Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas depressivos em estudantes universitários da área da saúde* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Sintomas comuns de depressão e estresse percebido em estudantes universitários da área da saúde”, apresentada à Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Objetivo:

identificar a intensidade de sintomas depressivos e seus fatores associados em estudantes universitários da área da saúde.

Método:

estudo transversal desenvolvido com estudantes dos cursos de graduação da área da saúde de uma instituição de ensino superior pública por meio do Inventário de Depressão de Beck - versão II e um questionário de caracterização dos estudantes. Participaram do estudo 792 estudantes. Utilizaram-se, para a análise dos dados, estatística descritiva, teste do qui-quadrado e regressão de Poisson.

Resultados:

a intensidade dos sintomas depressivos mostrou-se entre moderada e grave em 23,6% dos estudantes, associada à não realização de atividades física e de lazer e aos cursos de fonoaudiologia e enfermagem.

Conclusão:

diversos fatores podem estar associados à depressão, assim, tornam-se necessárias maiores investigações quanto aos fatores relacionados que provocam seu surgimento nesse período de vida, bem como estar atento institucionalmente e desenvolver estratégias em nível pessoal e grupal que promovam bem-estar, melhoria da gestão do tempo e relações interpessoais, acarretando melhor aproveitamento e desenvolvimento do estudante.

Descritores:
Depressão; Estudantes; Estudantes de Ciências da Saúde; Universidade; Educação Superior; Estresse Psicológico


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br