Open-access Efeitos do relaxamento sobre os níveis de depressão em mulheres com gravidez de alto risco: ensaio clínico randomizado1

RESUMO

Objetivo:  analisar os efeitos do relaxamento como uma intervenção de enfermagem sobre os níveis de depressão de mulheres internadas com gravidez de alto risco.

Métodos:  ensaio clínico randomizado realizado em um centro de referência para gravidez de alto risco A amostra foi composta de 50 mulheres com gravidez de alto risco (25 no grupo controle e 25 no grupo intervenção). A técnica de relaxamento de Benson foi aplicada ao grupo intervenção por cinco dias. Variáveis de controle foram coletados por meio de um formulário previamente desenvolvido e os sinais e sintomas de depressão foram avaliados usando o Edinburgh Postnatal depression Scale (EPDS). O Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, foi utilizado com nível de significância de 5%. Os testes de Wilcoxon e t pareado foram utilizados para avaliar os níveis de depressão entre os dois momentos. Em relação aos dados categóricos, foi utilizado o teste de McNemar para analisar diferenças na gravidade da depressão antes e depois da intervenção.

Resultados:  os níveis de depressão diminuíram no grupo intervenção cinco dias após a aplicação da técnica de relaxamento (4.5±3, p<0.05) em comparação sos níveis do primeiro momento (10.3±5.9).

Conclusão:  como uma intervenção de enfermagem, o relaxamento foi eficaz na diminuição dos sintomas de depressão em mulheres internadas com gravidez de alto risco.

Descritores:
Relaxamento; Depressão; Gravidez de Alto Risco; Cuidados de Enfermagem

location_on
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3387 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro