tests in beams under three point loading were conducted with crack mouth opening displacement (CMOD) control. The performance of the hybrid composites were compared with the performances of steel short fibre composites and matrix. The results were analised considering the flexional toughness and fracture tougheness parameters. The hybridization process have shown to have a satisfactory behavior translated for a strain hardening.
  • Controle de aquisição e monitoração da fluência em corpos de prova de concreto

    Kataoka, L. T.; Marques, A. C.; Machado, M. A. S.; Bittencourt, T. N.

    Resumo em Português:

    A fluência vem sendo apontada como uma das principais causas de patologias em estruturas de concreto. Todavia, o seu comportamento para concretos feitos com os cimentos nacionais atuais é conhecido de forma muito limitada. O uso de sistemas de monitoração de deformação em tempo real de estruturas tem demonstrado um grande potencial como técnicas de inspeção e manutenção. O objetivo deste trabalho é contribuir para a divulgação de técnicas do controle de aquisição e resultados referentes ao período de um mês de monitoração da deformação por fluência em corpos de prova cilíndricos considerando um concreto de linha de produção brasileiro. Para tanto, utilizaram-se o equipamento DataTaker e o programa DeTransfer.

    Resumo em Inglês:

    Creep has been pointed out as one of the main causes of non-structural cracking in concrete structures. Nevertheless, their behavior on concretes made with current materials is scarcely known. The use of real time health monitoring systems of strains in structures has been demonstrated to be a high potential inspection and maintenance techniques. The aim of this paper is to contribute for the publication of acquisition control echniques and strain results from a one month health monitoring period for Brazilian commercial concrete cylindrical specimens. For that, the equipment DataTaker and the DeTransfer software was used.
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