Acessibilidade / Reportar erro

A bolsa na mediação "estar ostomizado" - "estar profissional": análise de uma estratégia pedagógica

The pouch mediating the relation between "being an ostomized person" and "being professional": analysis of a pedagogic strategy

La bolsa como mediadora entre "estar ostomizado" y "estar profesional": análisis de una estratégia pedagógica

Este estudo analisou a (re)construção das significações sobre a ostomia, o ostomizado, o cuidar em enfermagem e o papel profissional de 30 enfermeiros que utilizaram bolsa coletora, em experiência pedagógica, durante os Cursos de Estomaterapia. A análise dos depoimentos revelou dois grandes eixos discursivos: "estar ostomizado" e "estar profissional". O enfermeiro, tendo por mediação o uso da bolsa coletora, vivencia o "estar ostomizado" por meio de violações da identidade e qualidade de vida, perpassadas por transformações desde papéis às relações com o outro. A mobilização de conteúdos simbólicos e afetivos acerca do "estar ostomizado" gera uma crise de significação do "estar profissional", até então caracterizado por um cuidar fragmentado. Re-conhecendo o cuidar passado como um fazer técnico voltado principalmente para a ostomia-bolsa, o aluno-enfermeiro projeta um cuidar futuro mais holístico do ser humano portador de uma ostomia, incorporando as dimensões afetivas, simbólicas e relacionais.

ostomia; ensino; relações enfermeiro-paciente; cuidados de enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br