Open-access Carga de trabalho em Centro Cirúrgico: percepções, atividades e tempo despendido pelos enfermeiros assistenciais*

Objetivo: avaliar a carga de trabalho percebida pelos enfermeiros assistenciais de centro cirúrgico e o tempo despendido nas atividades realizadas, bem como compreender as atividades que influenciam a sua percepção.

Método: estudo de métodos mistos explanatório sequencial. Etapa quantitativa desenvolvida por survey com 34 enfermeiros de cinco hospitais e aferição do tempo despendido por atividade nos hospitais com maior e menor percepção de carga de trabalho, durante 129 horas de observação. Sequencialmente, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 12 enfermeiros. Os dados quantitativos, analisados de forma descritiva e inferencial, e qualitativos submetidos à Análise de Conteúdo, foram posteriormente integrados por conexão.

Resultados: houve o predomínio do sexo feminino (88,23%) e idade média 39±8,18 anos entre os enfermeiros, com correlação moderada (r=0,502) e significativa (p=0,002) entre a idade e a percepção de carga de trabalho. As atividades gerenciais despenderam mais tempo e foram identificadas como as mais influentes na percepção da carga de trabalho associada à dimensão demanda mental.

Conclusão: as atividades que mais repercutem na percepção da carga de trabalho englobam o gerenciamento do setor e das pessoas. A assistência direta ao paciente foi apontada como uma atividade que proporciona a satisfação no trabalho e propósito em sua atuação.

Descritores:
Papel do Profissional de Enfermagem; Carga de Trabalho; Enfermagem Perioperatória; Período Intraoperatório; Competência Profissional; Centros Cirúrgicos


Destaques:

(1) Correlação moderada e significativa da percepção da carga de trabalho com a idade. (2) O maior percentual do tempo mensurado foi despendido em atividades gerenciais. (3) A demanda mental obteve maior pontuação na percepção da carga de trabalho. (4) O cuidado direto ao paciente é fonte significativa de satisfação profissional. (5) Enfermeiros expressam perda na essência do cuidado em detrimento das outras atividades.

location_on
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3387 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro