Fatores associados à presença de ideação suicida entre universitários1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Ideação Suicida e fatores Associados em Estudantes Universitários", apresentada à Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil.

Hugo Gedeon Barros dos Santos Samira Reschetti Marcon Mariano Martínez Espinosa Makilin Nunes Baptista Paula Mirianh Cabral de Paulo Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

analisar os fatores associados à ideação suicida em uma amostra representativa de estudantes universitários.

Método:

estudo transversal analítico, realizado com 637 estudantes de uma Universidade Federal de Mato Grosso. Investigadas variáveis de presença de ideação suicida, demográficas e socioeconômica, uso de álcool por meio do Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test, e sintomas depressivos (Inventário de Depressão Maior). A análise bivariada foi realizada com o teste do Qui-quadrado, e a análise múltipla pelo modelo de regressão Poisson.

Resultados:

constatou-se que 9,9% dos estudantes tinham ideias suicidas nos últimos 30 dias, e na análise bivariada as variáveis classe econômica, orientação sexual, prática religiosa, tentativas de suicídio na família e entre amigos, consumo de álcool e sintomas depressivos apresentaram associação com ideação suicida. Na análise múltipla permaneceu como fatores associados orientação sexual, tentativas de suicídio na família e presença de sintomas depressivos.

Conclusão:

tais achados constituem um diagnóstico situacional que possibilita a formulação de políticas acadêmicas e de ações de prevenção para o enfrentamento dessa situação no campus universitário.

Descritores:
Ideação Suicida; Universidades; Estudantes; Adolescente; Fatores de Risco

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br