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Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais* * Este artigo refere-se à chamada temática “Nursing Now and Nursing in the Future”. Artigo extraído da tese de doutorado “Ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na intervenção de Enfermagem aspiração de vias aéreas artificiais”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil.

Objetivo:

elaborar e validar um programa de ensino híbrido, do tipo sala de aula invertida, sobre a aspiração de vias aéreas artificiais.

Método:

pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino de uma Intervenção de Enfermagem, alicerçada nos referenciais teóricos de Vygotsky e no Processo de Enfermagem. Para elaboração e validação, seguiu-se um modelo de design instrucional clássico. Foram validados os requisitos gerais e pedagógicos, requisitos para vídeos e interface. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o First-order agreement coefficient.

Resultados:

participaram 34 peritos, sendo 27 profissionais enfermeiros e sete profissionais da Tecnologia de Informação. Na visão dos enfermeiros, os requisitos gerais e pedagógicos obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,99; para os vídeos e para a interface obteve-se 0,98. A interface para os profissionais da informática foi de 0,94. Todos requisitos apresentaram concordância quase perfeita.

Conclusão:

o programa de ensino foi elaborado e validado por peritos e constitui-se uma proposta inovadora para formar enfermeiros. A mediação do ensino por meio de tecnologias devidamente validadas pode favorecer o aprendizado e a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de habilidades da prática da aspiração de vias aéreas artificiais.

Descriptors:
Processo de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Sucção; Respiração Artificial; Estudos de Validação


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