Acessibilidade / Reportar erro

Acompanhamento telefônico de pacientes pós-prostatectomia radical: revisão sistemática1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "Efetividade de um programa de ensino para o cuidado domiciliar de pacientes submetidos à prostatectomia radical: ensaio clínico randomizado" apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 141377/2010-0

OBJETIVO:

avaliar e sintetizar as melhores evidências científicas de ensaios clínicos controlados randomizados sobre acompanhamento telefônico de pacientes pós-prostatectomia radical, a partir de informações sobre como as chamadas telefônicas são realizadas e os efeitos clínicos e psicológicos para os indivíduos que receberam essa intervenção.

MÉTODO:

a busca foi realizada nas bases eletrônicas MEDLINE, Web of Science, Embase, CINAHL, LILACS e Cochrane. Das 368 referências encontradas, cinco foram selecionadas.

RESULTADOS:

dois estudos testaram intervenções direcionadas ao apoio psicológico e três testaram intervenções direcionadas aos efeitos físicos do tratamento. A intervenção psicoeducativa para o gerenciamento da incerteza, referente à doença e ao tratamento, apresentou evidências estatisticamente significativas, reduziu o nível da incerteza e da angústia gerada por essa.

CONCLUSÃO:

foi possível determinar os efeitos benéficos do acompanhamento telefônico, sendo uma ferramenta útil para o acompanhamento de pacientes pós-prostatectomia.

Prostatectomia; Educação em Saúde; Telefone; Alta do Paciente


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br