Acessibilidade / Reportar erro

Avaliando impactos dos Programas de Transferência de Renda na América Latina1 1 O texto contém resultados parciais de estudos desenvolvidos com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidades do Governo brasileiro, voltadas para a formação dos recursos humanos e a pesquisa.

Resumo

O artigo adotou como procedimentos metodológicos para desenvolvimento do estudo o levantamento bibliográfico e documental, especificamente resenhas de diversas pesquisas desenvolvidas sobre avaliação de Programas de Transferência de Renda Condicionada em implementação na América Latina, com foco em três países considerados num estudo comparado: Brasil, Argentina e Uruguai. Apresenta a base teórico-empírica de referência sobre avaliação de políticas e programas sociais e desenvolve uma análise que confronta o alcance de objetivos imediatos dos programas analisados em relação aos seus objetivos estratégicos. Apresenta e problematiza possíveis impactos dos programas em consideração, destacando resultados identificados em relação a indicadores de pobreza e desigualdade social, de educação, de saúde, de nutrição e de trabalho.

Palavras-chave:
Programas de Transferência de Renda; Pobreza; Impacto; América Latina

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina , Centro Socioeconômico , Curso de Graduação em Serviço Social , Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel. +55 48 3721 6524 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: revistakatalysis@gmail.com