| A1†
|
Warshawsk S.(15) |
Israel |
Transversal |
Dificuldades percebidas pelos alunos, como sobrecarga, dificuldade no aprendizado online, falta de apoio acadêmico, falta de interação social. |
IV‡
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| A2†
|
Saab MM, Hegarty J, Murphy D, Landers M.(16) |
Irlanda |
Descritivo qualitativo |
Custo alto, ameaças às conexões humanas, potenciais efeitos colaterais e falta de interesse. |
IV‡
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| A3†
|
Kalanlar B.(17) |
Turquia |
Transversal |
Dificuldades relacionadas à internet, como queda na conexão ou conexão ruim. |
IV‡
|
| A4†
|
Shorey S, Ang E, Baridwan NsS, Bonito SR, Dones LBP, Flores JLA, et al.(18) |
Multicêntrico |
Descritivo qualitativo |
Alunos sentiram que sua formação estava comprometida; altos níveis de estresse. |
IV‡
|
| A5†
|
Kunaviktikul W, Ang E, Baridwan NS, Bernal AB, Dones LBP, Flores JL, et al.(19) |
Multicêntrico |
Descritivo qualitativo |
Aumento de sentimentos de solidão, depressão, tristeza, tédio, medo, ansiedade, estresse, preocupação e vulnerabilidade entre alunos; despreparo para retornar suas funções de enfermagem após ausência em ambiente clínico; perda de limite entre o trabalho e a casa; dificuldades para realização de trabalhos em grupo devido à pouca interação; problemas técnicos durante o aprendizado que afetaram muito o ensino-aprendizagem. |
IV‡
|
| A6†
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Canet-Vélez O, Botigué T, Lavedán Santamaría A, Masot O, Cemeli T, Roca J.(20) |
Espanha |
Descritivo qualitativo |
Apenas a minoria dos estudantes se sentiu preparada para enfrentar a crise do COVID-19§; a sobrecarga, o desgaste, o esgotamento e os altos níveis de estresse; os sentimentos de medo, preocupação e situações tensas de nervosismo. |
IV‡
|
| A7†
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Godbold R, Whiting L, Adams C, Naidu Y, Pattison N.(21) |
Reino Unido |
Descritivo qualitativo |
Necessidade de se afastar da família para cumprir as práticas clínicas; devido à escassez de pessoal, os alunos trabalhavam com pessoas realocadas de outras áreas;
as questões emocionais afloradas pelas restrições de distanciamento social que não permitiam o uso do toque e conforto físico; as dificuldades do estudo em casa e cuidar simultaneamente da família; efeitos físicos pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual, como mãos doloridas e marcas faciais.
|
IV‡
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| A8†
|
Zaragoza-García I, Ortuño- Soriano I, Posada-Moreno P, Sánchez-Gómez R, Raurell- Torredà M.(22) |
Espanha |
Quase-experimental |
A plataforma amplifica o distanciamento social. |
III||
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| A9†
|
Park J, Seo M.(23) |
Coreia do Sul |
Misto e sequencial |
Dificuldades técnicas, como desconexões; diminuição de concentração e motivação; fadiga devido ao longo período utilizando dispositivos digitais; alterações nos padrões de sono; aumento de depressão, ansiedade e medo do COVID-19§; as aulas deveriam ser curtas para que a concentração e a motivação para aprender não diminuíssem; falta de prática clínica presencial durante a pandemia; pausas repentinas nas práticas clínicas hospitalares; diminuição das oportunidades durante as práticas; necessidade de encontrar locais adequados para estudar, pois a escola estava fechada. |
IV‡
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| A10†
|
Nodine PM, Arbet J, Jenkins PA, Rosenthal L, Carrington S, Purcell SK, et al.(24) |
Estados Unidos da América |
Coorte |
Aumento de níveis de estresse em todas as subescalas avaliadas, incluindo didática do curso, trabalhos, família, rotações clínicas, finanças, adoecimento de família-amigos. |
III||
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| A11†
|
Scorsolini-Comin F, De Melo LP, Rossato L, Gaia RDSP.(25) |
Brasil |
Reflexão |
Altos índices de evasão de alunos nessa modalidade de ensino. |
IV‡
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| A12†
|
Bastos MC, Canavarro DA, Campos LM, Schulz RS, Santos JB, Santos CF.(26) |
Brasil |
Relato de experiência |
Distanciamento educador-educando; baixa adesão dos estudantes ao ensino remoto devido às distrações para o aprendizado vivenciado nas casas; aumento da carga de trabalho dos docentes e discentes. |
IV‡
|
| A13†
|
Rodrigues PS, Marin MJS, Souza AP, Grandin GM, Almeida KRV, Oliveira CSR.
(21)
|
Brasil |
Descritivo qualitativo |
Dificuldades tecnológicas; surgimento de sentimentos como ansiedade, angústia, desânimo, estresse e cansaço; processo cansativo e de baixo rendimento; menor concentração; ambiente domiciliar como dificuldade para o processo de aprendizado; falta de convívio com os colegas de classe; falta de acesso à biblioteca; falta de práticas em laboratórios. |
IV‡
|
| A14†
|
Silva CB, Trindade LL, Kolhs M, Barimacker SV, Schacht L, Bordignon M.(8) |
Brasil |
Teórico-reflexivo |
Necessidade de melhor planejamento de atividades virtuais; dificuldades de acesso à internet e à informação; aumento nos níveis de estresse e cansaço; trabalho em ambiente com outros membros da família; surgimento de sentimentos como medo, ansiedade e solidão. |
IV‡
|
| A15†
|
Soccol KLS, Santos NO, Marchiori MRCT.(28) |
Brasil |
Reflexão |
Amplificação dos sentimentos de insegurança e ansiedade no estágio supervisionado. |
IV‡
|
| A16†
|
Li W, Gillies R, He M, Wu C, Liu S, Gong Z, et al.(29) |
China |
Descritivo qualitativo |
Discentes insatisfeitos com as experiências de educação online; aumento de incertezas futuras; aumentos dos níveis de estresse devido à longas jornadas de trabalho e fadiga. |
IV‡
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| A17†
|
Emory J, Kippenbrock T, Buron B.(30) |
Estados Unidos da América |
Transversal |
Medo por parte dos estudantes de contaminar os familiares com o vírus; altos níveis de medo e ansiedade; falta de aprendizagem de qualidade; maiores incertezas do futuro por parte dos estudantes; aumento dos casos de estresse e exaustão mental. |
IV‡
|
| A18†
|
Riegel F, Martini JG, Bresolin P, Mohallem AGC, Nes AAG.
(21)
|
Brasil |
Teórico-reflexivo |
Dificuldades de acesso pelos estudantes durante o ensino remoto; surgimento do sentimento de solidão; necessidade de interação humana e social com professores e estudantes. |
IV‡
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| A19†
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Baixinho CL, Ferreira OR.(31) |
Brasil |
Descritivo qualitativo |
Impossibilidade de realizar ensino clínico com pacientes com COVID-19§; confinamento por três meses provocou retrocesso na capacidade de construir raciocínios clínicos; sobrecarga para os serviços e para os profissionais, que ainda assumiram a função de orientadores clínicos; redução do tempo de ensino clínico; aumento do receio de insucesso; medo do contato com o outro por medo de infecção; exaustão física e psicológica; aumento de sintomas como ansiedade e má qualidade do sono; redução de desempenho. |
IV‡
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| A20†
|
Salmani N, Bagheri I, Dadgari A.(32) |
Irã |
Descritivo qualitativo |
Mudanças na forma como os estudantes interagem com os professores; diminuição das interações com os colegas; problemas com arquivos educacionais; aprendizado superficial; percepção dos membros da família sobre o papel do aluno; interferência dos assuntos domésticos com o e-learning; trapacear nas provas e atividades. |
IV‡
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| A21†
|
Tolyat M, Abolfazl Vagharseyyedin S, Nakhaei M.
(42)
|
Irã |
Descritivo qualitativo |
Dificuldades de acesso à internet; menor interação professor-aluno; pausas demoradas entre práticas; diminuição no tempo de prática para evitar contágio; a maioria dos estudantes não adquiriu a competência clínica necessária no ensino de enfermagem; redução no número de pacientes; maior insegurança por parte dos estudantes. |
IV‡
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| A22†
|
Thapa P, Bhandari SL, Pathak S.(35) |
Nepal |
Transversal |
Problemas de internet e questões técnicas atrapalhavam o ensino remoto; falta de interação com os pacientes. |
IV‡
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| A23†
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Lei T, Yu X, Zou M, Wang P, Yuan RH.(33) |
China |
Quase-experimental |
Falta de práticas para desenvolvimento de habilidades clínicas. |
III||
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| A24†
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Wynter K, Holton S, Considine J.(37) |
Austrália |
Descritivo qualitativo |
Redução da conexão social durante a aprendizagem; aumento da carga de trabalho dos docentes; incertezas sobre como realizar as práticas clínicas; preocupação se os estudantes alcançariam os resultados educacionais e clínicos esperados; surgimento de sintomas de depressão, ansiedade, estresse e burnout. |
IV‡
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| A25†
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Susmarini D, Sumarwati M, Handayani F, Iskandar A.(34) |
Indonésia |
Descritivo qualitativo |
Surgimento de sentimentos de medo e ansiedade por parte dos alunos e da família; falta de competência clínica para lidar com a crise; mudanças rápidas nos setores de práticas clínicas; ônus financeiro para teste de COVID-19§ durante as práticas. |
IV‡
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| A26†
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Michel A, Ryan N, Mattheus D, Knopf A, Abuelezam NA, Stamp K, et al.(35) |
Estados Unidos da América |
Transversal |
Aumento nos níveis de estresse e de sentimentos como medo, solidão e ansiedade; preocupação com relação à exposição à COVID-19§; dificuldades de conexão; as dificuldades de estudar em ambiente familiar; dificuldades no aprendizado; aumento da carga de trabalho; falta de preparo do corpo docente para o ambiente virtual; falta de experiências clínicas; sentimento de estar menos engajado com a educação. |
IV‡
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| A27†
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Araújo ARL, Sousa LMC, Carvalho RBS, Oliveira ADS, Amorim FCM, Sousa KHJF, et al.(36) |
Brasil |
Transversal |
Sobrecarga de trabalho; mudança na rotina doméstica; pouca interação docente-discente; surgimento de sentimentos como tristeza, angústia, medo, ansiedade, solidão e estresse; desgaste físico, dificuldade para dormir, má alimentação; danos visuais; obrigatoriedade de adaptação rápida ao meio digital. |
IV‡
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| A28†
|
Terzi B, Azizoğlu F, Özhan F.
(43)
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Turquia |
Transversal |
Dificuldade de desenvolver habilidades práticas. |
IV‡
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| A29†
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Silva CM, Toriyama ATM, Claro HG, Borghi CA, Castro TR, Salvador PICA(37) |
Brasil |
Relato de experiência |
Dificuldades de adaptação da equipe docente e dos discentes ao modelo remoto. |
IV‡
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| A30†
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Duprez V, Vermote B,
Van Hecke A, Verhaeghe R, Vansteenkiste M, Malfait S.(38)
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Bélgica |
Transversal |
Os serviços não acolheram os alunos devido às demandas vinculadas à COVID-19§. |
IV‡
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| A31†
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Jones K, Polyakova-Norwood V, Raynor P, Tavakoli A.(39) |
Estados Unidos da América |
Métodos mistos |
Surgimento de sentimentos como solidão, ansiedade e estresse; necessidade dos alunos de maior apoio emocional. |
IV‡
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| A32†
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Kim S, Jeong SH, Kim HS, Jeong YJ.(40) |
Coreia do Sul |
Transversal |
Menor concentração e atenção nas aulas online por parte dos estudantes; dificuldades de acesso à internet; altos níveis de ansiedade; dificuldades dos docentes de aumentar competência tecnológica. |
IV‡
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| A33†
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Prata JA, Mello AS,
Silva FVC, Faria MGA.(41)
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Brasil |
Relato de experiência |
Dificuldades de acesso à internet; prejuízos relacionados a um melhor aproveitamento pelos alunos. |
IV‡
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