Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do ambiente da prática do enfermeiro nos resultados do trabalho e clima de segurança* * Paper extracted from doctoral dissertation “Panorama of practice environment: perception of nurses of the State of São Paulo, Brazil”, presented to Faculdade de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brazil. Supported by Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brazil, grant #483515/2013-2.

RESUMO

Objetivo:

propor e analisar um modelo teórico que mensura o efeito da percepção de enfermeiros quanto ao ambiente da prática no clima de segurança, na satisfação no trabalho, na intenção de permanecer tanto no emprego quanto na profissão e no burnout.

Método:

estudo correlacional com amostra probabilística de 465 enfermeiros. No modelo teórico, as dimensões do ambiente da prática foram consideradas variáveis independentes e satisfação no trabalho, clima de segurança, intenção de permanecer no trabalho e na profissão e burnout, variáveis de resultado. Para análise, utilizou-se o método de Modelagem de Equações Estruturais.

Resultados:

realizaram-se pequenos ajustes no modelo e as dimensões do ambiente da prática foram preditoras da satisfação no trabalho (R2 = 43%), do clima de segurança (R2 = 42%) e burnout (R2 = 36%), bem como da intenção de permanecer na instituição (R2 = 22%) e na profissão (R2 = 17%).

Conclusão:

o ambiente da prática mostrou forte impacto na satisfação no trabalho, clima de segurança e burnout, com moderado impacto na intenção em permanecer na instituição e na profissão. Os achados podem ser utilizados para o gerenciamento da assistência em instituições de saúde, com enfoque na promoção da retenção de enfermeiros e melhoria do clima de segurança.

Descritores:
Ambiente de Instituições de Saúde; Segurança do Paciente; Satisfação no Trabalho; Qualidade da Assistência à Saúde; Enfermagem; Gestão em Saúde

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br