Acessibilidade / Reportar erro

Relação do tipo de aleitamento materno com a função sexual feminina* * Artigo extraído da tese de doutorado “Influência do tempo e do tipo de aleitamento materno na resposta e na função sexual feminina”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil.

Objetivo:

relacionar o tipo de aleitamento materno com a função sexual das mulheres.

Método:

estudo transversal com 150 mulheres no período pós-parto cadastradas na Estratégia Saúde da Família de um município de grande porte brasileiro. Foram utilizados dois instrumentos: um para caracterização das variáveis sociodemográficas, obstétricas e de aleitamento materno, e o Female Sexual Function Index para a função sexual. Realizou-se análise descritiva dos dados, comparando-se as variáveis de interesse por meio dos testes de Análise de Variância, Brown-Forsythe e Tukey.

Resultados:

houve significância estatística entre os grupos que praticavam diferentes tipos de aleitamento materno no domínio lubrificação vaginal (p=0,015), sendo que as nutrizes em aleitamento materno misto ou parcial apresentaram maior escore para este domínio (3,8).

Conclusão:

há diferença na função sexual feminina entre os diferentes tipos de aleitamento materno. As mulheres que apresentavam melhor lubrificação vaginal pertenciam ao grupo de aleitamento materno misto.

Descritores:
Aleitamento Materno; Sexualidade; Período Pós-Parto; Saúde Pública; Estudos Transversais; Saúde da Mulher


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br