Efeito adverso do uso intermitente de rifampicina para tratamento de hanseníase

Adverse effect of the intermittent use of rifampin tor leprosy treatment

Resumos

Os autores apresentam um caso de insuficiência renal aguda, hemólise aguda e trombocitopenia relacionada ao uso intermitente de Rifampicina para tratamento da Hanseníase. Estas reações adversas são observadas com extrema raridade na literatura mundial. A evolução da paciente foi benigna havendo recuperação total da função renal e regressão completa das alterações hematológicas. Este foi o primeiro registro no Brasil dos efeitos adversos da Rifampicina no tratamento de Hanseníase. São discutidos os principais aspectos patogênicos das alterações apresentadas e fez-se revisão da literatura existente sobre o assunto.

Insuficiência renal aguda; Hemólise aguda; Trombocitopenia; Hanseníase


The authors present a case of acute renal failure, acute hemolysis and thrombocytopenia due to intermittent use of Rifampin for leprosy. These adverse reactions have rarely been discribed in the medical literature. During follow up there was recovery of renal function and complete remission of the hematological alterations. To our knowledge, this has been the first report of such adverse effects of Rifampin during leprosy therapy in Brazil. Pathogenetic aspects are discussed and current literature is reviewed.


ENSAIOS TERAPÊUTICOS

Efeito adverso do uso intermitente de rifampicina para tratamento de hanseníase

Adverse effect of the intermittent use of rifampin tor leprosy treatment

Priscila Maria de Oliveira PapaiordanouI; Maria Luiza Moretti BranchiniI; Fernando Lopes Gonçales JúniorI; Francisco Hideo AokiI; Raquel Silveira Bello Stucchi BoccatoI Marcelo de Carvalho RamosII; Rogério de Jesus PedroIII

IProfessor Assistente da Disciplina de Doenças Transmissíveis da Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP - Campinas, São Paulo, Brasil

IIProfessor Assistente Doutor da Disciplina de Doenças Transmissíveis da Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP - Campinas, São Paulo, Brasil

IIIProfessor Assistente Doutor, Chefe da Disciplina de Doenças Transmissíveis da Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP - Campinas, São Paulo, Brasil

Endereço para correspondência

RESUMO

Os autores apresentam um caso de insuficiência renal aguda, hemólise aguda e trombocitopenia relacionada ao uso intermitente de Rifampicina para tratamento da Hanseníase. Estas reações adversas são observadas com extrema raridade na literatura mundial. A evolução da paciente foi benigna havendo recuperação total da função renal e regressão completa das alterações hematológicas. Este foi o primeiro registro no Brasil dos efeitos adversos da Rifampicina no tratamento de Hanseníase. São discutidos os principais aspectos patogênicos das alterações apresentadas e fez-se revisão da literatura existente sobre o assunto.

Unitermos: Insuficiência renal aguda; Hemólise aguda; Trombocitopenia; Hanseníase.

SUMMARY

The authors present a case of acute renal failure, acute hemolysis and thrombocytopenia due to intermittent use of Rifampin for leprosy. These adverse reactions have rarely been discribed in the medical literature.

During follow up there was recovery of renal function and complete remission of the hematological alterations.

To our knowledge, this has been the first report of such adverse effects of Rifampin during leprosy therapy in Brazil.

Pathogenetic aspects are discussed and current literature is reviewed.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido para publicação em 16/5/1988.

  • 1. COCHRAN, M.; MOORHEAD, P.Y. & PLATTI, M. - Permanent renal damage with rifampicin. Lancet, 1: 1428, 1975.
  • 2. COHN, JR.; FYE, D.L.; SILLS, J.M. & FRANCOS, G.C. - Rifampicin inducted renal failure. Tubercle, 66: 289-293, 1985.
  • 3. CONEN, D.; BLUMBERG, A.; WEBER, S. & SCHUBOTHE, H. - Hämolytische Krise und akutes Nierenversagen unter Rifampicin. Schweiz. med. Wschr., 15: 558-561, 1979.
  • 4. CORDONNIER, D. & MULLER, J.M. - Acute renal failure after rifampicin. Lancet, 2: 1364-1365, 1972.
  • 5. CRIEL, A. & VERWILGHEN, R.L. - Intravascular haemolysis and renal failure caused by intermittent Rifampicin treatment. Blut, 40: 147-150, 1980.
  • 6. DEDHIA, N.M.; ALMEIDA, A.F.; KHANNA, U.B.; MITTAL, B.V. & ACHARYA, V.M. - Acute renal failure: a complication of new multidrug regimen for treatment of leprosy. Int. J. Leprosy, 54: 380-382, 1986.
  • 7. GARATTY, G. & PETZ, L.D. - Drug induced immune hemolytic anemia. Amer. J. Med., 58: 398-407, 1975.
  • 8. HARRIS, J.W. - Studies on the mechanism of a drug - induced hemolytic anemia. J. Lab. clin. Med., 47: 760-775, 1956.
  • 9. HASSE, W.; POHLE, H.D.; WARNECKE, F.& WIEK, K. - Hamolytische Krise durch Rifampicin. Praxis Pneumol., 25: 466-468, 1971.
  • 10. KAR, H.K. & ROY, R.G. - Reversible acute renal failure due to monthy administration of rifampicin in a leprosy patient. Indian. J. Leprosy, 56: 835-839, 1984.
  • 11. LAKSHMINARAYAN, S.; SAHN, S.A. & HUDSON, L.D. - Massive haemolysis caused by rifampicin. Brit. med. J., 2: 282-283, 1973.
  • 12. LINHARES FURTADO, A.S.; FALCÃO, M.; GOMES, E. & MARQUES, A. - Insuficiência renal aguda com a administração de Rifampicina. Médico. 66: 35-40, 1973.
  • 13. LEES, A.W.; ASGHER, B ; HASMAN, M.A. & SINHAR, B.N. - Brit. J. Dis. Chest, 64: 90, 1970.
  • 14. MARQUES, S.A.; ABREU BARRETO, J.M.; GOMES ERMIDA, J. & SANTOS MOREIRA, A. - Insuficiência renal aguda provocada pela Rifampicina. Médico, 68: 385-387, 1973.
  • 15. MATTSON, K. & JANNE, J. - Mild intravasal haemolysis associated with flu-syndrome during intermittent rifampicin treatment. Europ. J. resp. Dis., 63: 68-72,1982.
  • 16. NESSI, R.; BONOLDI, G.L.; REDAELLI, B & DIFILIPPO, G. - Acute renal failure after rifampicin: a case report and survey of the literature. Nephron, 16: 148-159, 1976.
  • 17. OPROMOLLA, D.V.A.; TONELLO, C.J.S.; Mc-DOUG ALL, A.C. & YALWALKAR, S.J. - A controlled to compare the therapeutic effects of dapsone in combination with daily or once-month rifampicin in patients with lepromatous leprosy. Int. J. Leprosy, 49: 393-397, 1981.
  • 18. POOLE, G.; STRADLING, P. & WORLLEDGE, S. - Potentially serious side effects of high-dose twice weekly rifampicin. Brit. med. J., 3: 343-347, 1971.
  • 19. SHULMAN, R.R. & RALL, J.E. - Mechanism of blood cell destruction in individuals sensitized to foreign antigens. Trans. Ass. Amer. Phyens., 83: 72-76, 1963.
  • 20. STRADLING, P. - Side effects observed during intermittent Rifampicin therapy. Scand. J. resp. Dis. Suppl., 84: 129-131, 1973.
  • 21. TAHAN, S.R.; DIAMOND, J.R.; BLANK, J.M. & HORAN, R.F. - Acute hemolysis and renal failure with rifampicin - dependent antibodies after discontinuous administration. Transfusion, 25: 124-127, 1984.
  • 22. WEINBERG, A.; BARONE, A.A.; SALDANHA, L.B. & SHIROMA, M. - Acute renal failure after rifampicin. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo, 26: 341-345, 1984.
  • 23. W.H.O. Study group - Chemoterapy of leprosy for control programmes. Wld. Hlth. Org. tectin. Rep. Ser., (675), 1982.
  • 24. WISEAWSKA-ORLOWSKA, B. & PNIEWSKI, T. - Haematological changes during intermittent treatment with Rifampicin. Scand. J. resp. Dis. Suppl., 84: 94-97, 1973.

  • Endereço para correspondência:
    Prof. Dr. Rogério de Jesus Pedro
    Disciplina de Doenças Transmissíveis da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas
    Caixa Postal 1170. CEP 13100 Campinas, São Paulo, Brasil

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Out 1988
Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br