Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação no trabalho da equipe de enfermagem em unidades de terapia intensiva

Objetivo:

avaliar a satisfação no trabalho e sua relação com as características pessoais e profissionais da equipe de enfermagem.

Método:

estudo descritivo e transversal com 163 trabalhadores da enfermagem de unidades de terapia intensiva de um hospital de ensino. Para a coleta de dados, foi utilizada a versão brasileira do Job Satisfaction Survey e uma ficha de caracterização pessoal e profissional. Analisaram-se os dados por meio de estatística descritiva, comparações e correlações.

Resultados:

os profissionais demonstraram ambivalência para satisfação no trabalho de forma global e para o domínio comunicação. Estavam satisfeitos no que tange a supervisão, colaboradores e natureza do trabalho e insatisfeitos quanto aos demais domínios. Houve correlação entre intenção de permanecer no trabalho e a maioria dos domínios do Job Satisfaction Survey, com exceção de colaboradores e condições operacionais, e entre o tempo de trabalho na unidade, e na instituição, com os domínios remuneração, recompensas e supervisão.

Conclusão:

houve ambivalência em relação à satisfação no trabalho e quanto às variáveis intenção de permanecer no trabalho e tempo de trabalho na unidade e na instituição apresentaram correlação com satisfação profissional para os domínios remuneração, recompensa e supervisão.

Descritores:
Satisfação no Emprego; Unidades de Terapia Intensiva; Enfermagem; Ambiente de Instituições de Saúde; Cuidados Críticos; Serviço Hospitalar de Enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br