Entomologia médica e veterinária

Eunice A.B. Galati

BOOK REVIEW

MARCONDES, C.B. - Entomologia médica e veterinária. 2ª edição. São Paulo, Editora Atheneu, 2011. 526 p. ilus. ISBN 978-85-388-0183-2.

A entomologia, ciência que tem os insetos como objeto de estudo, é movida basicamente por dois pilares do conhecimento: a taxonomia e a bioecologia das espécies. Essa última é altamente dependente da primeira, uma vez que é imperativa a correta identificação do táxon e, não raro, o conhecimento ecológico pode levar a mudanças taxonômicas.

Do relacionamento entre insetos-agentes-hospedeiros e o meio ambiente podem advir agravos ao homem e a outros animais. Portanto, entomologia médica e veterinária se ocupa dos insetos enquanto determinantes no processo saúde-doença do homem e dos animais, atuando como agentes etiológicos ou como vetores biológicos ou mecânicos desses agentes, representados por uma grande variedade de seres biológicos.

Na determinação do processo saúde-doença na população, objeto da epidemiologia, além dos componentes bióticos e abióticos, o social tem grande impacto na estruturação dos fatores, de modo a facilitar ou dificultar o contato do agente com os hospedeiros, bem como o desfecho dessa interação.

Assim, pode-se imaginar a abrangência de um livro didático sobre a entomologia médica e veterinária e a importância do tema, quando se assiste aos perenes problemas de saúde pública em decorrência de doenças veiculadas por insetos ou os tendo como agentes, bem como a emergência e as reemergências de várias outras.

A primeira edição, em 2001, do livro Entomologia Médica e Veterinária, do prof. Carlos Brisola Marcondes, com a colaboração de vários consagrados especialistas, foi uma das primeiras propostas em língua portuguesa no sentido de agregar e divulgar esse conhecimento. Nesta segunda versão, além da atualização das informações, muitos dos temas tiveram a abordagem ampliada e outros foram introduzidos como epidemiologia das doenças veiculadas por artrópodes e capacidade vetorial.

À parte da excelente qualidade do conteúdo dos capítulos escritos pelos colaboradores, destaca-se a grande contribuição dada pelo prof. Marcondes, que, dos 23 capítulos em que o livro se divide, preparou 11 deles, enfocando diversos grupos com biologia bastante diversa. Sem dúvida, isso resulta de sua busca incessante sobre o conhecimento da entomologia médica e veterinária, desde o início da sua vida acadêmica, na década de 1970, ao pesquisar vários grupos de insetos vetores e sendo um dos pioneiros divulgadores da terapia larvária de moscas.

Noção geral de morfologia, fisiologia, importância epidemiológica e capacidade vetorial dos insetos foram apresentadas inicialmente no livro, porém, a cada grupo abordado, detalharam-se os aspectos morfológicos, sobretudo aqueles que auxiliam a identificar as espécies. Na abordagem da bioecologia dos grupos, enfatizou-se a importância deles enquanto vetores ou agentes e as possíveis medidas de controle.

Entomologia Médica e Veterinária é, portanto, um livro a ser consultado por alunos ou outros estudiosos que se deparam com questões relativas a insetos e outros artrópodes envolvidos no processo saúde-doença humana ou de outros animais. Altamente positivo é o fato de se destacarem para cada capítulo os aspectos que necessitam ser mais bem estudados. Tal fato é particularmente importante como fonte inspiradora para temas de investigação àqueles que ingressam na vida acadêmica, graduação ou pós-graduação, ou aos serviços que lidam com a questão de controle dos insetos.

Eunice A.B. Galati

Professora Doutora do Departamento de Epidemiologia

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

(Cópia do Prefácio da 2ª edição)

Editora Atheneu

Rua Jesuíno Pascoal 30

São Paulo, SP, Brasil.

Fone: 2858-8750

Fax: 2858-8766

E-mail: atheneu@atheneu.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Dez 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2011
Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br