Acessibilidade / Reportar erro

Gerenciamento de resíduos sólidos em unidades básicas de saúde: aplicação de instrumento facilitador1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: um desafio para unidades básicas de saúde ", apresentada à Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Resumo

Objetivos:

propor instrumento para facilitar diagnóstico, elaboração e avaliação de Plano de Gerenciamento de Resíduos em Unidades Básicas de Saúde e apresentar os resultados da aplicação em quatro unidades selecionadas.

Método:

pesquisa descritiva que contemplou as etapas de construção/aplicação do instrumento proposto e a avaliação de desempenho do gerenciamento de resíduos nas unidades estudadas.

Resultados:

geração de instrumento composto por cinco formulários; proposta de indicadores específicos de geração de resíduos para unidades assistenciais de saúde sem internação e indicador de desempenho que pontua o atendimento à legislação vigente. Nas unidades estudadas, são gerados resíduos comuns (52-60%), infectantes/perfurocortantes (31-42%) e recicláveis (5-17%). As taxas médias de geração são: 0,09kg de resíduos totais/atendimento e 0,09kg de resíduos infectantes-perfurocortantes/procedimento. O atendimento à normativa, inicialmente de 26-30%, atingiu 30-38% um ano depois.

Conclusão:

o instrumento mostrou-se de fácil aplicação, contornando a existência de complexa gama de requisitos regulatórios vigentes, possibilitou identificar não conformidades, apontar medidas corretivas e avaliar o desempenho da gestão de resíduos. Nesse sentido, contribui para tomada de decisão e práticas gerenciais referentes aos resíduos, tarefas geralmente atribuídas a enfermeiros. Recomenda-se a aplicação do instrumento em unidades de saúde similares para estudos comparativos, e as adaptações necessárias para outros serviços de saúde.

Descritores:
Resíduos de Serviços de Saúde; Resíduos Perigosos; Gerenciamento de Resíduos; Indicadores; Unidades Básicas de Saúde

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br