Acessibilidade / Reportar erro

Análise fatorial confirmatória do Maslach Burnout Inventory – Human Services Survey em profissionais de saúde dos serviços de emergência* * Artigo extraído da tese de doutorado “Variáveis mediadoras do Burnout em profissionais de serviços de urgência e emergência: aplicabilidade do Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey (MBI-HSS)”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Objetivo:

confirmar a validade fatorial do Maslach Bunout Inventory – versão Human Services Survey numa amostra de profissionais da saúde dos serviços de emergência.

Método:

estudo de abordagem quantitativa, exploratório, descritivo e analítico. Participaram do estudo 282 profissionais de saúde. Utilizou-se para a coleta de dados, um questionário sociodemográfico e o Maslach Burnout Inventory. A sensibilidade psicométrica dos itens do Maslach Bunout Inventory – versão Human Services Survey foi estimada pelas medidas de tendência central, variabilidade e forma da distribuição. A consistência interna foi estimada por meio do Coeficiente alfa de Cronbach e a adequação da amostra verificada por meio do índice de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO). Como índices para a avaliação da qualidade de ajustamento do modelo foram considerados a razão de qui-quadrado pelos graus de liberdade (χ2 /gl), comparative fit index (CFI), goodness of fit index (GFI), índice de Tucker Lewis (TLI) e root mean square error of aproximation (RMSEA). Para testar o ajustamento dos dados utilizou-se o método de máxima verossimilhança.

Resultados:

confirmou-se a estrutura trifatorial do Maslach Burnout Inventory. Os itens 9, 12, 15 e 16 apresentaram peso fatorial abaixo do considerado adequado e foram removidos do modelo. O modelo hierárquico de segunda ordem, com as modificações mencionadas, apresentou ajustamento adequado aos dados e pôde ser considerado o melhor e mais parcimonioso modelo testado de acordo com os índices da teoria da informação. A consistência interna dos fatores do instrumento foi recalculada considerando-se a exclusão dos itens e foi considerada adequada nos três os fatores.

Conclusão:

os resultados obtidos mostram que o Maslach Burnout Inventory é um instrumento confiável e fatorialmente válido para medir a síndrome de o burnout em profissionais dos serviços de emergência no Brasil.

Descritores:
Análise Fatorial; Psicometria; Esgotamento Psicológico; Pessoal de Saúde; Emergências; Estresse Psicológico.


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br