Acessibilidade / Reportar erro

Nursing Activities Score: carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva de queimados1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Carga de trabalho de Enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva de Queimados segundo o Nursing Activities Score", apresentada à Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

OBJETIVO:

avaliar a carga de trabalho de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva de Queimados, de acordo com o Nursing Activities Score.

MÉTODO:

estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Utilizou-se o Nursing Activities Score para a coleta de dados entre outubro/2011 e maio/2012, totalizando 1.221 medidas, obtidas de prontuários de 50 pacientes. Dados de variáveis qualitativas foram descritas em tabelas; para as variáveis quantitativas foram utilizados cálculos das medidas estatísticas.

RESULTADOS:

a média da pontuação do Nursing Activities Scorefoi de 70,4% e mediana de 70,3%, correspondendo à porcentagem de tempo gasto na assistência direta ao paciente em 24 horas.

CONCLUSÃO:

o Nursing Activities Score forneceu informações que envolvem o processo do cuidar de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva de Queimados e apontou que há elevada carga de trabalho para a equipe de enfermagem do setor estudado.

Carga de Trabalho; Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva; Unidades de Queimados


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br