Acessibilidade / Reportar erro

Potencial de infectividade em sangue de portadores assintomáticos de HBsAg caracterizado pela presença de HBV-DNA e comparação com outros marcadores da Hepatite B.

Em 356 soros HBsAg positivos de portadores assintomáticos, titulados por hemaglutinação passiva reversa, foi analisada a presença de HBV DNA, HBeAg e IgM anti-HBc, da seguinte forma: as amostras foram divididas em três classes de acordo com o título de HBsAg e IgM anti-HBc e foi verificada a distribuição de HBV DNA e HBsAg nestas classes. Em amostras com títulos elevados de HBsAg, 65% das amostras tiveram um ou ambos os marcadores HBV-DNA e HBsAg e as mesmas foram encontradas em apenas 19% das amostras com baixo título de HBsAg. Do total de 356 amostras, 121 foram positivas para IgM anti-HBc (33.9%). Destas, 38.9% de HBV-DNA e 47.9% de HBeAg foram observadas, ao passo que em amostras com ausência de IgM anti-HBc, 18.3% e 16.6% foram respectivamente encontrados. A concordância entre os três marcadores foi encontrada em. amostras com alto título de HBsAg, entretanto HBV-DNA foi também detectado em grupo de baixo título de HBsAg na ausência de IgM anti-HBc ou em níveis baixos, mostrando o potencial de infectividade mesmo em amostras de HBsAg com valores próximos ao limite da positividade.


Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br