Acessibilidade / Reportar erro

Identificação simultânea de antígenos internos e de superfície de Trypanosoma cruzi reativos para diferentes classes de imunoglobulinas (radio-immunoblotting)

Classes e subclasses de anticorpos apresentam diferentes funções, influenciando a resposta imune humoral de um hospedeiro, frente a um agente infeccioso. Na maioria dos sistemas, o alvo principal é representado pelos antígenos de membrana do parasita. Entretanto, a identificação de antígenos de superfície de parasitas, reativos para classe (e subclasse) de imunoglobulinas que não se ligam a proteína-A implica em imunoprecipitações sucessivas, que levam a perda de antígenos e/ou reações inespecíficas. Visando esse estudo, foi desenvolvida uma técnica denominada "radio-immunoblotting", através da qual a reatividade de imunoglobulinas de diferentes classes para antígenos de membrana (e/ou internos) foi analisada simultaneamente. O método constitui na marcação prévia da superfície dos parasitas por radioiodação, fracionamento dos polipeptídeos por SDS/PA-GE, transferência das frações para nitrocelulose, reação com soros e conjugados anti-Igs - peroxidase e autoradiografia dos mesmos, a análise é feita comparando-se os antígenos comuns evidenciados na autoradiografia e nas tiras de nitrocelulose coradas com o substrato da peroxidase. Essa técnica foi utilizada para analisar antígenos de superfície de formas tripomastigotas de T. cruzi reativas para IgG, IgM e IgA provenientes de soros de pacientes com doença de Chagas na fase aguda. Obtiveram-se distintos padrões de reatividade para as diferentes classes de anticorpos provenientes de um mesmo soro humano.


Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br