Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre distresse moral e elementos apoiadores da deliberação moral em enfermeiros* * Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil, processo nº 471859/2013-3.

Objetivo:

identificar a associação entre o distresse moral e os elementos apoiadores da deliberação moral em enfermeiros brasileiros.

Método:

estudo transversal realizado com enfermeiros brasileiros atuantes em serviços de saúde de diferentes níveis de complexidade. O protocolo de pesquisa constituiu-se da Escala Brasileira de Distresse Moral em Enfermeiros, questionário sociodemográfico e laboral, e uma lista de bases e elementos éticos utilizados para deliberação moral. Para análise empregou-se estatística descritiva, teste do qui-quadrado e regressão de Poisson.

Resultados:

participaram do estudo 1.226 enfermeiros. Os 12 elementos associados ao processo de deliberação moral foram classificados com importância para atuação dos enfermeiros, destacando-se a experiência profissional adquirida, Código de Ética/Lei do Exercício profissional, e, princípios éticos e bioéticos. A relação do distresse moral evidenciou maiores prevalências nos elementos Crenças, cultura e valores do paciente, Crenças e valores pessoais e, Intuição e Subjetividade.

Conclusão:

os resultados apontaram um equilíbrio entre critérios subjetivos da experiência profissional e objetivos da deontologia para a deliberação moral.

Descritores:
Ética; Ética em Enfermagem; Tomada de Decisões; Moral; Enfermagem; Estresse Psicológico.


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br