Acessibilidade / Reportar erro

Sobrecarga, Enfrentamento, Sintomas Físicos e Morbidade Psicológica em Cuidadores de Familiares Dependentes Funcionais 1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado “Sobrecarga, Sintomatologia Física, Morbilidade Psicológica e Coping em Cuidadores de Familiares com Apoio de Enfermagem Domiciliário” apresentada à Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

OBJETIVOS:

investigar a sobrecarga, enfrentamento, sintomas físicos e morbidade psicológica em cuidadores de familiares dependentes funcionais.

MÉTODOS:

cinquenta cuidadores de membros da família completaram medidas autorrelatadas de sobrecarga, sintomas físicos, morbidade psicológica e estratégias de enfrentamento.

RESULTADOS:

foi observada correlação negativa significante entre estratégias de enfrentamento e as diversas variáveis clínicas, bem como correlação positiva significante entre estratégias de enfrentamento e tempo de cuidado. Pode-se notar que o vínculo mais forte entre cuidador e familiar leva ao menor uso de estratégias adaptáveis de enfrentamento. Pode-se, também, notar que a deterioração da relação compartilhada entre eles e a mais baixa percepção da autoeficácia são mais proeminentes em cuidadores de familiares com deficiência cognitiva, indicando que cuidadores de familiares que não apresentam deficiências cognitivas enfrentam menos dificuldades.

CONCLUSÃO:

esses resultados enfatizam a necessidade de intervenções que incluam estratégias de enfrentamento, uma vez que essas são importantes para a redução da sobrecarga, morbidade psicológica e sintomas físicos dos cuidadores.

Cuidadores; Adaptação Psicológica; Assistência Domiciliar; Relações Familiares


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br