Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre o período de graduação e fatores de risco cardiovascular em universitários

OBJETIVO:

verificar a associação entre o período da graduação e fatores de risco cardiovascular em uma amostra representativa de universitários.

MÉTODOS:

observaram-se 1.599 universitários (1.197 calouros e 402 formandos) quanto aos seguintes fatores de risco: prática insuficiente de atividade física, consumo de tabaco e bebidas alcoólicas, hábitos alimentares, excesso de peso corporal, circunferência de cintura e pressão arterial elevada. Informações referentes à prática de atividade física foram obtidas pelo instrumento International Physical Activity Questionnaire, os comportamentos pelo Youth Risk Behavior Surveillance e as informações socioambientais com a metodologia da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.

RESULTADOS:

foi verificada, significativamente, maior probabilidade de alunos formandos apresentarem os seguintes fatores de risco: prática insuficiente de atividade física, terem fumado nos últimos trinta dias, consumido álcool e ingestão de bebida alcoólica em excesso no mesmo período.

CONCLUSÃO:

os resultados sugerem que estudantes mais próximos do término da graduação demonstram maior probabilidade de apresentar alguns fatores de risco cardiovascular do que os calouros. Nesse sentido, poder-se-ia pensar em programas de prevenção e promoção à saúde, durante a graduação.

Fatores de Risco; Estilo de Vida; Estudantes


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br