Acessibilidade / Reportar erro

Imunização contra Hepatite B em crianças de zona endêmica: avaliação da resposta de anticorpo à vacina HB recombinante (Engerix B-20mcg)

Um estudo soroepidemiológico prévio na zona rural de Vargem Alta (ES) - Sudeste do Brasil, mostrou uma predominância de até 9% do antígeno de superfície da Hepatite B (HBsAg). Foram selecionadas 100 crianças com faixa etária entre 1 e 5 anos de idade, as quais foram imunizadas com vacina contra Hepatite B -DNA recombinante (Smith-Kline,20 mcg) nos meses 0,1 e 6. Foram coletadas amostras de sangue antes da primeira dose da vacina (mês 0) para confirmação dos susceptíveis, e nos meses 1,3,6 e 8 após a vacinação para avaliação da resposta vacinai. Os resultados mostraram que 79 e 88% das crianças apresentaram soroconversão dois e cinco meses após a segunda dose respectivamente, atingindo 97% de soroconversão, após a 3a.dose. Os níveis de anti-HBs foram calculados em miliunidades internacionais/ml (mUI/ml), demonstrando um considerável aumento dos níveis de anticorpos protetores após a 3a. dose. Os resultados demonstraram uma boa imunogenicidade da vacina de DNA recombinante contra hepatite B, quando administradas em crianças de áreas endêmicas.


Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br