Acessibilidade / Reportar erro

Acesso aos cuidados no trabalho de parto e parto e a segurança para a saúde materna* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Rede Mãe Paranaense: A segurança à saúde materna no parto”, apresentada à Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil. Apoio Financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Processo nº 407508/2016-3, Brasil.

Objetivo:

analisar o tempo de acesso aos cuidados no trabalho de parto e no parto e a segurança para a saúde materna.

Método:

estudo transversal analítico, realizado em cinco maternidades, sendo quatro maternidades de risco habitual e intermediário e uma de alto risco. Para coleta de dados utilizou-se dados do prontuário materno e entrevista com a puérpera. Na análise dos dados foi realizado o Teste Qui-quadrado (p≤0,05) para busca de possíveis associações entre as variáveis independentes - modelo três atrasos e dependentes [Desfechos maternos adversos], [Conhecimento sobre trabalho de parto/parto] e [Satisfação no atendimento].

Resultados:

observou-se significância estatística entre o desfecho materno adverso e o atraso em procurar por um serviço de saúde (p=0,005) e o atraso no transporte até a maternidade (p=0,050), enquanto o desfecho conhecimento sobre trabalho de parto/parto apresentou associação estatística com atraso em procurar por um serviço de saúde (p=0,048). Não houve diferença estatisticamente significativa entre o modelo três atrasos e a satisfação no atendimento.

Conclusão:

o conhecimento das mulheres sobre o trabalho de parto e parto e o tempo de acesso aos cuidados obstétricos interfere negativamente no desfecho materno no parto o que impacta diretamente na segurança à saúde materna.

Descritores:
Acesso aos Serviços de Saúde; Serviços de Saúde Materno-Infantil; Qualidade da Assistência à Saúde; Saúde Materna; Parto; Segurança do Paciente


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br