Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida, perfil socioeconômico, conhecimento e atitude sobre sexualidade de "pessoas que vivem" com o Vírus da Imunodeficiência Humana1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "Qualidade de vida, sexualidade e perfil epidemiológico de idosos com diagnóstico de HIV/AIDS", apresentada à Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Objetivos

: analisar a qualidade de vida dos "pacientes" com o vírus da imunodeficiência humana e relacioná-la ao perfil socioeconômico, conhecimento e atitudes sobre sexualidade.

Método:

estudo transversal e analítico, com 201 pessoas com 50 anos ou mais. Aplicados os instrumentos Targeted Quality of Life e Aging Sexual Knowledge and Attitudes Scale por meio de entrevistas. Para análise dos dados utilizou-se a Regressão Linear Múltipla.

Resultados:

as dimensões da qualidade de vida mais comprometidas foram preocupação com sigilo (39,0), atividade sexual (45,9) e preocupação financeira (55,6). Escores de conhecimentos e atitudes sobre sexualidade foram: 31,7 e 14,8, respectivamente. Houve correlação significante entre as atitudes e os domínios função geral, preocupação com saúde, preocupação com medicação e aceitação do HIV.

Conclusão:

orientações sobre formas de contágio, tratamento e evolução da patologia, além de suporte social e psicológico poderiam minimizar os efeitos negativos da doença sobre a qualidade de vida dos pacientes que vivem com o vírus da imunodeficiência humana.

Qualidade de Vida; Idoso; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Sexualidade


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br