EDITORIAL SERVIÇO SOCIAL: formação, trabalho profissional e tendências teóricas contemporâneas Lemos, Esther Luíza de Souza |
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO PROFISSIONAL E TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS Em tempos de desumanização: a emergência da crítica ontológica no complexo educacional Torriglia, Patricia Laura Avila, Astrid Baecker Ortigara, Vidalcir Resumo em Português: Resumo Na atualidade a adaptação ao existente é uma realidade que se impõe, implicando, também, numa necessária compreensão do tempo presente e de uma crítica ontológica que nos permita não só compreender o papel da educação e do conhecimento, senão também costurar estratégias de formação e articulação em que a teoria recupere seu papel fundamental de orientação da prática. Contrariando o espírito do tempo, entendemos que as implicações entre ontologia e conhecimento para o debate da educação apresentam, explícita ou implicitamente, a questão de por que ontologia e por que uma crítica ontológica. Apresentamos neste texto o movimento dialético da dimensão ontológica e gnosiológica a partir de uma concepção de ser humano que possa gerar as possibilidades de interditar a ideia de que o sistema capitalista totalizante não pode ser superado. Ao contrário, é necessário um tipo de conhecimento que considere a totalidade, como nos oferece a ontologia crítica.Resumo em Inglês: Abstract Adapting to the existent context in current days is a mandatory measure that implies understanding present times. It also implies comprehending an ontological critique that explains the role of education and knowledge, at the same time as supporting educational and connection strategies that restore to theory its fundamental role of guiding the practice. Contrary to zeitgeist, ontology and knowledge implications on the debate about education, explicitly or implicitly pose the question why ontology and why an ontological critique? In this article, we present the dialectical movement of the ontological and gnosiological dimension based on a conception of human beings that can generate the possibilities of banning the idea that the totalizing capitalist system cannot be surpassed. On the contrary, we need a form of knowledge that considers totality, as offered by critical ontology. |
THEMATIC SPACE - SOCIAL WORK: TRAINING, PROFESSIONAL WORK, AND CONTEMPORARY THEORY TRENDS A produção do conhecimento e o projeto éticopolítico do Serviço Social Fortuna, Sandra Lourenço de Andrade Guedes, Olegna de Souza Resumo em Português: Resumo Este ensaio teórico tem por objeto a produção do conhecimento em serviço social e ressalta a sua importância na atual conjuntura. Foi escrito a partir da análise de contribuições de autores dessa área que refletem sobre esta temática e de autores marxistas que analisam o método e a produção do conhecimento a partir do materialismo histórico dialético. Para tanto, elege duas premissas. A primeira refere-se à produção do conhecimento como uma das expressões da atividade humana que, no movimento da realidade, busca a apreensão de particularidades enquanto expressões do concreto pensado. A segunda refere-se à defesa da necessária vinculação das pesquisas na área de serviço social ao significado social dessa profissão que, na contemporaneidade, baliza-se numa direção sustentada em seu projeto ético-político vigente e radicalmente atual.Resumo em Inglês: Abstract This theoretical essay has as its object the production of knowledge in social work and emphasizes its importance in the current conjuncture. It was written from the analysis of contributions by authors of this area that reflect on this theme and from Marxist authors who analyze the method and the production of knowledge from dialectical historical materialism. To do so, it chooses two premises. The first refers to the production of knowledge as one of the expressions of human activity that, in the movement of reality, seeks the apprehension of particularities as expressions of concrete thought. The second refers to the defense of the necessary linkage of research in the field of social work with the social meaning of this profession, which, in the contemporary era, bears itself in a direction sustained in its current and radically current political ethical project. |
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO POFISSIONAL E TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS Os paradoxos da razão nas tarefas de investigação e ensino universitário Laurino, Carolina González Resumo em Português: Resumo A partir de dados empíricos resultantes da investigação sobre a mudança no perfil dos estudantes universitários no Uruguai, o artigo propõe uma reflexão sobre o desafio de superação dos paradoxos da razão moderna em relação às tarefas de investigação e ensino universitário. O trabalho foi desenvolvido por meio de mensuração sistemática executada desde 2013, através de um questionário respondido por alunos de graduação em Serviço Social da Universidad de la República. Considera os apontamentos históricos sobre as contradições da razão, ilustrados a partir das abordagens da teoria crítica, recuperando o sentido emancipatório de um pensamento questionador dos modelos tecnocráticos e de reabilitação dos impulsos conservadores na educação universitária, em tempos dominados pela superficialidade das aprendizagens profissionais.Resumo em Espanhol: Resumen A partir de los datos empíricos de la investigación sobre la modificación del perfil de los estudiantes universitarios en Uruguay, desarrollada a partir de mediciones sistemáticas desde 2013 mediante cuestionario autoadministrado a una muestra de cursantes de una asignatura masificada de la Licenciatura en Trabajo Social de la Universidad de la República, este artículo constituye una reflexión sobre el desafío de superación de las paradojas de la razón moderna en las tareas de investigación y enseñanza universitarias. El trabajo busca poner en consideración los históricos señalamientos sobre contradicciones de la razón ilustrada a partir de los planteamientos de la teoría crítica, recuperando el sentido emancipatorio de un pensamiento cuestionador de los modelos tecnocráticos y de la rehabilitación de los impulsos conservadores en la educación universitaria, en tiempos asediados por la liviandad de los aprendizajes profesionales.Resumo em Inglês: Abstract This article proposes a reflection on the challenge of overcoming the paradoxes of modern reason regarding the tasks of university research and teaching, based on the changes in students’ profile. The study adopts empirical data, obtained through systematic measurement conducted since 2013 through a questionnaire responded by undergraduate students of social work of the Universidad de la República, Uruguay. The study considers the historical statements about contradictions of reason, exemplified by the approaches of the critical theory, recovering the emancipatory sense of questioning thought of technocratic models and the rehabilitation of conservative impulses in university education, in a moment marked by the superficiality of the professional education. |
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO PROFISSIONAL E TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS Transformações societárias: repercussões no serviço social Santos, Viviane Medeiros dos Resumo em Português: Resumo O presente artigo objetiva debater os impactos e os desafios postos ao Serviço Social em face das transformações societárias no capitalismo contemporâneo que têm se refletido em todos os aspectos da vida social. A análise deste trabalho fundamenta-se na pesquisa bibliográfica através de revisão de literatura das obras de Paulo Netto, Guerra, Iamamoto e Souza. A partir das análises, evidencia-se que a crise do capital gera transformações, as quais têm demandado alterações societárias de todas as ordens e dimensões da vida social, de que não se têm esquivado as profissões, sobremodo o Serviço Social. A profissão se insere no processo de precarização tanto na formação como no exercício profissional, através de vínculos flexíveis, instáveis e, muitas vezes, destituídos de direitos trabalhistas e previdenciários. Constatam-se os ataques às políticas sociais, com a mercantilização, a seletividade e a focalização destas, bem como a reposição de práticas e teorias conservadoras, que têm achado terreno fértil à sua disseminação.Resumo em Inglês: Abstract This article discusses the impacts and challenges of social work in the context of societal transformations in modern capitalism, reflected in all aspects of social life. The analysis is based on bibliographic research through a literature review of the works by Paulo Netto, Guerra, Iamamoto, and Souza. The study observes that the crisis of capital triggers changes that have demanded broad societal transformations, including transformation in professions and, particularly, social work. The profession of social work is part of a broad process of labor precariousness, involving both training and professional practice. It is a process marked by flexible and unstable contracts, often without labor and social security rights. The study points out the attacks on social policies based on policy commodification, selectivity, and focalization. Also, it is possible to identify the resumption of conservative theories and practices, which have found fertile ground to be disseminated. |
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO POFISSIONAL E TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS A relevância da pesquisa para o Serviço Social: conquistas e desafios permanentes das Diretrizes Curriculares Oliveira, Rayane Noronha Santos, Tássia Monte Resumo em Português: Resumo Este artigo objetiva elencar alguns subsídios para o diálogo da pesquisa na fonnação do/a assistente social, no âmbito acadêmico, a partir do que preconizam as Diretrizes Geraispara o Curso de Serviço Social (1996). Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, analisando as legislações que regulam a profissão em relação à pesquisa e demais produções científicas pertinentes, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético. Concluímos que, diante dos atuais desafios relacionados à expansão das comentes contra-hegemônicas no serviço social e da expansão do Ensino a Distância, a profissão precisa voltar a colocar-se na agenda das suas próprias pesquisas, isto é, ser objeto das investigações Italizadas pela comunidade de pesquisadores da área. Uma nova pesquisa sobre a implementação das Diretrizes Curriculares, por exemplo, poderia abrir possibilidades de um novo debate nacional.Resumo em Inglês: Abstract This alticle offers subsidies to support the dialogue regarding research about the social workers' academic education, based on the document Diretrizes Geraispara o Curso de Serviço Social (1996) (General Guidelines for Social Work Programs). A qualitative bibliographic and documentaryr research was conducted to analyze the laws that regulate the profession regarding research and other relevant scientific productions, from the perspective of historical-dialectical materialism. The results show that, given the cun•ent challenges related to the expansion of counter-hegemonic cun•ents in social work and the expansion of Distance Education, the professionneeds to resume the agenda ofresearching the profession of social work itself. Thus, the analysis encourages the community of researchers in the field to consider social work as an object of study. Finally, the article suggests the development ofnew research on the implementation of the cumiculum guidelines, for example, as a way to instigate a national debate on the subject. |
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO POFISSIONAL E TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS Serviço social e formação permanente: possibilidades de superação de cotidianos de alienação Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves Nunes, Heloise Helena Pereira Rodrigues, Terezinha de Fátima Resumo em Português: Resumo O presente artigo apresenta a importância da formação permanente para o serviço social como possibilidade de contribuição para o trabalho profissional numa perspectiva crítica e de afirmação de nosso projeto ético-político. Para tanto, realiza uma discussão acerca da educação na sociedade de classes e o sentido da formação permanente em uma direção contra-hegemônica aos interesses do capital, apresentando uma reflexão sobre seu papel numa perspectiva emancipatória. Retoma os princípios da Política de Educação Permanente do Conjunto Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) (2012), apontando os desafios e possibilidades presentes na efetivação desta política e na construção de espaços democráticos de formação após a graduação, ressaltando sua importância, aqui compreendida sob dois aspectos: a necessária suspensão da cotidianidade para o retorno a esta, de maneira a contribuir criticamente com ações alinhadas ao projeto ético político profissional e, sua potência enquanto estratégia na manutenção da hegemonia de nosso projeto profissional e de formação.Resumo em Inglês: Abstract This article presents the importance of ongoing training for social workers as a possibility of contributing to professional work from a critical perspective and affirmation of a specific ethical-political project. The study discusses education in class society and the meaning of ongoing education in a counter-hegemonic direction to the interests of capital, presenting a reflection on the education’s role in an emancipatory way. The article resumes the principles of the Ongoing Education Policy of the Federal Council of Social Work (CFESS) of Regional Councils of Social Service (CRESS) (2012). Also, it points out the challenges and opportunities in the implementation of this policy and construction of democratic spaces of graduate qualifications, emphasizing the importance of ongoing training regarding two aspects. The first is the necessary suspension of the life routine, so one can contribute to the daily life, when returning, through actions aligned with a professional political, ethical project. Second, the potential for ongoing training as a strategy to maintain the hegemony of a professional and education project. |
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO POFISSIONAL E TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS Serviço social e pesquisa científica: uma relação vital para a formação profissional Araújo, Luciene Góis, Gilcélia Batista de Freitas, Gleidiane Almeida de Sousa, Mariana Gleicy de Oliveira Silva Resumo em Português: Resumo A formação profissional em Serviço Social demanda a interação com inúmeros fatores da vida cotidiana, sendo a pesquisa científica um dos meios adotados para conhecê-los. Partindo desse pressuposto, objetivamos problematizar o lugar da pesquisa científica em nossa formação profissional, bem como apontar alguns desafios inerentes à esta atividade teórico-prática evidenciando a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. A discussão está estruturada em uma breve introdução; depois trataremos sobre o sentido da pesquisa científica; em seguida problematizaremos a importância desta na formação profissional em Serviço Social; por fim, apontaremos algumas reflexões sobre a temática em tela. Fundamentando-se em uma revisão de literatura, sob a luz da teoria social crítica, consideramos que a dimensão investigativa em meio às contradições do sistema econômico e o culto aos estigmas sociais e culturais, é de ímpar relevância para uma profissão comprometida com a ruptura de análises discriminatórias e a construção de uma sociedade humanamente emancipada.Resumo em Inglês: Abstract Professional education in social work entails interaction with many factors of daily life, and scientific research is a way to learn about these factors. Based on this assumption, this study discusses the position of theoretical and practical scientific research regarding professional education, presenting its inherent challenges and highlighting its importance in the teaching-learning process. The discussion is organized in a brief introduction, followed by a debate on the meaning of scientific research. The article reflects on the importance of scientific research in the professional education of social workers and provides final considerations and reflections. Supported by a literature review and guided by the critical social theory, the study recognizes the relevance of the investigative dimension amidst the contradictions of the economic system and the cult of social and cultural stigmas. This dimension is crucial to developing a profession committed to the rupture of discriminatory analyzes and the construction of a humanly emancipated society. |
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO POFISSIONAL E TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS Educação a distância e formação profissional do/da assistente social: elementos para o debate Gonçalves, Patrícia Palmeira Silva, Claudia Neves da Resumo em Português: Resumo Este artigo tem por objetivo analisar em que medida a formação em Serviço Social a distância se fundamenta ou se distancia dos princípios das diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) de 1996. O Ensino a Distância está previsto na política educacional de ensino superior no Brasil e se caracteriza pela mercantilização e por um discurso de democratização que escamoteia a precarização do ensino. Não temos por intenção fazer críticas ou julgamentos em relação aos trabalhadores ou estudantes desta modalidade. Verificamos que o ensino a distância tem se operacionalizado como ensino de massa e a padronização e a tecnologia como mediador principal submete os trabalhadores à alienação do trabalho. Esse é um determinante do processo formativo nessa modalidade. Outras características levantadas foram, a superficialidade do material apostilado, que não contempla o rigor teórico-metodológico preconizado pelas diretrizes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e a inexistência do tripé ensino-pesquisa-extensão.Resumo em Inglês: Abstract The purpose of this article is to analyze the extent to which distance social work training is based on or distant from the principles of the ABEPSS curriculum guidelines of 1996. We set out to analyze educational policy based on the framework we have adopted, distance education policy in Brazil, characterized by excessive commercialization and a discourse of democratization that eschews the precariousness of teaching, and does not expose or criticize the workers or students who work and study in this modality, that “motivates” the subjects to act in this modality is the material reproduction of the daily life. We have verified that distance education has been operationalized as mass education. Standardization and technology as the main mediator subjects workers to alienation at work. This is a determinant of the formative process in this modality. Other characteristics raised were the superficiality of the apostilled material, which does not contemplate the theoretical - methodological rigor advocated by ABEPSS guidelines and the inexistence of the tripod research - teaching and extension. |
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO PROFISSIONAL E TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS Uma análise marxiana da política de cotas no ensino superior público brasileiro Mocelin, Cassia Engres Resumo em Português: Resumo Construído por meio de revisão teórica e bibliográfica, este artigo objetiva discutir a política de cotas sociais e étnico-raciais nas instituições federais de ensino superior brasileiras a partir do materialismo histórico e dialético. Toma a universidade como arena onde a luta de classes também é travada e questiona: em que medida a política de cotas sociais e étnico-raciais constitui processos de resistências frente à distribuição justa e ao igual direito burguês? Compreende-se que a política de cotas emerge e justifica-se no pressuposto de que o igual direito não contempla a população negra. Essa pseudoigualdade burguesa não considera o acesso historicamente negado dessa população aos bens e à riqueza socialmente produzida. Por isso, há de se ter outra forma de acesso, que se vincule a outro tipo de universalidade e que, assim, contemple uma universalidade a partir da diversidade e da desigualdade, pois, sob a ótica da igualdade, a desigualdade permanece.Resumo em Inglês: Abstract This article presents a theoretical and bibliographic review discussing social and ethnic-racial quotas in Brazilian federal higher education institutions, based on the historical and dialectical materialism. The study considers the university as an arena of class struggle and raises the question: to what extent does the policy of social and ethnic-racial quotas constitute processes of resistance to fair distribution and equal bourgeois rights? It is understood that the quota policy emerges and is justified on the assumption that the equal right does not include the black population. This bourgeois pseudo-equality does not consider this population’s historically denied access to socially produced goods and wealth. Therefore, there must be another form of access, which is connected to another form of facing the issue of universality, considering diversity and the need for unequal treatment, since the equal treatment maintains the inequality. |
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO PROFISSIONAL E TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS Cultura Hip-Hop e Serviço Social: a arte como superação da invisibilidade social da juventude periférica Arruda, Daniel Péricles Resumo em Português: Resumo Objetiva-se apresentar uma leitura crítica sobre as interfaces entre a invisibilidade social da juventude periférica e a arte, especificamente com a cultura hip-hop. A partir da abordagem marxista e da linha metodológica da história oral, foram entrevistados três sujeitos integrantes dessa cultura. A pesquisa realizada demostra ser importante que essa arte esteja articulada à cotidianidade dessa juventude, com base em suas sociabilidades territoriais significativas de ações políticas e expressões afetivas.Resumo em Inglês: Abstract This article aims to present a critical reading on the interfaces between social invisibility of peripheral youth and the art, hip hop culture. Three subjects were interviewed using the marxist approach and oral history methodology. The research demonstrates that it is important that this art is articulated to the daily life of these youth, based on their significant territorial sociabilities of political actions and affective expressions. |
ESPAÇO TEMA LIVRE Gramsci e a crítica da economia política: estudos sobre o mercado determinado Castelo, Rodrigo Resumo em Português: Resumo O presente texto apresenta uma análise da categoria de mercado determinado na obra de Antonio Gramsci, tanto nos Cadernos do cárcere como nas suas correspondências com Tatiana Schucht e Piero Sraffa. Nossos estudos apontam que a referida categoria é um dos pontos centrais da unidade dialética entre filosofia, economia e política nos Cadernos - as três fontes do marxismo, de acordo com Lenin -, unidade incontornável para o entendimento das elaborações gramscianas na sua totalidade. Nesta unidade, a crítica da economia política tem um peso considerável, o que nem sempre é reconhecido por comentadores da obra de Gramsci. Um dos nossos objetivos, portanto, é reavaliar o peso dos estudos sobre economia na teoria gramsciana.Resumo em Inglês: Abstract This article analyzes the determined market in work by Antonio Gramsci, both in the Prison Notebooks and in his correspondence with Tatiana Schucht and Piero Sraffa. The study points out that this category is one of the central points of the dialectical unity among philosophy, economy, and politics in the Notebooks (the three sources of Marxism, according to Lenin), an unavoidable unit for understanding the totality of Gramscian elaborations. In this unit, the critique of the political economy has considerable significance, which is not always recognized by commentators on Gramsci’s work. One of the objectives of this article is to reassess the significance of studies on economics in Gramsci’s theory. |
ESPAÇO TEMA LIVRE A contrarreforma trabalhista e a precarização das relações de trabalho no Brasil Passos, Saionara da Silva Lupatini, Márcio Resumo em Português: Resumo A temática da contrarreforma trabalhista no Brasil, após mais de um ano de vigência da Lei n. 13.467/2017, é analisada em dois eixos: 1) as alterações promovidas na legislação trabalhista por esta Lei; e, 2) como esta repercute no emprego, nas relações de trabalho e nos direitos dos trabalhadores. Após exposição sobre a particularidade das relações sociais na forma capitalista, pretende-se demonstrar que a contrarreforma trabalhista não atingiu os objetivos defendidos, isto é, a diminuição da taxa de desemprego e o combate ao “trabalho informal”. Ao contrário, o número de desempregados aumentou, a parcela dos trabalhadores com relações de trabalho informais cresceu, bem como a contrarreforma acarretou uma limitação ao acesso à justiça trabalhista. Tal resultado não fere, ao contrário, as exigências da lei geral da acumulação capitalista; as alterações da legislação trabalhista impuseram conformidade das relações de trabalho às necessidades do movimento do capital no período atual.Resumo em Inglês: Abstract The theme of labor counter-reform in Brazil, after more than one year of Law 13467/2017, is analyzed in two dimensions: 1) the changes the law promoted in the labor legislation; and 2) how such changes affect employment, labor relations, and workers’ rights. The article exposes the particularities of social relations in capitalism. It aims to demonstrate that the labor counter-reform did not reach the objectives defined, i.e., the reduction of the unemployment rate and the fight against “informal work.” On the contrary, the unemployment number increased, workers in informal labor relations increased, and the counter-reform led to a limitation on access to labor justice. This result, however, does not go against the requirements of the general law of capitalist accumulation; changes in labor legislation have imposed labor relations conformity to the needs of the capital movement in the current period. |
ESPAÇO TEMA LIVRE Envelhecimento e trabalho na sociedade capitalista Tavares, Maria Augusta Resumo em Português: Resumo Pensado para subsidiar uma conferência que, por incompatibilidade entre a data do evento e a minha agenda, não foi realizada, este ensaio discute o envelhecimento do trabalhador na sociedade capitalista, sob o neoliberalismo. É um chamamento à unificação da classe trabalhadora, tendo em vista desvelar a trama capitalista, para que, juntos, trabalhadores manuais e intelectuais se reconheçam capazes de romper com os valores burgueses e de pensar criticamente numa sociedade que não subestime a nossa humanidade.Resumo em Inglês: Abstract This essay was first written to subsidize a conference that did not happen because of scheduling problems and discusses workers’ aging in a capitalist society marked by the neoliberalism. The intention here is to raise awareness for the union of the working class to unveil the capitalist plot. Manual and intellectual workers, together, must acknowledge their ability to break with bourgeois values and critically think of a society that does not underestimate our humanity. |
ESPAÇO TEMA LIVRE EBSERH no HU da UFSC: da resistência à gestão pela empresa Krüger, Tânia Regina Sobieranski, Cristiane Borghezan Moraes, Bruna Veiga de Resumo em Português: Resumo Este texto trata de um relato de experiência com o objetivo de apresentar o processo de resistência à adesão e os primeiros anos de gestão do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Na primeira parte problematiza-se sobre a lógica gerencialista empregada para as políticas públicas como uma suposta solução a crise econômica do Estado. Em seguida, apresentam-se as tensões do debate entre os seguimentos pró e contra a adesão do HU/UFSC à EBSERH até o momento em que o Conselho Universitário votou pela adesão. Na sequência, são apresentados alguns elementos do período de três anos da gestão do HU UFSC pela EBSERH. O texto aponta que as promessas do Contrato da UFSC e EBSERH não conseguiram se cumprir por impedimentos políticos, econômicos e administrativos desde 2016, tendo por consequência a reduzidíssima ampliação de leitos e serviços, do quadro de pessoal e do parque tecnológico, implicações que afetam a finalidade do hospital-escola e do atendimento SUS.Resumo em Inglês: Abstract This study shows the process of resistance to assimilate the management of the Federal University of Santa Catarina’s (UFSC) University Hospital (HU) by the Brazilian Company of Hospital Services (EBSERH), as well as reporting the first years of this experience. The first part of the article discusses the managerialist logic applied in public policies as a supposed solution to the state’s economic crisis. The second part describes the tensions in the debate between groups in favor and against EBSERH taking over HU’s management, until the moment the University Board voted in favor of EBSERH management. The article presents some elements of the three years of EBSERH’s management of the hospital. The study shows that the promises established in the contract between UFSC and EBSERH have not been fulfilled because of political, economic, and administrative barriers since 2016. Therefore, there was a timid expansion in the number of beds and services, staff, and technology, affecting the fulfillment of HU as a teaching hospital and a service provider as part of the Brazilian Unified Healthcare System (SUS). |
ESPAÇO TEMA LIVRE Reforma Psiquiátrica e a Dependência Brasileira: entre o arcaico e o moderno Alves, Daniel Figueiredo de Almeida Simões, Oziris Carnut, Leonardo Mendes, Áquilas Resumo em Português: Resumo No presente estudo, foram realizadas algumas aproximações da Política de Saúde Mental, como pressuposto da Reforma Psiquiátrica Brasileira (RPB), à luz da Teoria Marxista da Dependência (TMD), com o objetivo de analisar as implicações assistenciais e epidemiológicas desse movimento atrelado à totalidade do processo de acumulação capitalista. Com este intuito, foi abordado do ponto de vista histórico-descritivo os dados de saúde mental na cidade de São Paulo entre 2008 e 2017, promovendo uma análise qualitativa por meio do materialismo histórico-dialético. Demonstrou-se que a RPB é incompleta e hibridiza com diferentes perspectivas de saúde, o que foi constatado pela permanência de características asilares (o arcaico) em conjunto com serviços de caráter substitutivo (o moderno). Dessa maneira, explicita-se a contradição entre dependência e a constituição de uma política social em uma das principais cidades da periferia da economia mundial.Resumo em Inglês: Abstract This study carried out analysis of the Mental Health Policy, as part of the Brazilian Psychiatric Reform (BPR), based on the Marxist Dependence Theory (MDT). The objective is to understand the implications of BPR - related to the totality of the capitalist accumulation process - regarding services and epidemiology. A historical-descriptive perspective was adopted to approach the data on mental health in the city of São Paulo between 2008 and 2017, promoting a qualitative analysis through historical and dialectical materialism. The analysis demonstrates that the BPR is incomplete and hybridizes with different perspectives on health, which was verified by the permanence of asylum characteristics (the archaic) together with substitutive services (the modern). The study explains the contradiction between dependence and the constitution of social policy in a large city of a developing country. |
RESENHA TEMA LIVRE Guerra e revolução: os anos de formação de A. Gramsci Areco, Sabrina |