Avaliação da percepção do cuidado centrado na família e do estresse parental em unidade neonatal1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "Efeitos de intervenções na promoção do cuidado centrado na família em unidade neonatal", apresentada à Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Flávia Simphronio Balbino Maria Magda Ferreira Gomes Balieiro Myriam Aparecida Mandetta Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

avaliar os efeitos da implementação do Modelo do Cuidado Centrado no Paciente e Família na percepção de pais e profissionais de saúde e no estresse parental.

Método:

Estudo quase experimental com grupos não equivalentes para avaliação dos efeitos da intervenção na percepção de pais; e com grupos equivalentes para a avaliação na percepção de profissionais de saúde, desenvolvido na unidade neonatal de um hospital universitário do município de São Paulo. Os instrumentos, Percepção do Cuidado Centrado na Família- Pais versão brasileira, Percepção do Cuidado Centrado na Família- Equipe versão brasileira e Parental Stress Scale: Neonatal Intensive Care Unit, foram aplicados com 132 pais de recém-nascidos internados e 57 profissionais da equipe.

Resultados:

houve melhora estatisticamente significante na percepção dos pais na maioria dos itens avaliados (p≤0,05) e para os profissionais em relação ao acolhimento da família na unidade neonatal (p= 0,041) e a compreensão da vivência da família com a hospitalização (p=0,050). Houve redução dos escores médios do estresse parental, com maior queda na Alteração do Papel de Pais de 4,2 para 3,8 (p=0,048).

Conclusão:

as intervenções realizadas melhoraram a percepção de pais e de profissionais da equipe de saúde sobre o Cuidado Centrado no Paciente e Família e contribuíram para a redução do estresse parental.

Descritores:
Estudos de Intervenção; Família; Pessoal de Saúde; Enfermagem Neonatal; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br