Incidência e fatores de risco para infecção de sítio cirúrgico em cirurgias gerais 1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado “Fatores de risco para infecção de sítio cirúrgico em procedimentos gerais em um hospital público de Belo Horizonte, Minas Gerais - um estudo de incidência”, apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Rafael Lima Rodrigues de Carvalho Camila Cláudia Campos Lúcia Maciel de Castro Franco Adelaide De Mattia Rocha Flávia Falci Ercole Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

estimar a incidência de infecção de sítio cirúrgico em cirurgias gerais de um hospital brasileiro de grande porte, identificando fatores de risco e microrganismo prevalente.

Método:

estudo de coorte não concorrente com 16.882 informações de pacientes submetidos a cirurgias gerais no período entre 2008 e 2011. Realizada análise descritiva, bivariada e multivariada.

Resultado:

identificada incidência de infecção de sítio cirúrgico de 3,4%. Os fatores de risco associados à infecção de sítio cirúrgico foram: tempo de internação pré-operatório maior que 24 horas; tempo de duração da cirurgia, em horas; potencial de contaminação da ferida operatória classificado em potencialmente contaminada, contaminada e infectada; e índice ASA classificado em ASA II, III e IV/V. Staphyloccocus aureus e Escherichia coli foram identificados.

Conclusão:

a incidência apresentou-se menor que estudos nacionais em cirurgias gerais. Os fatores de risco corroboram com aqueles apresentados pelo índice de risco de infecção cirúrgica do National Nosocomial Infection Surveillance System, com a adição do tempo de internação pré-operatória. A identificação da real incidência de infecção de sítio cirúrgico em cirurgias gerais e dos fatores de risco associados podem respaldar ações da equipe de saúde com o intuito de minimizar as complicações causadas pela infecção de sítio cirúrgico.

Descritores:
Incidência; Infecção da Ferida Operatória; Fatores de Risco; Vigilância Epidemiológica; Cirurgia Geral; Enfermagem

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br