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A influência das mídias sociais sobre o debate democrático, os partidos políticos e as campanhas eleitorais na atualidade

Resumo

Este artigo apresenta um panorama geral de como as mídias sociais digitais influenciam o debate e algumas das principais organizações democráticas - notadamente, partidos políticos e campanhas eleitorais. Tem como objetivos específicos: i) expor o debate Acerca da essência democrática (ou não) da internet; ii) analisar fatores de risco à democracia trazidos pela digitalização das comunicações sociais; iii) estudar transformações trazidas pela internet aos partidos políticos e às campanhas eleitorais. Resultados: i) o que definirá se ainda haverá a possibilidade de algum grau democrático no uso da internet será a predominância das forças que a constroem (forças consumistas ou forças comunitárias); ii) imediatismo, falta de moderação, falta de busca por conformidades e por equilíbrio, estratégias tecnológicas anti-democráticas e colonialismo tecnológico expõem o debate democrático a grandes riscos de degradação; iii) o participacionalismo e a desintermediação são características ideológicas dos novos partidos digitalizados que, no fundo, escondem uma centralização em torno de figuras carismáticas e sem plataforma eleitoral estável e plenamente definível. Seu método de procedimento é hipotético-dedutivo, de abordagem qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfico-documental.

Palavras-chave:
internet; democracia; risco; partidos políticos; campanhas eleitorais

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