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Distúrbios de saúde relacionados ao aprendizado de solda: avaliação de abordagem para comunicação de risco 1 1 Artigo extraído da tese de doutorado “Percepção e Comunicação de Risco: avaliação de intervenção socioambiental de enfermagem no processo de formação profissional de soldadores”, apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

OBJETIVO:

avaliar a identificação de distúrbios de saúde autorreferidos por aprendizes de solda e analisar a intensidade da relação entre idade e tempo de experiência com os distúrbios de saúde autorreferidos pelos aprendizes, antes e depois da intervenção socioambiental de enfermagem.

MÉTODO:

trata-se de estudo quase-experimental, não randomizado, do tipo antes e depois, realizado com 86 aprendizes de solda de entidade privada.

RESULTADOS:

os resultados mostram diferença significativa para a diferença das médias pré e pós-teste e aumento da média pós-teste para o sistema cardiovascular, respiratório e tegumentar. Ainda, houve correlação negativa da idade dos aprendizes de solda com a identificação de distúrbios de saúde.

CONCLUSÃO:

a intervenção socioambiental de enfermagem propiciou informações de saúde sobre os distúrbios de saúde relacionados à atividade de solda. Tais informações possibilitaram aos aprendizes avaliar as informações e, mediante essas, autorreferir distúrbios de saúde.

Soldagem; Riscos Ocupacionais; Doenças Profissionais; Enfermagem do Trabalho; Comunicação em Saúde


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