Acessibilidade / Reportar erro

Propriedades psicométricas do Work Limitations Questionnaire aplicado a trabalhadores de enfermagem* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Validade psicométrica da versão adaptada para o Brasil do Work Limitations Questionnaire para avaliação do presenteísmo em uma amostra de trabalhadores de enfermagem”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil.

Objetivo:

avaliar as propriedades psicométricas do Work Limitations Questionnaire e mensurar o presenteísmo em uma amostra de trabalhadores de enfermagem.

Método:

estudo transversal, com amostragem não probabilística. Os dados foram coletados entre julho de 2018 e fevereiro de 2019 em dois hospitais de alta complexidade e a amostra foi composta por 304 participantes. A análise da validade do Work Limitations Questionnaire foi realizada por meio da Análise Fatorial Confirmatória.

Resultados:

a maioria dos participantes eram mulheres (88,5%), com média de idade de 40,9 anos. As validades de construto fatorial, convergente e discriminante e a confiabilidade da versão completa e da versão de 16 itens do instrumento foram adequadas após ajustamento dos modelos. Verificou-se correlação estatisticamente significativa e negativa (p<0,001) entre carga horária, tempo de trabalho e as dimensões Gerência de Tempo e Demandas Físicas; correlação estatisticamente significativa (p<0,001) entre tempo de trabalho e as dimensões Demandas Mentais-Interpessoais e Demandas de Produção. Sexo e categoria profissional não influenciaram o presenteísmo. O índice de perda de produtividade no trabalho foi de 19,51%.

Conclusão:

o Work Limitations Questionnaire apresentou adequada validade e confiabilidade e pode ser considerado um instrumento válido e confiável para avaliação do presenteísmo na equipe de enfermagem.

Descriptors:
Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Trabalhadores; Presenteísmo; Psicometria; Estudos de Validação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br