Acessibilidade / Reportar erro

A saúde mental é o fator mais importante que influencia a qualidade de vida de idosos deixados para trás quando as famílias emigram da China rural1 1 Apoio Financeiro do Project of the National Natural Science Foundation of Hunan Provice processo nº 13JJ5015 e da Chia Family Foundation Health Fellowship Program which funded by the Yale-China Association (2013-2015)

OBJETIVOS:

investigar a qualidade de vida e fatores associados de idosos deixados para trás na China rural.

MÉTODO:

foi realizada amostragem por conglomerado para selecionar 456 idosos deixados para trás quando os membros da família emigram da China rural. Este é um estudo transversal com preenchimento de um questionário de dados gerais e de qualidade de vida.

RESULTADOS:

91,5% dos idosos convidados solicitaram aconselhamento e educação psicológicos. Para os idosos, os escores de saúde mental (39,56±13,73) foram significativamente menores em comparação aos dados padrões chineses (61,6±13,7) (p<0,001). A idade, tipo de doença crônica, gênero, tipo de moradia e suporte econômico dos filhos foram os principais fatores psicológicos que influenciaram essa população.

CONCLUSÃO:

a saúde mental é o fator mais importante que influencia a qualidade de vida de idosos deixados para trás quando os familiares emigraram da China rural. Este estudo sugere a necessidade de criação de ampla equipe de generalistas para intervenção psicológica, com o intuito de melhorar o nível de qualidade de vida de idosos de áreas rurais, especialmente no domínio psicológico.

Qualidade de Vida; Saúde da População Rural; Idoso; Saúde Mental


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br