Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de usabilidade de um protótipo de tecnologia digital educacional sobre monitoração da pressão intracraniana1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Educação a distância sobre o método minimamente invasivo para monitoração da pressão intracraniana l", apresentada à Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

RESUMO

Objetivo:

avaliar a usabilidade de um protótipo educacional digital sobre um novo método para monitoração da pressão intracraniana de forma minimamente invasivo para enfermeiros e médicos.

Método:

estudo descritivo com abordagem quantitativa sobre a avaliação de usabilidade de um protótipo com base nas dez Heurísticas de Nielsen. Participaram quatro especialistas da área de Interação Humano Computador.

Resultados:

a avaliação resultou em oito heurísticas violadas e 31 problemas de usabilidade nas 32 telas do protótipo.

Conclusão:

as sugestões dos avaliadores foram cruciais para o desenvolvimento de uma interface amigável e intuitiva e serão consideradas na versão final da tecnologia educacional digital.

Descritores:
Tecnologia Educacional; Tecnologia em Saúde; Enfermagem; Avaliação

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br