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Estado atual do ensino de Terapias Complementares na formação superior de Enfermagem na Espanha

OBJETIVO:

descrever a situação atual de terapias complementares no ensino de enfermagem nas escolas de enfermagem na Espanha.

MÉTODO:

estudo descritivo. População de estudo: todas as faculdades, escolas e anexados à Espanha. A coleta de dados foi feita através de ficha de observação, análise de unidades curriculares, variáveis (créditos, tipo de curso, localização, tipo de terapia), análise descritiva dos dados relativos e absolutos, usando-se planilha Excel.

RESULTADOS:

na maioria das faculdades e escolas de enfermagem examinadas, referentes ao assunto Terapias Complementares, esse tema desapareceu e naquelas em que aparece é uma disciplina opcional.

CONCLUSÃO:

o treinamento Terapias Complementares na Espanha é deficiente porque não é coletado como matéria essencial e/ou obrigatória. A ausência de Terapias Complementares no currículo levanta questões como o seu valor em ações de formação, o conceito que tem os professores sobre o assunto, a repercussão na qualidade do atendimento, formação de professores responsáveis pela disciplina Terapias Complementares, assim como número de créditos e matéria a serem seguidos para a graduação.

Terapias Complementares; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem


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